segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A UERJ ESTÁ VIVA, LUTA, E VAI VENCER

A UERJ ESTÁ VIVA, LUTA, E VAI VENCER

Helder Molina.
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, pela UERJ, e Professor da Faculdade de Educação da UERJ.

A UERJ é a 5ª melhor universidade do Brasil e a 11ª da América Latina, a primeira que institui a política de cotas raciais e sociais, no Brasil. Seus alunos e suas alunas são basicamente trabalhadores e trabalhadoras, moram na zona norte, zona oeste, e baixada fluminense. Uma universidade popular, a maioria dos(as) alunos(as) são negros(as), pobres, ou quase negros, ou quase pobres, a grande maioria estuda com bolsas, e delas precisam para se alimentar, transportar, tirar xerox de textos, e mesmo sobreviver.
Com uma história de mais de 60 anos, a UERJ se consolidou como um importante centro de produção científica e cultural do país, com cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos nacional e internacionalmente, com especial destaque em sua inserção na área de ciências médicas, com um hospital universitário que atende à população pobre da cidade, e de forma gratuita. Há um deliberado processo de sucateamento da estrutura acadêmica e material da nossa universidade,de desobrigação do Estado, de não financiamento, no sentido de sua privatização. Iniciados nos governos Garotinho (Anthony e Rosinha) e aprofundado criminosamente nos governos de Sérgio Cabral e Pezão.
É certo que este descaso imposto à UERJ está inserido em um cenário maior de crise e desmantelamento de todo o serviço público estadual. Os servidores públicos estaduais não podem pagar a conta por uma gestão irresponsável de um grupo político que, só de 2008 a 2013, perdeu mais de 138 bilhões de reais de ICMS em políticas de isenção fiscal aos grandes grupos econômicos que, em contrapartida generosa, financiam as suas ricas campanhas eleitorais.

Por tudo isso, o chefe maior dessa quadrilha que governou e governa o Rio nos últimos 10 anos (Sérgio Cabral) está preso em Bangu 8, por lavagem de dinheiro, enriquecimento privado através da gestão pública, propina e conluio com grandes empresas, especialmente as que realizaram obras para a copa do mundo e jogos olímpicos, e enorme lista de outros crimes. Esse grupo político que se apropriou do Estado do Rio de Janeiro, entre eles o governador Luis Fernando Pezão, o presidente da ALERJ Jorge Picciani, Eduardo Cunha, Moreira Franco, e toda cúpula do PMDB.

A UERJ luta, resiste, vive, e vai sobreviver. Nós não vamos deixar essa gang privatista que rouba dinheiro pública privatizar nossa universidade. Vamos lutar para que a sociedade carioca compreenda o que está em jogo, e defenda a UERJ PÚBLICA, GRATUITA, E A SERVIÇOS OS QUE MAIS PRECISAM DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E DAS POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS.