segunda-feira, 19 de julho de 2010

Na Universidad, e nos Movimentos Sociais, com muito orgulho!!

Alguns e algumas, companheiros e companheiras, que entram neste blog.
Aqui eu socializo meus textos, artigos, produções acadêmicas, roteiros e conteúdos de cursos.

Aqui eu socializo minha agenda de trabalho, as experiências, os projetos, as atividades desenvolvidas, os amigos e as amigas que descubro e construo nessa caminhada, algumas fotos, as poesias que rabisco.
O blog é um instrumento de trabalho. Não atualizo diariamente, por falta de tempo mesmo! Faço muitas coisas, estou sempre ocupado, atarefado, mas sempre atento a tudo que diga respeito a formação política, ação sindical e educação dos/as trabalhadores/as.

Para evitar confusão, e respondendo a alguns emails que recebo, perguntando se SOU "AQUELE" OU "OUTRO" HELDER MOLINA. Que bom que existem tantos outros HELDERs MOLINAs!!!

Sei que na internet tem OUTROS HELDER MOLINA, alguns com Orkut, com Twitter, Facebook, e outras redes e comunidades na Internet.

Tem um HELDER MOLINA que é empresário, da área de seguros, da MONGERAL. Com todo respeito, não sou esse HELDER MOLINA. Sou cuiabano, com muito orgulho. Sou trabalhador, com enorme honra de sê-lo!!
Ah...sou de esquerda (isso ainda existe! Não acabou!), socialista, marxista (animal exótico? Ao contrário, mais atual do quem nunca!!), ah...luto contra a exploração/dominação/opressão do capital e dos capitalistas. Minha ferramenta de trabalho é a educação sindical. Nisso atuo há quase 20 anos!

Sou, também, professor universitário,(atualmente fazendo doutorado), pesquisador do tema TRABALHO-EDUCAÇÃO-SINDICALISMO-FORMAÇÃO POLÍTICA. Historiador de origem e de formação, mestre em Educação, e estou concluindo meu doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, na UERJ.

Quais são nossos cursos de formação??

Se você que saber quais os temas/conteúdos/carga horária/metodologias/recursos didaticos dos cursos que realizamos, vamos perca alguns minutinhos, entre no blog, vá clicando por mês e por ano, e vai descobrindo.
Temos uma lista de temas de cursos. Eu trabalho fazendo assessorias, consultorias e projetos sindicais há mais de 15 anos. Nesses anos eu já estive assessorando, fazendo cursos e desenvolvendo atividades de formação para MAIS DE 100 SINDICATOS, de diferentes concepções e correntes sindicais.

Sou assessor de formação da CUTRJ, e trabalho para a CUT, contribuindo, com meu conhecimento e militância, na discussão coletiva, elaboração, assessoria, produção e execução de projetos e cursos, de acordo com as demandas da Central.Cumpro minha carga horária, faço meu trabalho, cumpro minhas obrigações profissionais, respondo a tudo que me é demandado. Sou profissional, e sou militante.

Para além de meu trabalho na CUT, sou profissional da formação, sou consultor e pesquisador sindical, e atendo a solicitações, demandas e tarefas propostas pelos sindicatos,ONGs e movimentos sociais, participando de cursos, seminários, congressos, encontros, etc. É só convocar, e como soldado que gosta de bom combate, estando livre, eu vou!! Vivo do meu trabalho, trabalho de forma honesta e ética, sou trabalhador da formação de trabalhadores.

Sou militante por um mundo fraterno e por uma sociedade justa, tanto do ponto de vista econômico, soci--cultural e ético-político, com seres humanos emancipados plenamente. Fraternidade e justiça, nas condições citadas acima, plenamente, só na sociedade socialista, por isso sou socialista, meus referenciais são o marxismo (materialismo histórico e dialético), a educação popular e os movimentos sociais! E sou botafoguense, com muito orgulho!! E tenho uma filha maravilhosa, minha VITÓRIA!

Planejamento e Gestão Sindical

O SINDICATO DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS DO RJ realizou uma sequência de palestras, para formação de sua diretoria. Uma diretoria que assumiu com grande vontade de realizar um mandato sindical de luta, combativo, democrático e com participação e ampliação da base.

Estive lá, como convidado, fazendo um ciclo de palestras e conversas com as companheiros. 99% da diretoria é composta por mulheres! Os temas foram: História do Movimento Sindical, Papel, Estrutura e Organização Sindical Hoje, Análise de Conjuntura, cenários aos sindicatos, tarefas e desafios aos/as dirigentes e militantes sindicais, hoje.

Foi pouco, muitas questões precisam ser aprofundadas, discutidas, entendidas. Vamos agendar novos encontros, e novos temas. Outro desafio é fazer o Planejamento Estratégico de Gestão, pois a nova diretoria precisa definir seus eixos de atuação, discutir e entender os problemas e desafios, e construir um plano de ações para atuar nestes dois anos de mandato.

Definir metas, ações, responsáveis, prazos, recursos humanos e políticos, enfim. Brevemente esse planejamento estará pronto, como resposta coletiva, de planejamento participativo e estratégico, garantindo um projeto de gestão, e as condições de governabilidade para executálo. Vamos em frente, se muito vale o já feito, mais vale o que será? Com diz o verso de Milton Nascimento e Fernando Brant!!

Cuiabá-MT, SINTUF-UFMT conclui Curso de Capacitação Profissional e Sindical

Parabéns queridos/as amigos/as do SINTUF - SINDICATO DOS SERVIDORES TECNICO ADMINISTRATIVOS DA UFMT.
Neste final de julho (dias 20 a 31/7) encerra-se o Módulo VI (Seis) do CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E SINDICAL dos servidores da UFMT.
Tive a honra, orgulho, felicidade e prazer de trabalhar em 3 módulos do curso, e tenho com riqueza para meu currículo a honra de ter produzido o projeto técnico e o formato pedagógico do curso, além de ter convivido com os/as companheiros/as por 6 dias seguidos, nos meses de novembro de 2009, fevereiro e abril.
de 2010.

O curso é produto da parceria vitoriosa entre o Sindicato e Pró Reitoria de Administração da UFMT. Agradeço aos meus amigos CAJUEIRO e KÊNIA, na divisão de recursos humanos e gestão de pesssoas, da UFMT, que toparam a proposta, e nestes 4 meses realizamos esse inédito e exemplar curso de capacitação, com 6 módulos, 120 horas aulas, que terá certificação da UFMT, com isso contribuindo para a carreira, a vida profissional e acadêmica dos/das servidores/as, pois o curso vai contar para ascensão funcional, enquadramento, tempo de serviço, avaliação funcional, e vida acadêmica-profissional. Parabéns à minha, e nossa, querida UFMT, onde estudei História, fiz História, participando ativamente no movimento estudantil da UFMT, nos gloriosos anos da década de 1980, onde fui coordenador do Centro Acadêmico de História, secretário geral e presidente do combativo Diretório Central dos Estudantes, da UFMT, DCE-UFMT.
Parabéns aos diretores e às diretoras do SINTUF, (ASSUNÇÃO, BOAVENTURA, ENORÉ, LOURENÇO, BERNADETE) e funcionários/as do sindicato, que tanto lutaram para que tudo desse certo, com infraestrutura, material didático, e aquele carinho, atenção, generosidade e hospitalidade, que só os cuiabanos de tchapa e crux são capazes de ter. Volto a Cuiabá para o encerramento do curso, celebração, formatura e a justa festa. Dia 30 de julho/2010. Quem desejar a cópia do projeto, a proposta do curso, para servir com exemplo de parcerias em outras universidades, me liga ou envia email, estou socializando a proposta, e o SINTUF indica como importante atividade de formação política-sindical, e capacitação profissional, a outros sindicatos. Quem topa??

Estive no 9o Congresso dos Servidores Estaduais do Ceará

9o CONGRESSO DO MOVA-SE:

SE MUITO VALE O JÁ FEITO,
MAIS VALE O QUE SERÁ

Por Helder Molina


Estive presente, participando, como palestrante, e como facilidador/orientador, do Planejamento Estratégico, no 9o CONGRESSO DO MOVA-SE - SERVIDORES ESTADUAIS DO CEARÁ.
Minha contribuição foi na orientação e no encaminhamento das discussões, tanto em grupos, quanto em plenária, sobre o planejamento das ações do sindicato para o próximo período.
Com certeza, o congresso foi um grande vitória da organização coletiva dos trabalhadores e das trabalhadores do serviço público estadual do Ceará. Os temas, escolhidos pela diretoria, e discutidos coletivamente, foram extremamente importantes para mobilizar os participantes para o debate e ação política.

