domingo, 23 de fevereiro de 2014

UMA ANÁLISE DO QUADRO ELEITORAL, DO MOSAICO DE CANDIDATURAS, E DAS CHANCES DO CAPITÃO DO MATO SER CANDIDATO.

UMA ANÁLISE DO QUADRO ELEITORAL, DO MOSAICO DE CANDIDATURAS, E DAS CHANCES DO CAPITÃO DO MATO SER CANDIDATO.
(Helder Molina - Blog do Helder Molina.)
* As pesquisas do MDA/CNT; DATAFOLHA, e agora do VOX POPULI/CARTA CAPITAL, que foram publicadas na sexta, sábado e hoje, apontam um cenário consolidado, o de que Dilma se reelegeria no primeiro turno. Segundo a as três pesquisas, Eduardo Campos e Aécio estão empacados. O Aécio empacado há mais tempo está. Aécio não cresce, ao contrário, recua. Fatos novos? Marina? Bem, vejamos:
* A Marina não tem partido ( A "Rede" não teve assinaturas suficientes, e foi "arquivado por incompetência"), e o PSB já tem dono, é o coronel dos Olhos Verdes).
* Num cenário que tenha Marina, Aécio e Barbosa (O Capitão do Mato) se candidatarem – ou seja, se expurgarem Eduardo Campos - há alguma chance de a eleição ir para o segundo turno. Como assim?
* Só que eles têm alguns "pequeníssimos problemas" a resolver. Qual seria o partido do Capitão do Mato? O STF é o partido dele, mas não está legalizado como sigla eleitoral. O Partido STF não pode ter nome na urna eletrônica.
* O PSB não o quer nem para Senador, e para presidente já tém Eduardo Campos.
* O PSDB tem o Aécio, e Serra está no banco de reservas, para derrotar Aécio. O Capitão do Mato aceitaria ser vice no PSDB? Bem que se merecem, o sujeito é muito estrela, vaidoso e arrogante, espaçoso demais para ser vice, onde já se viu! Mesmo que a Globo e a Veja exigissem? Sei não...
* O PPS aderiu ao Eduardo, mas não fede nem cheira, nesta atual disputa.
* O PSOL escolheu Randolphe, a menos que o Freixo, impulsionado pela Globo Overseas tome-lhe o lugar.* O PDT? daria legenda ao Capitão do Mato? Há muita disputa interna, e Lupi está esperneando para "melhorar o preço de sua mercadoria..." Leia-se? Tempo de TV e coligações estaduais
* Tem o PSOL, diriam alguns. A UDN de esquerda bem que poderia oferecer sua legenda para o Capitão do Mato. Se merecem, Chico Alencar vive a elogiar o capataz. Mas o Randolfe já foi escolhido pelo PSOL, ou seria Freixo? Já imaginaram uma chapa Freixo-Sininho? Com os Black Blocs na campanha? Com o ostensivo apoio do grande intelectual Caetano Veloso.
* Tem o PSD do Kassab, mas esse, como bom partido intestino (que é que tem nos intestinos? já viu que os ventos sopram para...Dilma!
* Ah...o Partido da Globo. Sim, o PIG. Mas este só pode fazer campanha (" neutra e com objetividade jornalística", como sempre, mas...falta se legalizar no TSE. E já passou o prazo de legalizar novas legendas. Globo e Capitão do Mato, tudo a ver.
* O PMDB está com a Dilma. Todo o barulho é para "melhorar o preço da mercadoria", como todo partido fisiológico que se preza, que encher os intestinos com quem tem perspectiva de poder. E as pesquisas, como fumaça, apontam o rumo. Ah...e o PMDB, PSDB, PSB, PDT, PPS, PSD, todos, sabem que ainda existe o "FATOR LULA", que é um reserva de Luxo, tipo Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi, no banco, pronto para entrar, se a vitória estiver ameaçada.
* Bem...sobraria ao Capitão do Mato… o PSTU! com 0,06 de tempo de TV, e com sua conhecida e poderosíssima "representatividade de massas e capilaridade social". PSTU apoiaria o "revolucionário negro que varreu a corrupção do Brasil, e limpou a política". Vá, Capitão do Mato. Candidate-se, queremos destogá-lo, e destrona-lo! Venha, sai da toca, digo, da toga!!
(Helder Molina- Blog do Helder Molina)

Helder Molina é licenciado e bacharel em História, mestre em Educação, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, educador e pesquisador sindical.)