Carga Horária de 16 horas/aulas – 2 dias –
CAPITALISMO E TRABALHO NO BRASIL:
HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E DESAFIOS ATUAIS
Conteúdos:
• Modo de Produção Capitalista:
• As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
• Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
• A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
• A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
• As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
• O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira. O sindicalismo na Ditadura Militar, O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
• Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
• As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências. Sindicalismo na encruzilhada. As estratégias políticas.
• As centrais sindicais atuais: CUT, FS, CSB, UGT, NCS, CTB, CSP/ CONLUTAS,
16 horas/aulas – 2 dias
ANÁLISE DE ESTRUTURA E CONJUNTURA: ESTADO, POLÍTICA, PODER E SOCIEDADE, HOJE:
Conteúdos:
• Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra estrutura e super estrutura.
• A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais
• Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando,
• As classes sociais, a luta de classes,
• A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários
• Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade,
• O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
• Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
• O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais,
• O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
• A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje
• A conjuntura atual: Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa.
16 horas/aulas – 2 dias
SINDICATO E ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO:
CONCEPÇÕES, GESTÃO E PRÁTICA
Conteúdos:
• As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são:
• As relações sindicato X governo X Estado X partidos políticos
• Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura
• O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho:
• O papel do movimento sindical, do sindicato , hoje,
• O papel do(a) delegado(a) sindical, hoje,
• Ser dirigente sindical: Princípios e concepções
• Ética e prática do(a) militante sindical,
• A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho
16 horas/aulas – 2 dias
DISPUTA DE HEGEMONIA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.
Conteúdos:
• Comunicação e disputa de hegemonia, redes sociais, tecnologias digitais, produção e exercícios, linguagem e técnicas de utilizaçao
Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais,
• Exercícios e Técnicas de discursos, O que dizer, como dizer e para quem dizer.
• A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical
• Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação,
• Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone,
• Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.
16 horas/aulas – 2 dias
NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:
ARTE DA MEDIAÇÃO OU ARTE DA GUERRA:
Conteúdos:
• As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
• As concepções e as experiências em negociação.
• A negociação coletiva no setor financeiro/bancário
• Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
• O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
• Exercícios práticos do processo de negociação
16 horas/aulas – 2 dias
A RELAÇÃO ENTRE SINDICATOS, GOVERNOS, PARTIDOS E SOCIEDADE CIVIL
Conteúdos
• O papel do Estado, governos, das instituições da sociedade civil, dos partidos políticos numa sociedade de classes
• Poder, relações de poder, economia e classes sociais. A questão da participação política
• Papel dos movimentos coletivos pela cidadania e direitos sociais, diversidades
• Participação dos sindicatos na construção e controle das políticas públicas
16 horas/aulas – 2 dias
ÉTICA, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GESTÃO E PRÁTICA SINDICAL, HOJE:
Conteúdos
• Ética, relações interpessoais,
• Trabalho coletivo, respeito à diferença
• Importância do estudo e da formação para construção de uma ética solidária e participativa.
• As deformações e burocratizações presentes no sindicalismo hoje,
• A adaptação do movimento sindical à lógica burguesa da competição, individualismo e pragmatismo.
16 horas/aulas – 2 dias
POLÍTICAS PÚBLICAS, SINDICATO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Conteúdos
• Formas de Estado no Modo de Produção Capitalista
• O Estado no Modo de Produção Socialista
• A formação do Estado, poder e serviço público no Brasil
• Serviço público, papel do Estado (poder público), políticas públicas,
• Participação nos conselhos, fóruns de gestão pública,
• A relação entre poder, governo, movimentos sociais e participação política.
• A crise atual, neoliberalismo, alternativas
• Os sindicatos devem participar do Estado?
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
O MINISTRO TUCANO DO GOVERNO DILMA E SEU "REPUBLICANISMO" COVARDE
Ahhhh, quarta feira de cinzas......e o Ministro da Justiça, o tucano José Eduardo Cardozo, do PSDB-SP, diz "enfaticamente" que a Zelotes e a Lava Jato não miram o Lula. Ri muito da estoria da carochinha do ministro tucano. Depois ele contou outras piadas iguais a essas, principalmente aquela onde ele diz que a PF e MPF são "republicanos" (essa piada é a cara do ministro) e outras, como da mula sem cabeça, curupira, negrinho do pastoreio, lobisomem, boitatá, mãe dágua. Ah, e disse que tem "hierarquia e comando" sobre ao Polícia Federal tucana. Ai eu quase engasguei de tanto rir! Pateta é pouco para esse personagem folclórico que acredita ser ministro da....Justiça!!!
A DIREITA E O CERCO AO LULA
Quando é mesmo que sonolenta, burocratizada e preguiçosa direção nacional do PT vai acordar e mobilizar os militantes, diretórios, vereadores, deputados, senadores, governadores, intelectuais, movimentos sociais, sindicatos, e fazer movimentos de rua em defesa de Lula? Que está sendo cercado pela PF, MPF, mídia, como um criminoso? Quando é que o PT e Lula vão sair da defensiva? Ou acham que os inimigos vão recuar? Contemporizar? É faca no pescoço o tempo todo. É luta de classes. O programa de TV do PT fez caras e bocas sobre o tal "pessimismo econômico e político" e pediu: "Não sejamos pessimistas". Patético!! Falta envergadura histórica e espinha dorsal ereta, para enfrentar os desafios que a direita e o conservadorismo estão impondo a todos nós, as tarefas COLETIVAS e de MASSAS que teremos que fazer! PT virou um partido "republicano"? da Ordem? Quem responde?
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