A participação das mulheres, tanto na política, quanto no movimento sindical e no mundo do trabalho, demonstraram o protagonismo e a força delas, na luta pelos direitos, na conquista dos espaços de poder, tanto nos sindicatos, quanto na sociedade. Muito coerente, também, foi o debate sobre a necessidade de se organizar uma secretaria e um plano de ação sobre as questões das mulheres trabalhadoras.

Outro ponto importante foi a discussão sobre a organização sindical na base, fortalecendo as delegacias sindicais e os locais de trabalho, como forma de ampliar a participação da categoria na vida do sindicato, e principalmente para as mobilizações concretas para conquistar os direitos sindicais, políticos e econômicos dos servidores e das servidoras.

Por isso qualificamos como muito pertinente a vinda de companheiros de outros estados, para socializar com os delegados e as delegadas as experiências de organização sindical e política em outras categorias.

Também importante foi a discussão sobre a atuação dos sindicatos em aliança com outros movimentos sociais, ampliando a ação para além das questões corporativas e salariais, discutindo políticas públicas, cidadania, solidariedade com os movimentos populares, ONGs, e outros setores da sociedade civil organizada.

E urgência de se criar uma agenda de formação política e sindical, para os novos diretores e novas diretoras, recém eleitos, e para a base da categoria, pois mais do que nunca a formação sindical é uma ferramenta importante para formar novos quadros, e melhor qualificar a direção e a base para a luta de classes, para entender a conjuntura, a negociação coletiva, as questões econômicas e políticas que estão acontecendo no Brasil e no mundo, o novo mundo do trabalho, os direitos humanos, temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, gênero, discriminações, juventude, economia solidária, etc.

Ressalto a ousada proposta da diretoria de utilizar o congresso como um espaço, um fórum de debates e de planejamento, que discutiu e apontou eixos e pauta para as ações prioritárias do sindicato, tam bém aprovou as linhas gerais de uma pauta de reivindicações da categoria, e um plano de luta permanente.

Parabéns a todos e todas que constroem o MOVA-SE, como um sindicato de luta, comprometido com os direitos dos servidores e das servidoras do Estado do Ceará, combativo, democrático, que precisa cada dia mais da ampla participaçãop da base e da diretoria, num projeto construir um Estado democrático, engajado na melhoria das condições de vida e de trabalho de toda a população cearense, especialmente, para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Participei e convivi com todos e todas, durante os 3 dias de congresso, e pude comprovar a hospitalidade, a fraternidade, o carinho, a generosidade, a combatividade e o compromissos de todos e todas para um MOVA-SE cada vêz mais forte, de luta, democrático.

Lembrando a todos e todas que neste próximos dois mêses nossa tarefa política fundamental é a de eleger uma bancada de deputados e senadores comprometidos com nossos interesses, nossas reivindicações, e que sejam portadores de nossas bandeiras, no legislativo, tanto estadual como federal.

E principalmente elegermos uma presidente da república comprometida com os avanços e consolidação dos nosso direitos, e de ampliação do projeto de governo democrático e popular, iniciado por Lula, e que terá aprofundamento com Dilma.

Outras lutas virão, novos desafios teremos, unidos somos fortes, unidos somos CUT. E me coloco sempre disponível para somar, com os companheiros e companheiras.
Se muito vale o já feito, mais vale o que será

Helder Molina

Educador e pesquisador sindical
Assessor de Formação da CUT-RJ
Mestre em Educação

Dilma 13 - Para o Brasil seguir mudando....

Os mêses de agosto e setembro serão de muita luta, muita campanha, debate, ação direta com o povo, na internet, nas ruas, nos locais de trabalho e de estudo, no cotidiano de nossas famílias, nos condomínios, nos bairros, no ônibus, trem, metrô, avião, enfim. Usar adesivos, camisetas, distribuir materiais, convencer a população, enfrentar o debate político, sem cair nas provocações da direita e da mídia. Sangue frio, cabeça firme, espinha ereta, olhar prá frente, contra a volta do PSDB e seu aliado DEMO, para impedir o retorno do Estado Mínimo, das privatizações, da flexibilização dos direitos, da retirada das conquistas, e continuar lutando por um Brasil justo, soberano, com distribuição de renda, ampliação dos direitos a educação e saúde para todos e todas. Militante que tenha esse nome deve priorizar a campanha, o centro da luta de classes é o embate contra a direita, a grande mídia e seu projeto de retomada do Estado. Todos nas lutas, nas ruas, contra Serra. Com Dilma, para o Brasil seguir transformando.

Curso em Manaus-AM - Formação 1 semana

Parabéns ao SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAL E ESTADUAL DO AMAZONAS - SINTESAM!
Estarei em Manaus, capital do Estado do Amazonas, para trabalhar como docente no CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICA E SINDICAL dos/das trabalhadores/as da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, e Universidade Estadual do Amazonas - UEA.
A Parceria foi realizada pelo SINTESAM, as duas universidades toparam e vão certificar os/as participantes. O curso, com duração de 5 dias, de segunda a sexta, será nos dias 09 a 13 de agosto de 2010, na UFAM. São 50 vagas.Quem participar, e receber o certificado de participação, terá benefícios na sua carreira profissional, tabelas e níveis, e como capacitação para planos internos de avaliação. Estarei em Manaus, trabalhando a semana inteira, no curso. Espero contribuir para fortalecer esse combativo sindicato e para formar novos e antigos militantes sindicais. E volto a esta querida cidade, em que já estive outras vêzes, realizando cursos de formação. O SINTESAM vai convidar outros sindicatos.

Curso sobre Marx e o(s) Marxismo(s)

Estamos concluindo, agora no final de julho, o 3o CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE MARX E O(S) MARXISMO(S): HISTÓRIA, TEORIA, POLÍTICA E ATUALIDADE. Cerca de 30 dirigentes e militantes iniciaram o curso, que tem duração de 3 mêses, 12 aulas, com apoio de recursos audiovisuais, filmes, textos originais de Marx e de estudiosos do marxismo, em suas diferentes visões. As aulas foram todas as segundas feiras, das 19 às 22 horas. Estamos concluindo com a presença de cerca de 20 participantes, de diferentes sindicatos e categorias, como rodoviários, químicos, servidores federais, petroleiros/as, estudantes, professores/as, radialistas, advogados, entre outros, e que demonstram a perseverança, empenho, vontade de estudar e conhecer, dedicação. Abordamos temas como: Modos de Produção (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo),Idealismo, Materialismo Histórico, Dialética, Mais Valia, Salário, Preço, Lucro, Fetichismo da Mercadoria, Classes Sociais, Luta de Classes, Produção, Mercado, Mercadoria, Infra estrutura, Super estrutura, Trabalho, Alienação, Teoria de Estado, Concepção de Poder, Anarquismo, Comuna de Paris, Concepções de Revolução. Estiveram presentes as principais obras de Marx e Engels, como o Manifesto Comunista, a Ideologia Alemã, Manuscritos Econômicos-Filosóficos, O Capital, 18 Brumário, Crítica da Economia Política, entre outros. O curso é uma promoção em parceria do SISEJUFE (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do RJ) com a Secretaria de Formação da CUT-RJ.Os professores foram militantes e intelecuais (do movimento e da academia)e a abordagem foi interdisciplinar, como historiadores(as), sociólogos(as), filósofos(as), jornalistas, economistas. etc. Com prazer, estive trabalhando como professor do curso, e com certeza é uma experiência que enriquece o conhecimento intelectual e fortalece nossa ação política e sindical na luta de classes contra o capital e os capitalistas. Em 2011 tem outra turma, outros temas e abordagens do pensamento e da ação política marxista e socialista.

Curso ORSB CUT-RJ - Turma Rio concluida!

Concluímos, nos dias 11 e 12 de Junho passado, o terceiro módulo do curso ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DE BASE, ORSB-CUT/RJ. O curso começou em dezembro de 2009 (Módulo I), e continuou em Março de 2010 (Módulo 2) e agora, com o Módulo III, concluimos a Turma Rio, com duração de 48 horas de aulas, pesquisas, trabalhos intermódulos. Mais de 40 dirigentes de base participaram do curso, pertencentes a sindicatos filiados e oposições sindicais reconhecidas. A certificação será no início de agosto. O curso faz parte do Plano Nacional de Formação da CUT, financiando pela CUT Nacional e CUT-RJ. A turma resistiu, mostrou perseverança, vontade, compromisso, e concluimos com grande êxito, avaliação extremamente positiva, e apontando a necessidade de continuar a formação, que continuaremos com outros temas e cursos, ainda em 2010. Expressiva participação de mulheres, jovens e aposentados(as).

