domingo, 27 de novembro de 2011

Elogio ao Estudo: Formação, Ação e Consciência de Classe

Veja o alerta de Bertolt Brecht:

Estuda o elementar: para aqueles
cuja hora chegou
não é nunca demasiado tarde.
Estuda o abc. Não basta, mas
Estuda. Não te canses.

Começa. Tens de saber tudo.
Estás chamado a ser um dirigente.
Freqüente a escola, desamparado!
Persegue o saber, morto de frio!

Empunha o livro, faminto! É uma arma!
Estás chamado á ser um dirigente.
Não temas perguntar, companheiro!
Não te deixes convencer!
Compreende tudo por ti mesmo.

O que não sabes por ti, não o sabes.
Confere a conta. Tens de pagá-la.
Aponta com teu dedo a cada coisa
e pergunta: "Que é isto? e como é?"
Estás chamado a ser um dirigente.

Formação e Ação Política: Nada é impossível de mudar !!

Nada é impossível de mudar
(Bertolt Brecht)

Desconfiai do mais trivial ,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Esta lista abaixo nos conhece: Assessoria, Formação, Produção de Conteúdos, Planejamento, Projetos

Já trabalhei, pelo menos uma vêz, com uma destas instituições abaixo relacionadas, fazendo formação política, planejamento estratégico e assessorias sindicais e projetos de educação de trabalhadores


Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Saúde de Santa Catarina - SINDPREVS-SC
Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR - SINTESPO
Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Saúde do Ceará - SINPRECE
Sindicato dos Trabalhadores da Educação da UFMS e UGD - SISTA/MS
Sindicato dos Trabalhadores da Educação da UFMT - SINTUF
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Mato Grosso - SINDSEP-MT
Sindicato dos Trabalhadores no Servido Público Federal no Distrito Federal - SINDSEP-DF
Sindicato dos Trabalhadores das Universidades da Paraíba - SINTESPB
Sindicato dos Trab. das Instituições Federais de Educação de MG - SINDIFES-MG
Associação dos Servidores da Universidade de Pelotas - ASUFPEL
Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fasubra – Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras
Sindicato dos Bancários de Teresópolis - RJ
Sindicato dos Bancários de Niterói -RJ
Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense – RJ.
Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro – RJ
Sindimina/RJ
Sindicato dos Servidores Municipais de Angra dos Reis
Associação dos Servidores da Sec. Trabalho e Desenvolvimento Social do CE
Sindicato Nacional dos Aeroviários - SNA
Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFCe - SINTUFCe
Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ - SINTUFRJ
Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF - SINTUFF
Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro - SINPRO-RIO
Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – SINDIPETRO-NORTE FLUMINENSE
Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias – SINDIPETRO-CAXIAS
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - SINTRASEF - RJ
Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - SEPE- RJ
Sindicato dos Trabalhadores na Previdência Social - SINDSPREV-RJ
Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu - RJ
Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - SINTTEL-RJ.
Sindicato dos Trabalhadores em Energia Elétrica do Estado do RJ
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio - FETAG-RJ
FENADADOS – Federação Nacional dos Trabalhadores em Informática
FITTEL - Fed. Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática do Estado do Rio – SINDPD-RJ
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática do Ceará - SINDPD-CE
Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo - ES
Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói – RJ
Rede PVNC
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro
Fundação São Martinho - RJ
Prefeitura de Angra dos Reis/RJ
Prefeitura de Barra Mansa/RJ
CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância
Associação Excola de Atenção a Infância e as Drogas
Rede Rio Criança – Direitos da Criança e do Adolescentes – Rio - RJ
FASE
CADTS – Centro de Assessoria, Desenvolvimento e Trabalho Social
PACs – Políticas Alternativas para o Cone Sul
Fórum Estadual de Cooperativismo Popular e Economia Solidária
CEDAC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário/RJ
ACP - Sindicato dos Professores de Campo Grande-MS
SIMTED Dourados - MS
SIMTED Três Lagoas
Sindicato dos Assistentes Sociais de Alagoas
Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro
FETEMS - Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul
SINTRASEF - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do RJ
SINDSEP-MG - Sindicato dos Servidores Federais de Minas Gerais
SINDSEP-MT - Sindicato dos Servidores Federais de Mato Grosso
SINDSEP-DF - Sindicato dos Servidores Federais do Distrito Federal
FENASEPE - Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais
SINTUFEJUF - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Juiz de Fora
CUT RIO DE JANEIRO
CUT NACIONAL: SNF/PROJETO INTEGRAÇÃO
CNM/PROJETO INTEGRAR
CUT CEARÁ
CUT ESPÍRITO SANTO
CUT GOIÁS
Grupo de Pesquisa - História em Movimento - CNTE-PPFH/UERJ
Sescoop - Sistema de Capacitação em Cooperativismo - OCB - Rio de Janeiro
SINPEEM - Sindicato dos Profissionais do Ensino Municipal de São Paulo
SINDSER - Sindicato dos Servidores Estaduais do Distrito Hederal
Escola Sul da CUT - Florianópolis - Santa Catarina
Escola Centro Oeste da CUT - ECO/CUT - Goiânia - Goiás
Escola Sindical 7 de Outubro – Belo Horizonte – MG
SINTRAFRIO-RJ
Sindicato dos Radialistas do RJ
SEPE-Barra Mansa -RJ
SEPE-Niterói
Sindace - Juiz de Fora
SINTESPO-UEPG
SINTTEL-MS
SINTERO - Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Rondônia
Sindicato dos Arrumadores de Angra dos Reis
Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Petrópolis
APEOC - Sindicato dos Professores Públicos do Ceará
Sindicato dos(as) Assistentes Sociais do Rio de Janeiro
Sindicato dos(as) Assistentes Sociais de Alagoas
FENAS - Federação Nacional dos(as) Assistentes Sociais
SINTTEL-BAHIA
SINTTEL-CEARÁ
Sindicato dos Urbanitários do Pará
SINTESAM - Sindicato dos Servidores da Universidade do Amazonas
Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Uberlândia-MG
SINDACE JUIZ DE FORA
Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Lavras-MG
SINDIFES - UFMG

