SEM ESTUDO CRÍTICO DA REALIDADE, SEM PRÁXIS TRANSFORMADORA, NOSSO DISCURSO, APARENTEMENTE DE ESQUERDA, ESCONDE UM CONSERVADOR NA PRÁTICA.
Por isso continuo insistindo que a luta, por mais justa que seja, sem a presença do estudo crítico da realidade, da reflexão teórica, perde substância, esvazia-se de conteúdo. Sem a formação continuada e permanente, sem a disciplina de nos tornamos intelectuais de nossa classe, caímos num praticismo, num administrativismo, num burocratismo perigoso, acrítico, apolitizado, e nos tornamos escravos do cotidiano. O sindicato, o partido, a política, a militância, enfim, se reduz ao um conjunto de tarefas imediatas, burocráticas, pragmáticas, um faz de conta, sem sentido estratégico, transformador e sem ruptura com o status quo, nos aburguesamos, passamos a freiar os avanços e rupturas, e a ser correias de transmissão da ordem do capital, da lógica capitalismo, do consumo, da oportunidade como estratégia, e de preencher os lugares, como tática e modo de vida. Deixamos de ser de esquerda, embora continuamos a repetir que o somos, da boca prá fora, para manter as aparências. Que acham?
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
domingo, 27 de abril de 2014
O RISCO CRESCENTE DE ABURGUESAMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PT
O RISCO CRESCENTE DE ABURGUESAMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PT
Há um perigoso aburguesamento de setores do PT, um processo crescente de adaptação ao status quo do aparelho de Estado e sua lógica de conservação e "engolimento" de virtudes. Isso é produto da institucionalização que todos os partidos enfrentam quando chegam á máquina de governo. Os quadros que assumem cargos nessa máquina tendem a se adaptar à ordem burocrática e à lógica de acomodação de classe. Isso provoca distanciamento entre partido, sua lógica interna, e movimentos sociais, com suas lógicas externas. O que identifico no PT, ou em setores dele, é esse aburguesamento, mas hoje temos governo federal, governos estaduais, prefeituras, bancadas municipais, estaduais e federais de parlamentares, estes são os mesmos quadros que participaram da vida partidária. Aprofunda-se o risco de uma institucionalização da ação política. Em alguns casos, perde-se a relação com os movimentos sociais, da luta de classes. Abandona-se as ruas e suas pulsações de inconformismo e mudança, para a comodidade dos escritórios e salas fechadas, e a tentação de adaptar-se e ao conformismo e conservação. Estamos nessa encruzilhada, os fatos recentes mostram isso, e tende a crescer, se o partido não se revolucionar, e tomar injeção de ideologia, estratégia e ruptura com a ordem. Que acham?
SER DE ESQUERDA? COMO ASSIM?
SER DE ESQUERDA? COMO ASSIM?
(Muitos ex-militantes de esquerda, que se converteram à ordem capitalista e assumiram status de "democratas, institucionalizados, racionais, moderados, ponderados", proclamam que superaram o maniqueísmo esquerda x direita, inadequado a esse mundo e ao tempo presente. Mera retórica para justificar o aburguesamentos de quem, em nome da esquerda, alcançou um estilo de vida à imagem e semelhança dos poderosos da direita: muita mordomia e horror, ao conflito, rupturas, confusões, típicas das ruas, e até ao suor e cheiro do povo,
Aprendi com Frei Beto que ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano. Portanto, a teoria se conhece pela práxis, diz o marxismo. A práxis, isto é, o que nós fazemos na prática com a teoria que verbalizamos ou lemos, é que nos define se somos de esquerda, ou não. A árvore, pelos frutos, diz uma parábola antiga, e plenamente atual. Que acham
(Muitos ex-militantes de esquerda, que se converteram à ordem capitalista e assumiram status de "democratas, institucionalizados, racionais, moderados, ponderados", proclamam que superaram o maniqueísmo esquerda x direita, inadequado a esse mundo e ao tempo presente. Mera retórica para justificar o aburguesamentos de quem, em nome da esquerda, alcançou um estilo de vida à imagem e semelhança dos poderosos da direita: muita mordomia e horror, ao conflito, rupturas, confusões, típicas das ruas, e até ao suor e cheiro do povo,
Aprendi com Frei Beto que ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano. Portanto, a teoria se conhece pela práxis, diz o marxismo. A práxis, isto é, o que nós fazemos na prática com a teoria que verbalizamos ou lemos, é que nos define se somos de esquerda, ou não. A árvore, pelos frutos, diz uma parábola antiga, e plenamente atual. Que acham
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