Curso de Relações Jurídicas no Mundo do Trabalho - CUT

- A CUT-RJ, através das Secretarias de Formação e de Relações de Trabalho, o curso RELAÇÕES JURÍDICAS NO MUNDO DO TRABALHO. Os/as professores/as foram os/as advogados/as do escritório da Dra. Ludmila, assessora jurídica do SISEJUFE. Abordou vários aspectos da CLT, legislação trabalhista, direitos, negociação coletiva, ripos de contratos de trabalho, demissão, horario de trabalho, salário, preço, lucro, horas extras, remuneração, assédio moral e sexual, FGTS, PIS, Participação nos Lucros e resultados, cenários das negociacões, legislação sindical, direitos da mulher trabalhadora e dos portadores de necessidades especiais, trabalho infantil, trabalho escravo, terceirização, precarização, estrutura sindical, imposto sindical, entre outros. O curso se realizaou no auditório da CUTRJ, nos mêses de Maio a Julho de 2010, todas as segundas feiras, 8 aulas de duas horas, das 18:00
às 20:30 horas. Todos gostaram, participaram ativamente. Estiveram presentes dirigentes e assessores de 16 sindicatos do Rio de Janeiro. Vamos fazer a certificação dos mais de 40 participantes, e vamos realizar um outro curso mais aprofundado, sobre Legislação Trabalhista, Negociação Coletiva e Relações Jurídicas e Sindicais. Aguardem para o segundo semestre!

Curso Organização e Representação Sindical de Base da CUT, em Campos RJ

14 e 15 de Maio/2010 - Realizamos em Campos, na região norte do Estado do Rio, o módulo I do CURSO ORSB/CUT-RJ - Organização e Representação Sindical de Base - com 46
dirigentes e militantes dos sindicatos filiados e oposições sindicais cutistas da região. O anfitri/ao do módulo I foi o Sindicato dos Bancários. O Módulo II será no SINDIPETRO/NF, também em Campos-RJ. Estiveram presentes os/as companheiros/as do Sindicato dos Bancários de Campoes, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Campos e Macaé), do Sindicatos dos Trabalhadores em Águas, Energia e Saneamento de Campos, do SEPE-CAMPOS, do Sinpro-NF, da oposição dos servidores estaduais da Justiça, dos servidores municipais, e outras categorias. O curso tem 3 módulos, o segundo módulo será nos dias 23 e 24 de julho, na sede do Sindicato dos Petroleiros de Campos. Particação atenta e ativa, construção coletiva de conhecimento, estudos e debates, confraternização, otimismo é o que não falta para a galera combativa de lá. Estamos juntos.

Formação Política e Sindical no Sul Fluminense!

11 de Maio de 2010 - Estive em Barra do Piraí, cidade da região sul do Estado do Rio, importante polo industrial, realizando o Curso de Formação Básica, pela CUT-RJ, para dirigentes e militantes do Sindicato dos Papeleiros ( Indústria de Papel e Papelão), do Sindicato dos Metalúrgicos, e do Sindicato dos Servidores Municipais. 40participantes, um dia foi pouco, a galera presente participou com muita animação, curiosidade, vontade de aprender, disposição para organizar e lutar. A presença do presidente da CUT Estadual foi muito importante, companheiro Darby falou da importância da formação e da interiorização e descentralização da ação sindical. O curso abordou a relação entre a formação política e a organização sindical de base, o papel das organizações por locais de trabalho, a concepção e prática sindical cutista, as tarefas do movimento sindical para a atual conjuntura, a agenda e pauta de luta pelos direitos dos trabalhadores e as eleições gerais. Brevemente vamos realizar a segunda parte do curso. Brevemente faremos o curso de formação em Volta Redonda e região.

Curso de Formação em Juiz de Fora - SINTUFEJUF

- 06 e 07 de Maio/2010 - Estive em Juiz de Fora, na Universidade Federal, desenvolvendo um curso básico de formação para dirigentes e militantes, abordando: O que é Sindicato; Papel dos/as dirigentes e militantes sindicais; Principios básicos de planejamento e gestão sindical: Organização por Local de Trabalho; Relação entre Sindicatos-Movimentos Sociais X Estado-governos X Partidos políticos e sociedade civil.Participaram os companheiros e as companheiras da diretoria e da base do SINTUFEJUF (Sindicato dos Servidores da Universidade federal de Juiz de Fora), do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endermias da Zona da Mata, e Sindicato dos Trabalhadores nos Correios. Cerca de 40 participantes, todos avaliaram como muito importante, e que deve ter continuidade, voltaremos em breve, para continuar outros módulos do processo de formação. Linda cidade Juiz de Fora. Muitos BOTAFOGUENSES!!

Curso de Formação de Formadores - Goiania - GO

- 08 a 19 de Julho/2010 - Retornei a Goiânia, a convite da Escola Sindical Centro Oeste, para o Módulo III, do curso FF - Formação de Formadores. O tema foi 1 - CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO. 2 - EDUCAÇÃO POPULAR: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIAS, 33 - RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS, E A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DA CUT E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR. Abaixo, no blog, um pequeno resumo do que trabalhei com a galera da região Centro Oeste.

Escola Sindical Centro Oeste de Formação da CUT

Tenho participado, como formador convidado, de vários cursos de formação da nossa querida Escola Sindical Centro Oeste Apolônio de Carvalho, da Região Centro Oeste:

- 14 a 16 de Maio/2010 - Estive trabalhando no Curso de Formação de Formadores - FF - da ECO-CUT, em Goiânia-GO, com os companheiros e as companheiras, dirigentes formadores dos sindicatos de Goiás, Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 30 participantes, num clima bastante fraterno, ambiente solidário, com intensa troca de experiências e produção de conhecimento. Este foi o módulo I. Sobre a História do Movimento Sindical no Brasil; Novos Movimentos Sociais e Novas Práticas Culturais e Política; Novo Sindicalismo e Origens da CUT; CUT: Concepção, estrutura e Projeto Político Organizativo; e Estrutura Sindical Brasileira atual

domingo, 9 de maio de 2010

Contra Serra, os Demo-Tucanos e a direita neoliberal

Todos contra Serra. Teremos (já estamos tendo) uma duríssima batalha contra o candidato da Mídia Golpista, o agronegócios, o capital financeiro, o grande capital industrial e da direita preconceituosa, privatista, neoliberal e antipopular, tantos nas elites, quando nas classes médias urbanas, que têm preconceito e discriminam os pobres. O projeto da direita é representado por José Serra. Não há espaço para neutralidade, dúvidas, falso purismo,discursos e posturas moralistas, esquerdismo de marcação de posição. Temos lado, nosso lado é da continuidade, avanço e aprofundamento das conquistas sociais, políticas e econômicas, do aprofundamento da democracia popular, com distribuição de renda, consolidação da participação dos trabalhadores nas definições das políticas públicas, da inserçao soberana e independente do Brasil do cenário latino americano e mundial, não como subalternos, mas com protagonismo e vóz ativa, e das transformações que melhorem a vida dos seres humanos e do planeta. Estamos com Dilma, e temos que fazer uma campanha militante, combativa, com argumentos, pois temos um grande ativo político a nosso favor. O povo brasileiro, em sua maioria, está conosco!! Dilma Presidente!!

Cursos de Formação da CUTRJ - ORSB

O terceiro e último módulo do curso de formação em ORSB - ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DE BASE, da CUT-RJ, acontece nos dias 298 e 29 de Maio de 2010.Trata-se da turma do Rio, que se iniciou em dezembro de 2009, com participação de 45 dirigentes e militantes sindicais, e agora estamos encerrando o processo formativo, com o Módulo III. O Módulo de encerramento será na sede da CUT-RJ.

Nos dias 14 e 15 de Maio iniciaremos o curso ORSB na região Norte Fluminense, na cidade de Campos-RJ, onde reuniremos cerca de 40 dirigentes e militantes sindicais da região Norte do Estado do Rio. Bancários, Petroleiros, Químicos, Professores Privados, Professores Públicos, Trabalhadores em Energia, Águas e Saneamento, entre outras categorias. As inscrições estão sendo realizadas no Sindicato dos Bancários de Campos-RJ. O curso tem formato de 3 módulos, igual ao do Rio, e ocorrerá nos meses de maio a julho de 2010.

Curso em Juiz de Fora - SINTUFEJUF

Estivemos nos dias 06 e 07 de Maio em Juiz de Fora, na Universidade de Juiz de Fora, dando um curso de formação política para militantes e dirigentes sindicais do SINTUFEJUF - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Juiz de Fora. Cerca de 50 participantes, sendo técnicos administrativos da UFJF, dirigentes do Sindicato dos Trabalhdores nos Correios, da EMBRAPA e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Juiz de Fora. Os temas foram História e Atualidade da Organização Sindical no Brasil; Analise da Conjuntura Social e Política Nacionale Internacional, as Centrais Sindicais Hoje: Estrutura e Concepções. Excelente participação, voltaremos a Juiz de Fora, brevemente, para continuar o processo de formação de dirigentes e militantes. Parabéns ao SINTUFEJUF, investir em formação é ferramenta estratégica e essencial para fortalecimento e renovação política e ideológica dos trabalhadores.

Emir Sader: Marx e o Marxismo na CUT-RJ

No dia 12 de abril tivemos a presença do professor Emir Sader, combativo intelectual da esquerda socialista e democrática, que faz a aula inaugural do curso sobre Marx e o Marxismo - História, teoria e política - com a presença de 80 participantes, sendo dirigentes sindicais, militantes de esquerda, dos movimentos sociais, estudantes. O curso sobre Marx e o Marxismo está acontecendo todas as segundas feiras, das 19 às 21:30 horas, na sede do SISEJUFE-RJ - SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS DO RJ - As aulas acontecem de 19 de abril a 26 de julho, 16 aulas, aborando toda a obra de Marx e Engels, as fontes do pensamento de marx - a ECONOMIA CLÁSSICA INGLESA (David Ricardo e Adam Smith), A FILOSOFIA DE HEGEL E FEUERBACH, e o PENSAMENTO SOCIALISTA FRANCÊS ( os socialistas utópicos e o anarquismo)a atualidade das categorias de análises e dos conceitos marxianos, como preço, lucro, classes sociais, mais-valia, alienação, teoria de Estado, teoria da Revolução, , a contribuição de Marx na análise do tempo atual, das crises do capital e do capitalismo, do papel dos movimentos sociais, e da luta de classes. A mensalidade é de 40 reais, e qualquer trabalhador/a, estudante, militante de movimentos populares e sindicatos pode se inscrever e participar. Ao final terão certificados com validade acadêmica.

Palestra na Plenária do SINDSEP-MG

Participamos, no dia 10 de Abril, da Plenaria Estadual dos Delegados Sindicais do SINDSEP-MG - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Minas Gerais. A Plenária foi no SESC VENDA NOVA, e contou com grande participação de delegados e delegados de todas as regiões de Minas, e de todos os õrgãos públicos representados pelo SINDSEP-MG. Na plenária fizemos uma Palestra, com debate e grande participação dos militantes, sobre HISTÓRIA DAS LUTAS E DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO BRASIL, HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS SERVIDORES FEDERAIS, e DESAFIOS AOS SINDICATOS NA ATUAL CONJUNTURA DE 2010. Durante quase três horas discutimos história, política, economia, movimentos sociais, sociedade e Estado. Voltaremos em setembro a Belo Horizonte, para nova plenária do SINDSEP-MG. E para mobilizar os servidores federais para impedir que o RETROCESSO DEMO-TUCANO volte ao poder, com seu projeto de privatizações, Estado mínimo e mercado máximo. Tucanos nunca mais!!

Curso em Marabá no sul do Para

Nos dias 16 e 17 de Abril estivemos na cidade de Marabá, no sul do Estado do Pará. Lá realizamos o curso de formação para militantes e dirigentes sindicais do Sindicato dos Urbanitários do Pará - Delegacia Sindical de Marabá. Estivemos presentes cerca de 30 companheiros e companheiras da categoria urbanitária ( trbalhdores da Companhia de Energia do Pará - COELPA -, e da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA - e da ELETRONORTE. Além derepresentantes de outras entidades sindicais. O curso foi notícia no Jornal Opinião, o principal da cidade, e serviu para fortelecer o ânimo político dos dirigentes e militantes, diante dos desafios da atual conjuntura. Discutimos organização e estrutura sindical, analisamos a conjuntura, e principalmente as eleições presidenciais, e fizemos exercícios de linguagem, discurso e oratória. Um grande abraços aos/as combativos/as companheiros do sul do Pará, e ainda passeamos pelo belíssimo Rio Tocantins.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Odeio os indiferentes - Viver significa tomar partido

"Os indiferentes"
(Viver significa tomar partido)

Antonio Gramsci

Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que "viver significa tomar partido". Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.
A indiferença é o peso morto da história. É a bala de chumbo para o inovador, é a matéria inerte em que se afogam freqüentemente os entusiasmos mais esplendorosos, é o fosso que circunda a velha cidade e a defende melhor do que as mais sólidas muralhas, melhor do que o peito dos seus guerreiros, porque engole nos seus sorvedouros de lama os assaltantes, os dizima e desencoraja e às vezes, os leva a desistir de gesta heróica.
A indiferença atua poderosamente na história. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade; e aquilo com que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mesmo os mais bem construídos; é a matéria bruta que se revolta contra a inteligência e a sufoca. O que acontece, o mal que se abate sobre todos, o possível bem que um ato heróico (de valor universal) pode gerar, não se fica a dever tanto à iniciativa dos poucos que atuam quanto à indiferença, ao absentismo dos outros que são muitos. O que acontece, não acontece tanto porque alguns querem que aconteça quanto porque a massa dos homens abdica da sua vontade, deixa fazer, deixa enrolar os nós que, depois, só a espada pode desfazer, deixa promulgar leis que depois só a revolta fará anular, deixa subir ao poder homens que, depois, só uma sublevação poderá derrubar. A fatalidade, que parece dominar a história, não é mais do que a aparência ilusória desta indiferença, deste absentismo. Há fatos que amadurecem na sombra, porque poucas mãos, sem qualquer controle a vigiá-las, tecem a teia da vida coletiva, e a massa não sabe, porque não se preocupa com isso. Os destinos de uma época são manipulados de acordo com visões limitadas e com fins imediatos, de acordo com ambições e paixões pessoais de pequenos grupos ativos, e a massa dos homens não se preocupa com isso. Mas os fatos que amadureceram vêm à superfície; o tecido feito na sombra chega ao seu fim, e então parece ser a fatalidade a arrastar tudo e todos, parece que a história não é mais do que um gigantesco fenômeno natural, uma erupção, um terremoto, de que são todos vítimas, o que quis e o que não quis, quem sabia e quem não sabia, quem se mostrou ativo e quem foi indiferente. Estes então zangam-se, queriam eximir-se às conseqüências, quereriam que se visse que não deram o seu aval, que não são responsáveis. Alguns choramingam piedosamente, outros blasfemam obscenamente, mas nenhum ou poucos põem esta questão: se eu tivesse também cumprido o meu dever, se tivesse procurado fazer valer a minha vontade, o meu parecer, teria sucedido o que sucedeu? Mas nenhum ou poucos atribuem à sua indiferença, ao seu cepticismo, ao fato de não ter dado o seu braço e a sua atividade àqueles grupos de cidadãos que, precisamente para evitarem esse mal combatiam (com o propósito) de procurar o tal bem (que) pretendiam.
A maior parte deles, porém, perante fatos consumados prefere falar de insucessos ideais, de programas definitivamente desmoronados e de outras brincadeiras semelhantes. Recomeçam assim a falta de qualquer responsabilidade. E não por não verem claramente as coisas, e, por vezes, não serem capazes de perspectivar excelentes soluções para os problemas mais urgentes, ou para aqueles que, embora requerendo uma ampla preparação e tempo, são todavia igualmente urgentes. Mas essas soluções são belissimamente infecundas; mas esse contributo para a vida coletiva não é animado por qualquer luz moral; é produto da curiosidade intelectual, não do pungente sentido de uma responsabilidade histórica que quer que todos sejam ativos na vida, que não admite agnosticismos e indiferenças de nenhum gênero.
Odeio os indiferentes também, porque me provocam tédio as suas lamúrias de eternos inocentes. Peço contas a todos eles pela maneira como cumpriram a tarefa que a vida lhes impôs e impõe quotidianamente, do que fizeram e sobretudo do que não fizeram. E sinto que posso ser inexorável, que não devo desperdiçar a minha compaixão, que não posso repartir com eles as minhas lágrimas. Sou militante, estou vivo, sinto nas consciências viris dos que estão comigo pulsar a atividade da cidade futura que estamos a construir. Nessa cidade, a cadeia social não pesará sobre um número reduzido, qualquer coisa que aconteça nela não será devido ao acaso, à fatalidade, mas sim à inteligência dos cidadãos. Ninguém estará à janela a olhar enquanto um pequeno grupo se sacrifica, se imola no sacrifício. E não haverá quem esteja à janela emboscado, e que pretenda usufruir do pouco bem que a atividade de um pequeno grupo tenta realizar e afogue a sua desilusão vituperando o sacrificado, porque não conseguiu o seu intento.
Vivo, sou militante. Por isso odeio quem não toma partido, odeio os indiferentes.