Cursos de Formação Política - 22 anos na estrada! Mais de 120 sindicatos

Cursos de Formação Política - 22 anos na estrada! Caminhando, caminheiro...
Olá tudo bem?
Escolhi essa estrada, a caminhada me orientou o caminho, a práxis aprendi fazendo,fiquei rico? sim! de milhares de amigos(as) e companheiros de tantas paragens, e continuo caminhando. Meta? Só caminhar. Horizonte? Onde a vista alcançar, a alma não cansar, o coração não fraquejar, e os pés tiverem força para buscar...
Como canta Renato Teixeira: "Ando devagar porque já tive pressa, cada um de nós constroe a sua história"

Formação Política, Educação, Planejamento Sindical - São 22 anos anos na estrada...

Com um grande abraço,
Helder Molina


CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL - ALGUNS TEMAS Focado mais na atual e próxima conjuntura política, econômica e sindical, na manutenção e defesa dos direitos dos trabalhadores diante da crise do capitalismo, das políticas do novo governo, e das reformas que se avizinham.

2 - Papel dos Representantes nos Locais de Trabalho
e as Tarefas do Militante e Dirigente Sindical.

> Aqui nós focamos na concepção sindical de organização por local de trabalho, seu papel, suas tarefas, como organizar, o que fazer, como melhorar a relação direção>base>direção.

3- Participação Política, Cidadania e Sindicalismo, hoje!
> Uma abordagem sobre étíca na política, solidariedade, construção coletiva, relações humanas (interpessoais), prática do(a) dirigente e militante sindical, a questão da participação política e papel dos movimentos coletivos pela cidadania ativa e direitos sociais, gênero, igualdade racial, políticas públicas, e a relação destes com os sindicatos.

4 - Políticas Públicas, Sindicato e Participação Política.

> Uma variante do tema anterior, mais focada no serviço público, papel do Estado (poder público), políticas públicas, participação nos conselhos, fóruns de gestão pública, e a relação entre poder, governo, movimentos sociais e participação política.

5- Ética, Relações Interpessoais, Gestão e Prática Sindical, hoje:
> Ética, relações interpessoais, trabalho coletivo, respeito à diferença, importância do estudo e da formação para construção de uma ética solidária e participativa, as deformações e burocratizações presentes no sindicalismo hoje, a adaptação do movimento sindical à lógica burguesa da competição, individualismo e pragmatismo.

6 - Negociação Coletiva de Trabalho: Estrutura, processos e simulações da negociação coletiva.
> As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.As concepções e as experiências em negociação do movimento sindical. A negociação coletiva no Brasil atual. Simulações dos processos de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação. O que é negociação coletiva, como se constroe uma pauta, passo a passo, as cláusulas, o que é dissidio, o que é acordo, convenção, e como se negocia, o que se negocia, exercícios práticos de todas as etapas do processo de negociação coletiva (público e privado).


7- Movimento Sindical e Capitalismo: Origens e atualidade da luta de classes

> O modo de produção capitalista, a contradição capital-trabalho, preço, lucro, mais valia, trabalho assalariado, divisão social do trabalho, mercadoria, alienação. Surgimento das lutas operárias, das idéias socialistas e dos sindicatos. Burgueses x proletários. Luta de classes. > As idéias de Marx e suas contribuições para a luta dos trabalhadores. > A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil. > A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
> As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil. > O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira. > O sindicalismo na Ditadura Militar, > O surgimento do novo sindicalismo, da CUT, e os desafios do sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores. > As centrais sindicais (FS, GGT, CGTB, SDS, CAT, NCS), a CONLUTAS e CTB > As concepções sindicais e o sindicalismo diante da conjuntura atual. > Sindicalismo, movimentos sociais e governo Lula


9- , Construção de Discurso, Linguagem e Prática de Oratória.
Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes. Tecnicas e exercícios de discursos, persuasão, retórica, argumentação,(com gravação e análise das imagens e som do(a) orador(a) O que dizer, como dizer e para quem dizer.

Meios e contéudos da linguagem. A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical.

10 - Como Fazer Análise de Conjuntura.
> Identificando e discutindo o que é conjuntura, infraestrutura e superestrutura. Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando. As classes sociais, a luta de classes, a correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários. Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade. O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).

11 - Concepção, organização e ação sindical: o sindicato e a organização por local de trabalho
> O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalista > O que é ser dirigente sindical, hoje. O que é luta de classes, como se manifesta hoje. A relação sindicato-local de trabalho. A organização sindical de base. As diversas concepções sindicais, hoje: Como diagnosticar os problemas do local de trabalho, Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas, Questões de médio e longo prazo, prazos e responsáveis, A comunicação sindical no local de trabalho, quem resolve, A legislação sindical, CLT, aspectos de saúde, segurança e condições de trabalho.

12 – Metodologia de Gestão Sindical e Planejamento Sindical

12 - Planejamento Estratégico de Gestão

DIAGNÓSTICO: Quem somos (missão, meta)
O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
Quais recursos temos disponíveis
Humanos (nomes, qualificações e funções)
Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
- CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE OU UM MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
– MAPA OU ARVORE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,
– DESENHAR UM QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
Prazos para execução
Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento). Recursos necessários e disponíveis

Assessoria, Formação Política, Planejamento Estratégico de Gestão, Cursos, Seminários, Estudos, Palestras, Produções de Projetos e Publicações Sindicais

*Helder Molina *

Blog: heldermolina.blogspot.com
emails: heldermolina@ig.com.br, professsorheldermolina@gmail.com
fones: 21 9769 4933 - 21 2509 6333

Ações Formativas da CUT-RJ em 2011

Socializando
Balanço Resumido das Atividades e Ações Formativas, desenvolvidas pela CUT-RJ no ano 2010-2011;

- 03 turmas do Curso sobre Organização e Representação Sindical de Base - ORSBs, com 3 módulos cada, em entre março de 2010 e novembro de 2011, e iniciaremos mais 02 turmas de ORSB, ainda em 2011, que serão concluídas em 2012.

