sábado, 4 de outubro de 2014

SOU FUTURA MÉDICA, SOU JOVEM, DE UNIVERSIDADE PÚBLICA, E MEU VOTO É...

COMPARTILHO ESTE DEPOIMENTO DE VANEZA RIBEIRO, JOVEM, ESTUDANTE DE MEDICINA, DA UFF (FUTURA MÉDICA): DEDO NA FERIDA, NÓ NA MADEIRA,
Não sou muito participante dessa rede social, mas acho que mesmo assim tenho o direito de pedir uma coisa. Podem parar com essa história de "médico não vota no PT" ? Vota sim, tanto que eu, futura médica, vou votar. A medicina é ainda, infelizmente, uma classe de trabalhadores muito elitista. Eu estudo com várias pessoas que são filhas de pessoas de classe social muito maiores que a minha, mas isso não é problema nenhum. O problema é: quando eu, filha de um metalúrgico, poderia estar frequentando uma mesma universidade que essas pessoas? Há algum tempo o pobre ia até ensino médio, faculdade alguns poucos, uma faculdade de um curso tão elitizado? Muitíssimos poucos. Meu pai me diz com lindo sorriso no rosto " minha filha, você está nesses lugares de teimosa" e sim ele tem razão. Foi esse governo tãããããão injusto que vocês dizem que proporcionou que tantos filhos de pobres, assim como eu, pudessem estar dentro de uma universidade, pública ou particular, escolhendo o curso que quer fazer e pronto e acabou. Eu tinha um professor que disse uma vez " pra se achar rico ande com pessoas mais pobres que você" e eu guardei isso na minha cabeça. Incomoda quando seus amiguinhos têm alguma chance de ascensão né? Nesse caso você "deixa de ser rico".
Esse negócio de bolsa família também é chato, né? Claro, você não precisa. Você tem seu carro, sua casa no campo, uma na praia e dez empregadas domésticas para cuidarem da sua casa. Esse negócio de bolsa família é chato mesmo,poxa vida.
Outra coisa que é muita chata é esse negócio de mais médicos. Que se explodam essas pessoas afastadas dos centros e que não tem acesso a saúde, né? Você não vai sair do seu lindo centro para atender essas pessoas, mas também não deixa esses tais cubanos, que têm uma linda formação voltada para a atenção básica irem. Que eles morram com doenças simples e que a atenção básica seria capaz de resolver, né ?
É muito fácil falar quando o dinheiro do bolsa família não faz diferença na sua renda. É muito fácil falar quando você tem o plano de saúde mais TOP e vai ser atendido numa rede D'or da vida. Eu não estou aqui pra dizer que esse governo não teve inúmeras falhas e muito menos que esses programas não têm inúmeras falhas. Mas na minha singela opinião foi esse partido que deu direitos aos menos favorecidos, que olhou e viu que eles não são lendas. Olha que incrível ! Eles existem de verdade e têm necessidades sérias. Ainda há muito o que se fazer,porém para mim o caminho é esse. Enfim, não gosto de pronunciar nessas questões políticas, só que isso eu TINHA que dizer. EU VOTO PT. EU VOTO DILMA. EU VOTO 13.