Cursos de Formação - Março 2010

02 e 03 de Março de 2010
Curso de Formação Política no SINTESPB - Sindicato dos Trbalhadores das Universidades da Paraíba - Local: João Pessoa.
Tema: Movimento Sindical: História e Desafios Atuais: Concepções e Organização; Análise de Conjuntura e Exercícios de Oratória.

04 e 05 de Março de 2010
Seminário de Planejamento Estratégico do SINTSAMA-RJ - Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente do RJ

11 E 12 DE MARÇO DE 2010
Curso ORSB - CUT-RJ - Módulo II

15 e 16 de Março de 2010
Curso Básico de Formação para Funcionários e Diretores do SISEJUFE-RJ
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no RJ

19 de Março de 2010
Palestra sobre Movimento Sindical e Direitos dos Trabalhadores: Ofcina de Capacitação dos Funcionários do SINDSEP-MG

26 e 27 de março de 2010
Curso de Formação para os dirigentes e militantes do Sindicato dos Urbanitários do Pará - Delegacia Sindical de Santarém - Pará.

28 e 29 de Março de 2010
Módulo III do Curso de Capacitação Profissional e Sindical dos Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Parceria entre a Reitoria da UFMT e o SINT-UFMT

Nosso trabalho já é referência em 86 entidades sindicais e movimentos sociais

hfslfjs[



ALGUMAS REFERÊNCIAS EM FORMAÇÃO POLÍTICA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ASSESSORIAS DE EVENTOS SINDICAIS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES

1. CUT RIO DE JANEIRO
2. DIEESE-RJ
3. ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO
4. INSTITUTO CAJAMAR
5. CUT NACIONAL: SNF/PROJETO INTEGRAÇÃO
6. CNM/PROJETO INTEGRAR
7. CUT CEARÁ
8. CUT MATO GROSSO DO SUL
9. CUT ESPÍRITO SANTO
10. CUT GOIÁS
11. Mova-se – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará.
12. SINDPREVS – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde de Santa Catarina
13. SINPRECE – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde do CE
14. Sindicato dos Bancários de Niterói - RJ
15. Sindicato dos Bancários de Teresópolis - RJ
16. Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense – RJ.
17. Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro – RJ
18. Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Petrópolis/RJ
19. Sindimina/RJ – Sind. Trabalhadores em Mineração e Derivados
20. Sindicato Nacional dos Aeroviários
21. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CE
22. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFCe
23. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ
24. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF
25. Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro
26. Sindicato dos Servidores da Previdência e Saúde – CE
27. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência e Saúde – SC
28. Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – RJ
29. Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias – RJ
30. Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro - RJ
31. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - RJ
32. Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - RJ
33. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência Social - RJ
34. Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu - RJ
35. Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - RJ.
36. Sindicato dos Trabalhadores em Energia Elétrica do Estado do RJ
37. FENADADOS – Federação Nacional dos Trabalhadores em Informática
38. FITTEL - Fed. Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações
39. Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática – RJ
40. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo - ES
41. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói – RJ
42. Rede PVNC
43. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro
44. Fundação São Martinho – RJ
45. Prefeitura de Angra dos Reis/RJ
46. Prefeitura de Barra Mansa/RJ
47. CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância
48. Associação Excola de Atenção a Infância e as Drogas
49. Rede Rio Criança – Direitos da Criança e do Adolescentes – Rio - RJ
50. FASE
51. CADTS – Centro de Assessoria, Desenvolvimento e Trabalho Social
52. PACs – Políticas Alternativas para o Cone Sul
53. Fórum Estadual de Cooperativismo Popular e Economia Solidária
54. CEDAC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário/RJ
55. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados-MS
56. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas-MS
57. Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul
58. Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo
59. Sindicato dos Bancários do Ceará
60. Sindicato dos Bancários de Niterói-RJ
61. Sindicato dos Professores do Distrito Federal
62. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas-RS
63. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso
64. Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade do Rio Grande
65. Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de janeiro
66. Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de saneamento e meio ambiente do Rio de Janeiro – SINTSAMA-RJ
67. Sindicato dos Urbanitários do Pará
68. Sindicato dos Servidores Federais do Distrito Federal
69. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do RJ SINTRASEF/RJ
70. Sindicato dos Servidores Federais de Minas Gerais – SINDSEP-MG
71. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará
72. Sindicato dos Servidores Federais de Mato Grosso – SINDSEP-MT
73. FASUBRA – Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileiras
74. Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará
75. FETAMCE – Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Ceará
76. Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Frios e Alimentação do RJ
77. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo
78. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói-RJ
79. Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e Espírito Santo
80. Sindicato dos Bancários de Petrópolis-RJ
81. Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal da Paraíba
82. Sintramico-RJ – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Derivados de Petróleo e Mineração
83. Sindicato dos Trabalhadores das Universidades da Paraíba
84. Sindicato dos Urbanitários do Pará - Delegacia Sindical de Santarém
85. Sindicato dos Urbanitários do Pará - Delegacia Sindical de Marabá

domingo, 28 de fevereiro de 2010

80 sindicatos: Já fizemos Formação, Planejamento e Assessoria

ALGUMAS REFERÊNCIAS EM FORMAÇÃO POLÍTICA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ASSESSORIAS DE EVENTOS SINDICAIS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES

1. CUT RIO DE JANEIRO
2. DIEESE-RJ
3. ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO
4. INSTITUTO CAJAMAR
5. CUT NACIONAL: SNF/PROJETO INTEGRAÇÃO
6. CNM/PROJETO INTEGRAR
7. CUT CEARÁ
8. CUT MATO GROSSO DO SUL
9. CUT ESPÍRITO SANTO
10. CUT GOIÁS
11. Mova-se – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará.
12. SINDPREVS – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde de Santa Catarina
13. SINPRECE – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde do CE
14. Sindicato dos Bancários de Niterói - RJ
15. Sindicato dos Bancários de Teresópolis - RJ
16. Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense – RJ.
17. Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro – RJ
18. Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Petrópolis/RJ
19. Sindimina/RJ – Sind. Trabalhadores em Mineração e Derivados
20. Sindicato Nacional dos Aeroviários
21. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CE
22. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFCe
23. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ
24. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF
25. Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro
26. Sindicato dos Servidores da Previdência e Saúde – CE
27. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência e Saúde – SC
28. Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – RJ
29. Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias – RJ
30. Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro - RJ
31. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - RJ
32. Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - RJ
33. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência Social - RJ
34. Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu - RJ
35. Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - RJ.
36. Sindicato dos Trabalhadores em Energia Elétrica do Estado do RJ
37. FENADADOS – Federação Nacional dos Trabalhadores em Informática
38. FITTEL - Fed. Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações
39. Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática – RJ
40. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo - ES
41. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói – RJ
42. Rede PVNC
43. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro
44. Fundação São Martinho – RJ
45. Prefeitura de Angra dos Reis/RJ
46. Prefeitura de Barra Mansa/RJ
47. CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância
48. Associação Excola de Atenção a Infância e as Drogas
49. Rede Rio Criança – Direitos da Criança e do Adolescentes – Rio - RJ
50. FASE
51. CADTS – Centro de Assessoria, Desenvolvimento e Trabalho Social
52. PACs – Políticas Alternativas para o Cone Sul
53. Fórum Estadual de Cooperativismo Popular e Economia Solidária
54. CEDAC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário/RJ
55. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados-MS
56. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas-MS
57. Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul
58. Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo
59. Sindicato dos Bancários do Ceará
60. Sindicato dos Bancários de Niterói-RJ
61. Sindicato dos Professores do Distrito Federal
62. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas-RS
63. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso
64. Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade do Rio Grande
65. Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de janeiro
66. Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de saneamento e meio ambiente do Rio de Janeiro – SINTSAMA-RJ
67. Sindicato dos Urbanitários do Pará
68. Sindicato dos Servidores Federais do Distrito Federal
69. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do RJ SINTRASEF/RJ
70. Sindicato dos Servidores Federais de Minas Gerais – SINDSEP-MG
71. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará
72. Sindicato dos Servidores Federais de Mato Grosso – SINDSEP-MT
73. FASUBRA – Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileiras
74. Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará
75. FETAMCE – Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Ceará
76. Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Frios e Alimentação do RJ
77. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo
78. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói-RJ
79. Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e Espírito Santo
80. Sindicato dos Bancários de Petrópolis-RJ
81. Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal da Paraíba
82. Sintramico-RJ – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Derivados de Petróleo e Mineração
83. Sindicato dos Trabalahdores das Universidades da Paraíba

Faço cursos e assessorias, veja agenda de temas

helderMOLINA
<> assessoria <>
<> formação política <>
<> planejamento estratégico <>
<> projetos, pesquisas e estudos sindicais <>

Blog:
heldermolina.blogspot.com

Emails
heldermolina@ig.com.br -
professorheldermolina@gmail.com
molinahelder@yahoo.com.br

Fones
(021) 2509 6333 – (021) 9769 4933

Rio de Janeiro – RJ
Já desenvolvemos cursos, seminários, assessorias e projetos para mais São quase 80 entidades sindicais, movimentos populares, entidades de assessoria, ONGs, universidades, etc. (Veja lista abaixo...)