- 01 turma do Curso de FF – Formação de Formadores, e uma nova turma com início em dezembro de 2011 e continuidade em 2012.

- 02 Curso de Formação em Marxismo(s) – História, Teoria, Política e Atualidade, em parceria CUT-RJ e SISEJUFE-RJ.

- 02 turmas do Curso Básico de Formação em Relações Jurídicas e Mundo do Trabalho para dirigentes e militantes sindicais, em parceria com a Secretaria de Relações de Trabalho da CUT-RJ.

- 02 turmas, em parceria CUT-RJ e SINPRO-RJ, do Curso: Trabalhadores, Sindicatos e Luta de Classes no Brasil: O mundo do trabalho e a construção da democracia no Brasil.

- 02 Palestras e debates com Emir Sader sobre a atualidade de Marx e do Marxismo História, teoria e política, com Emir Sader.

- 01 Palestra e debate: Giuseppe Cocco/UFRJ sobre a Crise do Capitalismo Global, Novo Mundo do Trabalho e Desafios aos Sindicatos, hoje.

- 01 Palestra e debate: Gaudêncio Frigotto/UERJ sobre as Perspectivas e Desafios à Educação e aos Direitos dos Trabalhadores no Governo Dilma.

01 Semana de Estudos e Debates sobre os 140 anos da Comuna de Paris e a Luta de Classes, ontem e hoje.

- 01 Ciclo de Debates sobre Socialismo e Democracia, com participação de José Dirceu e do Deputado Estadual Robson Leite (PT_RJ).

- 01 Seminário de Gestão de Pessoas no Serviço Público, Carreira e Ascensão Funcional, em parceria com o SINTRASEF e SISEJUFE-RJ.

- 01 Curso de História Política e Social do Brasil Recente: Da ditadura militar à Era Lula, em parceria com o SINPRO-RIO.

- 01 Conferência com a Historiadora Virginia Fontes, sobre Democracia, Socialismo e Luta de Classes.

- 01 Seminário, em parceria CUT-RJ, SINTRASEF e SISEJUFE-RJ sobre Relações de Trabalho e Organização Sindical no Brasil, em 4 módulos.

- 01 Curso de Linguagem e Literatura Espanhola, em parceria SISEJUFE-RJ e CUT-RJ.

- 05 Cursos Básicos de Formação sobre Concepção, Gestão e Prática Sindical, para direções de sindicatos filiados.

- 01 Encontro Estadual de Formação da CUT

Helder Molina
Assessor de Formação da CUT-RJ

Curso Concepção, Gestão e Organização Sindical

Curso de Formação
- Concepção, Organização, Gestão e Prática Sindical –

Dirigentes e Representantes Sindicais de Base

Porto Velho, 02 e 03 de Dezembro de 2011


Helder Molina
Historiador, mestre em Educação,
pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ,
professor da faculdade de Educação da UERJ)
professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.
Blog: http//:heldermolina.blogspot.com


• Elementos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
• Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil:
• Da escravidão, à era Vargas e ao novo sindicalismo.
• O que é sindicato, centrais sindicais. Quem são as atuais centrais sindicais
• CUT: História e concepção sindical:
• Organização por Ramos: Contraf: História e organização do sindicalismo bancário
• Organização por Local de Trabalho: Representação sindical de base
• O que é ser dirigente/militante sindical
• Concepções e práticas do dirigente sindical
• Tópicos sobre trabalho decente: Terceirização, precarização e direitos trabalhistas
• Tópicos sobre a crise econômica mundial e seus reflexos nas condições de trabalho e direitos dos bancários

Cursos de Formação 2012

PROPOSTA
DE FORMAÇÃO POLÍTICA/SINDICAL

Projeto de Formação Política e Sindical
Para Dirigentes/Militantes Sindicais

FORMATO:
Cinco Módulos Temáticos, com carga horária de 16 horas/aulas, totalizando 80 horas/aulas.