Nossa experiência em formação, planejamento e assessoria tem mais de 18 anos de atuação profissional, no movimento sindical e popular, com uma referência no campo da formação sindical no Rio e em todo Brasil, com produção de cursos visando sempre a ampliação de nossas ações sindicais, organização política e avanço das lutas, da liberdade e autonomia de nossa classe.
Com visibilidade e legitimidade ativa no movimento sindical combativo, democrático, de luta, classista, e anticapitalista.


@ REFERÊNCIAS ACADÊMICAS, PROFISSIONAIS E SINDICAIS

@ Mestre em Educação - Universidade Federal Fluminense - UFF
@ Licenciado e Bacharel em História – UFF –
@ Especialização em Sociologia do Trabalho – Unicamp
@ Pós graduado em História do Brasil – Universidade Cândido Mendes
@ Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.
@ Educador do Programa Integrar de Formação de Dirigentes. 1997-2000 - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS METALÚRGICOS/CUT.
@ Educador do Programa Integração da CUT NACIONAL – Elevação de Escolaridade em Ensino Médio. 2001-2002. FITTEL/CUT.
@ Formador da Rede de Formação da CUT/NACIONAL – desde 1995
@ Educador e membro do Coletivo de Formação da CUT/RJ – desde 1995
@ Assessor de Formação da CUT/RJ. Desde 2007
@ Assessor e Formador do SINDPD/RJ. De 1997 a 2009


@ ALGUMAS REFERÊNCIAS EM FORMAÇÃO POLÍTICA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ASSESSORIAS DE EVENTOS SINDICAIS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES

1. CUT RIO DE JANEIRO
2. DIEESE-RJ
3. ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO
4. INSTITUTO CAJAMAR
5. CUT NACIONAL: SNF/PROJETO INTEGRAÇÃO
6. CNM/PROJETO INTEGRAR
7. CUT CEARÁ
8. CUT MATO GROSSO DO SUL
9. CUT ESPÍRITO SANTO
10. CUT GOIÁS
11. Mova-se – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará.
12. SINDPREVS – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde de Santa Catarina
13. SINPRECE – Sindicato dos Servidores da Prev e Saúde do CE
14. Sindicato dos Bancários de Niterói - RJ
15. Sindicato dos Bancários de Teresópolis - RJ
16. Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense – RJ.
17. Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro – RJ
18. Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Petrópolis/RJ
19. Sindimina/RJ – Sind. Trabalhadores em Mineração e Derivados
20. Sindicato Nacional dos Aeroviários
21. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CE
22. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFCe
23. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ
24. Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF
25. Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro
26. Sindicato dos Servidores da Previdência e Saúde – CE
27. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência e Saúde – SC
28. Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – RJ
29. Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias – RJ
30. Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro - RJ
31. Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - RJ
32. Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - RJ
33. Sindicato dos Trabalhadores na Previdência Social - RJ
34. Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu - RJ
35. Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - RJ.
36. Sindicato dos Trabalhadores em Energia Elétrica do Estado do RJ
37. FENADADOS – Federação Nacional dos Trabalhadores em Informática
38. FITTEL - Fed. Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações
39. Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática – RJ
40. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo - ES
41. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói – RJ
42. Rede PVNC
43. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro
44. Fundação São Martinho – RJ
45. Prefeitura de Angra dos Reis/RJ
46. Prefeitura de Barra Mansa/RJ
47. CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância
48. Associação Excola de Atenção a Infância e as Drogas
49. Rede Rio Criança – Direitos da Criança e do Adolescentes – Rio - RJ
50. FASE
51. CADTS – Centro de Assessoria, Desenvolvimento e Trabalho Social
52. PACs – Políticas Alternativas para o Cone Sul
53. Fórum Estadual de Cooperativismo Popular e Economia Solidária
54. CEDAC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário/RJ
55. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados-MS
56. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas-MS
57. Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul
58. Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo
59. Sindicato dos Bancários do Ceará
60. Sindicato dos Bancários de Niterói-RJ
61. Sindicato dos Professores do Distrito Federal
62. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas-RS
63. Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso
64. Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade do Rio Grande
65. Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de janeiro
66. Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de saneamento e meio ambiente do Rio de Janeiro – SINTSAMA-RJ
67. Sindicato dos Urbanitários do Pará
68. Sindicato dos Servidores Federais do Distrito Federal
69. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do RJ SINTRASEF/RJ
70. Sindicato dos Servidores Federais de Minas Gerais – SINDSEP-MG
71. Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará
72. Sindicato dos Servidores Federais de Mato Grosso – SINDSEP-MT
73. FASUBRA – Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileiras
74. Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará
75. FETAMCE – Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Ceará
76. Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Frios e Alimentação do RJ
77. Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo
78. Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói-RJ
79. Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e Espírito Santo
80. Sindicato dos Bancários de Petrópolis-RJ
81. Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal da Paraíba
82. Sintramico-RJ – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Derivados de Petróleo e Mineração


CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL
PARA DIRIGENTES E MILITANTES
1. História do movimento sindical, das centrais sindicais e das concepções político-sindicais no Brasil – século xx/xxi

2. Concepção, estrutura, organização e prática sindical

3. Como fazer análise de conjuntura: método e conteúdos e análise da conjuntura atual

4. Linguagem, construção de discurso e prática de oratória.

5. Processos e estruturas da negociação e contratação coletiva de trabalho

6. Gestão sindical e planejamento estratégico situacional

@ HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL, DAS CENTRAIS SINDICAIS E DAS CONCEPÇÕES POLÍTICO-SINDICAIS NO BRASIL – SÉCULO XX/XXI

2 módulos: 16 horas/aulas cada. Total: 32 horas/aulas
Conteúdos:
• Capitalismo e Trabalho:
• Modo de Produção Capitalista:
• As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
• A mercadoria. O preço. A mais-valia.
• As classes sociais
• A Revolução Industrial: Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
• O conceito de trabalho: Produção de riquezas, existenciais e identidades. Trabalho assalariado X Trabalho livre:
• Exploração e alienação X emancipação.
• A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
• A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
• As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
• O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
• O sindicalismo na Ditadura Militar, .
• O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
• Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
• As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências. Sindicalismo na encruzilhada. As estratégias políticas.
• Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura.
• As centrais sindicais atuais (CUT, FS, CGTB, UGT, NCS), a CONLUTAS, a Intersindical e a CTB


@ LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.
Conteúdos:
• Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais,
• Exercícios e Técnicas de discursos, O que dizer, como dizer e para quem dizer.
• A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical
• Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação,
• Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone,
• Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.

@ PROCESSOS E ESTRUTURAS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
Conteúdos:
• As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
• As concepções e as experiências em negociação.
• A negociação coletiva no setor financeiro/bancário
• Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
• O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
• Exercícios práticos do processo de negociação


@ COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA.
Conteúdos:
• Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra estrutura e super estrutura.
• A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais
• Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando,
• As classes sociais, a luta de classes,
• A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários
• Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade,
• O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
• Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
• O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais,
• O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
• A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje
• A conjuntura de 2010 – Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa. Quais as vias, quais alternativas?
• A plataforma dos trabalhadores para as eleições 2010

@ - CONCEPÇÃO, ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA SINDICAL:
Conteúdos:
• As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são:
• As armadilhas e os perigos da relação sindicato X governo X Estado X partidos políticos
• Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura
• O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho:
• O papel do movimento sindical, do sindicato , hoje,
• O papel do(a) delegado(a) sindical, hoje,
• Ser dirigente sindical: Princípios e concepções
• Ética e prática do(a) militante sindical,
• A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho


@ GESTÃO SINDICAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (APROFUNDADO) – 24 OU 32 HORAS/AULAS

Conteúdos
• DIAGNÓSTICO: Quem somos (missão, meta)
• O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
• Quais recursos temos disponíveis
• Humanos (nomes, qualificações e funções)
• Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
• Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
• Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
• ANÁLISE DA CONJUNTURA, CENÁRIOS E CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
• Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
• MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
• Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
• Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
• MAPA AÇÕES ESTRATÉGICAS
• Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,
• QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
• Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
• Prazos para execução
• Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
• Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento)
• Recursos necessários e disponíveis


@ - Carga Horária:

Cursos Básicos: Mínima 12 – Máxima 16 horas/aulas
Aprofundados: Mínima 16 – Máxima 32 horas/aulas

Alternativa A) – Dias de semana – das 09:00 – 18:00
Alternativa B) – Sábados seguidos (dia todo) – das 09:00 – 18:00


@ Material e infra estrutura

Utilização de TV, DVD, Datashow, sala ampla para dinâmicas de grupos e plenárias de discussão, pastas, canetas, blocos para anotações, materiais didáticos impressos ou copiados para cada participante.

@ Metodologia:

Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point; estudos de textos básico sobre os temas; exibições de filmes curtos e documentários políticos e sindicais vinculados aos temas; utilização de crônicas e poesias; dinâmicas de grupos e jogos de integração

@ Vagas: até 60 pessoas

@ Custo

• Valor por curso: R$ 60,00 hora/aula
• Básico, com12 horas/aulas = R$ 720,00
• Básico, com 16 horas/aulas = R$ 960,00
• Aprofundado, com 24 horas/aulas = R$ 1.400,00
• Aprofundado, 32 horas/aulas = R$ 1.800,00

Se for mais de um curso, desconto de 20% no pacote

@ APRESENTAÇÃO
• Apresentamos, em síntese, os conteúdos de nossos temas de formação política e sindical, para formação dos novos (e antigos) dirigentes sindicais, delegados sindicais e ou representantes sindicais nos locais de trabalho, funcionários sindicais, trabalhadores e militantes em geral.
• Trabalhamos com Formação Política, Projetos Sindicais, Planejamento e Assessoria desde 1992, no Rio de janeiro e em outros estados do Brasil. Uma experiência e compromisso comprovados pelas quase centenas de entidades e instituições relacionadas abaixo.
• A nossa proposta tem por base a concepção política e metodológica desenvolvida coletivamente pela rede nacional de formadores.. Com referencial marxista, baseado no materialsmo hhistórico, com conteúdo anticapitalista e de emancipação sócio-econômica e político-cultural da classe trabalhadora.
• Concepções estas formuladas ao longo duas décadas de trabalho e reflexão em projetos políticos de formação, vendo o dirigente sindical e o trabalhador como sujeitos histórico-políticos, com potencialidades intelectuais a serem desenvolvidas, no sentido se torna-los sujeitos políticos coletivos, capazes de gestar um sindicato, uma instituição, a socieade e o Estado
• Eis, em linhas gerais, o eixos e os conteúdos que temos desenvolvido em nossas atividades formativas. Evidentemente, a diretoria da entidade deve discutir suas prioridades formativas, seus objetivos a curto, médio e longo prazo, e assim os temas serão adequados às necessidades políticas.

Mais informações, solicitações de cursos,
assessorias e projetos específicos,

helderMOLINA
Blog: heldermolina.blogspot.com

Emails: Professorheldermolina@gmail.com, heldermolina@ig.com.br, molinahelder@yahoo.com.br,

Fones: 21 2509 6333 e 21 97694933
2010 - Rio de Janeiro - Brasil

Curso Marxismo(s): Teoria, História e Atualidade do Pensamento Marxista

Curso de Formação sobre Marxismo(s)

• Realizaremos, a partir de abri, até julho de 2010, o curso de formação sobre Marxismo(s), que será desenvolvido em módulos, com aulas às segundas feiras, das 19:00 às 22:00.

• Carga horária do módulo I – sobre Marx – Será de 50 horas/aulas (com aulas expositivas, estudos e debates de textos originais das obras de Marx e Engels, e de filmes/documentários referentes ao tema)

- Abril, 12 horas/aulas (dias 05, 12, 19, 26);
- Maio, 15 horas (dias 03, 10, 17, 24, 31);
- Junho, 12 horas/aulas ( 07, 14, 21, 28);
- Julho, 12 horas/aulas ( dias 05, 12, 19, 26)

• As aulas serão no auditório do SISEJUFE-RJ, na Avenida Presidente Vargas, 509, 11º. (Lembrando: às segundas feiras, das 19 às 22 horas)

• Marx será o tema do Módulo I. Nele serão analisados o contexto político, econômico e social do Século XIX, período histórico em que Marx e Engels produziram suas obras, e serão estudadas as principais produções intelecuais de Marx, e de Marx em parceria com Engels, e suas contribuições para organização do movimento operário e do movimento comunista internacional, e os desdobramentos destas para o desenvolvimento do Marxismo enquanto ideologia e política dos movimentos revolucionários, tanto do século XIX e XX, quanto da atualidade da luta de classes.

• Serão abertas 60 vagas, que serão distribuídas aos sindicatos interessados, que poderão inscrever os (as) dirigentes e militantes interessados(as). O valor da inscrição e da mensalidade será de R$ 40,00. Os sindicatos que inscreverem seus participantes ficarão responsáveis pelo pagamento do valor de R$ 40,00 mensais, por pessoa, nos três meses que acontece o Módulo I.

• Os valores das mensalidades se destinarão ao custeio de horas aulas de professores (as), produção de material didático e infra-estrutura do curso. O SISEJUFE-RJ já se comprometeu com o pagamento das horas aulas dos (as) professores (as).

• Os sindicatos que desejarem participar desta parceria, inscrevendo seus dirigentes/militantes, e se comprometendo com as mensalidades de cada, nos meses de abril a julho de 2010, devem entrar em contato com a coordenação do curso:
-Roberto Ponciano (2215 2443, roberto@sisejufe.org.br)
-Helder Molina (21 9769 4933, e 2196 6700) heldermolina@ig.com.br

Curso: Organização e Representação Sindical de Base

CURSO DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES SINDICAIS
Convite
Curso de Formação para Dirigentes Sindicais
ORSB - Organização e Representação Sindical de Base
Módulo 2
Data: 12 e 13/MARÇO/2009
Sexta: 15:00 às 21:00
Sábado: 09:00 às 17:00
Local: Auditório do SISEJUFE
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de Janeiro
Avenida Presidente Vargas, 509/11º - Centro.

Os participantes do Módulo I, realizado em dez/2009 têm inscrição automática. Reiteramos que, para estes, o custeio do curso será financiado pela CUT Nacional e CUT-RJ.
A CUT-RJ está reabrindo novas inscrições, para 15 vagas, que serão preenchidas cronologidamente aos sindicatos que enviarem solicitações. Estes novos inscritos terão suas despesas com alimentação e hospedagem (se for o caso) custeadas por suas entidades. Inscrições e confirmações com Ailton e/ou Helder Molina, pelo telefone (21) 21966706 ou e-mail: cutrj@cutrj.org.br.

Conteúdo programático:

1. A formação da sociedade brasileira: Aspectos histórico-políticos, sociais e culturais.

2. CUT: Origens, concepções e princípios, estrutura e organização atual.

3. Estrutura e organização sindical no Brasil: A visão da CUT.

4. Organização e representação sindical de base nos sindicatos CUTistas

SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO SINTSEF-CE

Ciclo de seminários de formação do SINTSEF/CE, em 8 delegacias, teve participação de 380 trabalhadores

O SINTSEF-CE realizou, com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras, o CICLO DE SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA, em 08 delegacias sindicais do Estado do Ceará. A iniciativa do sindicato teve grande receptividade, aceitação e reconhecimento por parte da base de nossa categoria. Em todas as delegacias foram unânimes as avaliações de que o sindicato está no caminho certo. E o desejo de que outros cursos se realizem, num calendário permanente e com outros temas de interesse dos trabalhadores. Os seminários tiveram a participação de outros sindicatos e entidades dos movimentos sociais das regiões visitadas, como professores, trabalhadores rurais, servidores municipais, estudantes, e diversas ONGs.

Fortalecendo a presença e a importância do SINTSEF-CE em todos os espaços, aumentando a sua relação com os movimentos populares locais, e discutindo temas de interesse da categoria. Ministrados por Helder Molina, historiador e professor da UERJ, e formador sindical da CUT. Nas atividades foram abordados a História de lutas e conquistas do SINTSEF-CE, analisando sua trajetória de autonomia, independência, luta e democracia, que completou 20 anos de existência, também foi realizada uma análise crítica da atuação do movimento sindical nas décadas de 1990 e atual, as dificuldades que os trabalhadores enfrentaram diante do neoliberalismo e suas políticas de Estado mínimo, mercado máximo, privatizações, desregulamentação do trabalho e dos direitos dos trabalhadores, desempregro, flexibilizações, precarizações, desenvolvidos na Era FHC.