1. OBJETIVOS:

A Formação é uma ferramenta muito importante para:
· Fortalecer a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos (as) trabalhadores (as).
· Resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, como instrumento necessário para a identidade e consciência de classe
· Discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais, num contexto de fragmentação política e perda de referências ideológicas das organizações dos trabalhadores.
· Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.

O projeto de formação de dirigentes e militantes:

· Construir novas lideranças, renovar a militância sindical e partidária para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
· Transformar os militantes sindicais e partidários em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
· Fortalecer os vínculos orgânicos com a concepção e princípios sindicais combativos
· Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.

2. MATERIAIS E ESTRUTURA:
· Cada participante receberá um CD com o conteúdo do curso e uma apostila/caderno didático, com recursos didáticos/metodológicos, para impressão.
· Como suporte, utilizamos TV, DVD, Datashow, sala ampla para dinâmicas de grupos, Jogos coletivos e plenárias de discussão.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
Utilizaremos diversas linguagens, recursos lúdicos e interativos:
· Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point.
· Estudos de textos básicos sobre os temas, com produção de sínteses e debates.
· Exibições/debates de filmes curtos e documentários políticos e sindicais vinculados aos temas.
· Utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias.
· Utilização de dinâmicas teatrais, como esquetes e encenações.
· Dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração.
· Atividades inter-módulos e pós cursos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS/TEMAS
CARGA HORÁRIA E DATAS

MÓDULO 1:
CAPITALISMO E TRABALHO NO BRASIL, HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E ATUALIDADE
Conteúdos:
· Capitalismo e Trabalho.
· Modo de Produção Capitalista.
· As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
· A mercadoria. O preço. A mais-valia.
· As classes sociais.
· A Revolução Industrial: Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
· O conceito de trabalho: Produção de riquezas, existenciais e identidades. Trabalho assalariado X Trabalho livre:
· Exploração e alienação X emancipação.
· A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
· A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro.
· As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
· O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
· O sindicalismo na Ditadura Militar.
· O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
· Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
· As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências.
· Sindicalismo na encruzilhada.
· As estratégias políticas.
· Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura.
· As centrais sindicais atuais (CUT, FS, CGTB, UGT, NCS), a CONLUTAS, a Intersindical e a CTB.
® Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
® Data: Janeiro de 2012

MÓDULO 2:
COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA
METODOLOGIA E EXERCÍCIOS

Conteúdos:
· Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra-estrutura e super estrutura.
· A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais.
· Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando.
· As classes sociais, a luta de classes.
· A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários.
· Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade.
· O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
· Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
· O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais.
· O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
· A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje.
· A conjuntura atual: Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa.

® Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
® Data: fevereiro de 2012

MÓDULO 3:
SINDICATO E ORGANIZAÇÕES POR LOCAL DE TRABALHO: CONCEPÇÕES, GESTÃO E PRÁTICA

Conteúdos:
· As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são.
· As armadilhas e os perigos da relação sindicato X governo X Estado X partidos políticos.
· Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura.
· O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho.
· O papel hoje do movimento sindical, do sindicato.
· O papel hoje do (a) delegado (a) sindical.
· Ser dirigente sindical: Princípios e concepções.
· Ética e prática do (a) militante sindical.
· A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho.

® Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
® Data: Março de 2012


MÓDULO 4:
LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA

Conteúdos:
· Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais.
· Exercícios e Técnicas de discursos, o que dizer, como dizer e para quem dizer.
· A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical.
· Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação.
· Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone.
· Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.

® Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
® Data: Abril de 2012

MÓDULO 5:
NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:
ARTE DA MEDIAÇÃO, ARTE DA GUERRA

Conteúdos:
· As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
· As concepções e as experiências em negociação.
· A negociação coletiva no setor financeiro/bancário.
· Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
· O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
· Exercícios práticos do processo de negociação.

® Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
® Data: Maio de 2012

Rio, Novembro de 2012.
Helder Molina