Sempre realçando que todas as conquistas de direitos só vêm através da unidade política dos trabalhadores, nas lutas e mobilizações. Nada é conquistado sem lutas, nada vem de graça do Estado e nem dos patrões. Por fim, em todos os seminários foram realizados um profundo debate sobre a atual conjuntura política e econômica, tendo como foco as eleições gerais que ocorrerão no Brasil, e que nela os trabalhadores devem ser sujeitos políticos ativos, mantendo a autonomia e a independência de classe, e apresentando uma plataforma de reivindicações e de defesa dos direitos.

Os trabalhadores não podem permitir que em 2010 tenhamos um retrocesso em nossas conquistas, adquiridas nesses anos todos de combate e luta. Os trabalhadores vão continuar pressionado o governo para avançar nos direitos. Ao todo, mais quase 400 trabalhadores e trabalhadoras estiveram presentes, veja abaixo a participação em cada delegacia, conforme as listas de presenças. todos os participantes receberão certificados de participação: - Fortaleza: 75, - Itapipoca: 23, - Sobral: 60, - Crateús: 55, - Jaguaribe: 42, - Quixadá: 34, - Iguatu: 57, - Crato: 34. Total: 380.
(Fonte: Helder Molina)

CURSOS EM MARÇO E ABRIL

MINHA AGENDA DE TRABALHO
FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2010

08 e 08 de FEVEREIRO DE 2010

Curso de Capacitação Política e Sindical para Servidores da UFMT
Na Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - Mato Grosso
Módulo II - do curso realizado em parceria entre o SINTUFMT e Reitoria da UFMT.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – SINTUF - UFMT

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS
GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E SINDICAL
DOS SERVIDORES DA UFMT

Módulo II
Temas

a) – Mundo do trabalho e economia capitalista
b) - Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas no Brasil
c) – Conceitos, propostas e papel dos movimentos sociais
*********************************************************

24, 25 e 26 DE FEVEREIRO DE 2010

Seminário de Planejamento Estratégico de Gestão do SINTET-UFU
SINDICATO DOS TRABALHADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Uberlândia- MG.

*********************************************************

02 e 03 DE MARÇO DE 2010

Curso de Formação Política no SINTESPB
SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS UNIVERSIDADES DA PARAÍBA
Programa:
- Concepções, Estrutura e Organização Sindical, hoje.
- Análise da Conjuntura Política, Econômica e Social Brasileira e Internacional, os Trabalhadores e as Eleições de 2010
- Exercícios e Técnicas de Oratória e Discurso.

********************************************************

04 e 04 DE MARÇO DE 2010
Seminário de Planejamento de Gestão do SINTSAMA-RJ
SINDICATOS DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS URBANAS DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO.

********************************************************

12 e 13 DE MARÇO DE 2010
Curso de Formação sobre ORSB-ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DE BASE, DA CUTRJ.
Módulo II.

Local: SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO - SISEJUFE-RJ.
Temário:
- A formação social brasileira;
- Estrutura sindical brasileira:História e atualidade;
- História e concepção sindical da CUT;
- Organizãção e Representação Sindical de Base: A relação entre sindicato e local de trabalho.

****************************************************
15 e 16 DE MARÇO DE 2010
Curso Básico de Formação Sindical para Dirigentes e Funcionários do SISEJUFE-RJ
- O que é sindicato, movimento sindical, sindicalismo
- O que ser dirigente sindical, concepçãos e práticas do dirigente e do militante sindical.
- O que é ser trabalhador de entidade sindical, atribuições, papéis, relação entre atividade profissional e militância política. Papel de dirigente X papel de funcionário.
- Elementos de ética, relações humanas einterpessoais, trabalho em equipe, relação com a categoria, relações de trabalho em sindicatos.

***************************************************
16 a 18 DE MARÇO DE 2010
Seminário Nacional de Formação da FASUBRA
FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Em Brasília - DF
- História da Organização Sindical no Brasil
- O papel do movimento sindical na atual conjuntura brasileira
- Oratória e Discurso: Técnicas e exercícios práticos

**************************************************
22 e 23 DE MARÇO DE 2010
Módulo III - Curso de Capacitação Política e Sindical dos Servidores da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - Curso realizado em parceria entre o SINTUFMT e Reitoria da UFMT.
**************************************************

26 e 27 DE MARÇO DE 2010
Curso de Formação para Dirigentes e Militantes
SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO PARÁ
Em Santarém-Pará

- Capitalismo, classes sociais, luta de classes,ideologia, política
- Movimento Sindical: Origens, concepções, estrutura e organização.
- Análise de Conjuntura: Os trabalhadores e as eleições 2010.

**************************************************

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CURSO NO SITRAMICO, URBANITÁRIOS-PA, SINPAF

Em dezembro estivemos em Belém-PA - Sindicato dos Urbanitários do Pará, tivemos um excelente curso, com participação de 40 dirigentes, delegados sindicais e militantes. E vamos retornar em 2010, para continuar o processo de formação dos dirigentes e militantes, principalmente do interior do Pará.

Fizemos um curso de formação para a diretoria do SINPAF - Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, em Paraty-RJ.

E com os companheiros e as companheiras da diretoria do SITRAMICO - Sindicato dos Trabalhdores em Empresas Distribuidores de Derivadores de Petróleo e Minerais, no Rio, com a participação ativa de 30 dirigentes e militantes. E vamos fazer um novo curso em 2010, continuando a formação de dirigentes.

VEJA TEMAS E CONTEÚDOS DOS NOSSOS CURSOS

helderMOLINA
Formação Política
Planejamento e Assessoria Sindical

heldermolina@ig.com.br - molinahelder@yahoo.com.br
heldermolina@bol.com.br
Rio de Janeiro - RJ
(021) 2509 6333 – (021) 9769 4933

CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL
PARA DIRIGENTES E MILITANTES

@ - CAPITALISMO, CLASSES SOCIAIS, LUTA DE CLASSES, IDEOLOGIA E POLÍTICA

@ - HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL, SÉCULO XX/XXI

@ - AS CENTRAIS SINDICAIS E AS CONCEPÇÕES POLÍTICO-SINDICAIS NO BRASIL –

@ - CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA SINDICAL:

@ - O SINDICATO E A ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO

@ - COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA: MÉTODO E CONTEÚDOS: CENÁRIOS, ECONOMIA, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS

@ - LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.

@ - PROCESSOS E ESTRUTURAS DA NEGOCIAÇÃO E CONTRATAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

@ - GESTÃO SINDICAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

JANEIRO E FEVEREIRO - NOVOS CURSOS DE FORMAÇÃO E DE PLANEJAMENTO SINDICAL

Agenda de Cursos de Formação e Planejamento de Gestão

Em janeiro e fevereiro de 2010 estarei em Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Fortaleza, Quixada, Iguatú, Crato e Jaguaribe (CE) e Uberlândia (MG). Todos confirmados, veja agenda abaixo:

Janeiro de 2010

> 23/01 - Sábado - Curso de Formação Básica sobre Concepção, Organização e Prática Sindical - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Frios do Rio de Janeiro - SINTRAFRIOS -RJ.

> 29 e 30/01 - Sexta e Sábado - Curso de Formação de Formadores (FF) da Escola Sindical Centro Oeste da CUT - ECO/CUT - Em Goiânia-GO.

Fevereiro de 2010

> 01 e 02/02 - Curso de Formação sobre Ação Sindical, Análise de Conjuntura e Agenda dos Trabalhadores para 2010 - Para o SINTSEF/CE - Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará - nas delegacias sindicais de Iguatú e Quixadá - CE.

> 03 e 04/02 - Planejamento de Gestão da Diretoria do Sindicato dos Bancários do Ceará - SEEB/CE - em Fortalez-CE.

> 05 e 06/02 - Continuidade do curso de formação sobre Ação Sindical, Análise de Conjuntura e Agenda dos Trabalhadores para 2010 - SINTSEF-CE - Delegacias Sindicais de Jaguaribe/Russas e do Vale do Carirí/Crato - CE.

> 09 e10/02 - Módulo 2 do Curso de Capacitação Profissional e Política dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso - Parceria SINTUF-UFMT - Em Cuiabá-MT.

> 11 e 12/02 - Curso de Formação para a CUT-MATO GROSSO DO SUL - Campo Grande-MS.

> 24 E 25/02 - Curso de Formação para a CUT-MATO GROSSO DO SUL - Campo Grande-MS.

> 26 e 27/02 - Planejamento de Gestão para a Diretoria do SINTET-UFU - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG

Estamos agendando, para Março/2010:

Curitiba-PR (Sindicato dos Vigilantes) e no Pará (Sindicato dos Urbanitários-PA),em Brasília (Encontro de Formação da FASUBRA) e novamente em Cuiabá (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso