Sindicato dos Bancários de Rondônia
Porto Velho
02 e 03 de Dezembro de 2011
Curso de Formação
para dirigentes e representantes sindicais
Concepção, Estrutura,
Organização e Prática Sindical
O material didático (caderno didático metodológico, será enviando nesta semana, para formatação, como logomarca do sindicai, paginação, impressão, encadernação, etc...)
1 - Carga horária: 16 horas/aulas
2 - Público: Dirigentes e representantes sindicais de base
3 - Programa/eixos temáticos
Elementos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil:
Da escravidão, à era Vargas e ao novo sindicalismo.
O que é sindicato, centrais sindicais. Quem são as atuais centrais sindicais
CUT: História e concepção sindical:
Organização por Ramos: Contraf: História e organização do sindicalismo bancário
Organização por Local de Trabalho: Representação sindical de base
O que é ser dirigente/militante sindical
Concepções e práticas do dirigente sindical
Tópicos sobre trabalho decente: Terceirização, precarização e direitos trabalhistas
Tópicos sobre a crise econômica mundial e seus reflexos nas condições de trabalho e direitos dos bancários
4 - Recursos didáticos e metodologia:
Serão utilizados: Caderno didático-metodológico (Apostila com textos básicos sobre os temas); Apresentação dos conteúdos em Power Point; Grupos de estudos e aprofundamento sobre os temas; Vídeos e documentários de curta duração; Jogos e dinâmicas coletivas; Sugestões de leituras para continuidade da formação; Musicas, crônicas e poesias como ilustração e subsídios educativos.
5 - Educador: Helder Molina, historiador, mestre em Educação, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da faculdade de Educação da UERJ, educador da Rede Nacional de Formação da CUT, assessor de formação da CUT-RJ.
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Cursos de Formação 2011 - Temas e Conteúdos
TEMAS/AGENDA CURSOS FORMAÇÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO SINDICAL
Mais de 22 anos na estrada -
Fazendo Formação Política e Sindical e Planejamento para mais de 110 sindicatos
blog: heldermolina.blogspot.com
email: professorheldermolina@gmail.com
Licenciado e Bacharel em História-UFF, mestre em Educação-UFF, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana –UERJ, professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de Formação da CUT-RJ
Temas: Duração de 08 a 16 horas/aulas
- Noções de Economia Política:
Capitalismo, Classes Sociais e Luta de Classes
- Movimento Sindical no Brasil:
História, concepções, estrutura e atualidade
- Ação Sindical e os Direitos dos Trabalhadores:
Neoliberalismo e Pós Neoliberalismo
- Análise de Conjuntura: A organização dos trabalhadores
tempos de crise.
- Relações de Trabalho e Organização dos Trabalhadores no Brasil
- Negociação Coletiva: A Arte da Guerra
Teoria e Prática, Estratégia e Táticas
- Oratória e Linguagem Sindical:
Analisando o papel do movimento sindical, hoje, e aprendendo a falar em público.
- Participação Política, Cidadania e Sindicalismo, hoje!
- Gestão, Ética e Prática Sindical, hoje:
- Atuação sindical, ética política
e participação sindical: O que fazer?
- A organização no local de trabalho:
Sindicato e representação sindical de base.
- As transformações no mundo do trabalho,
e o papel dos sindicatos, hoje.
- Sindicato, participação política e sociedade:
Desafios e tarefas atuais
**************************************
Temas: Duração de 16 a 24 horas/aulas
@ -CAPITALISMO E TRABALHO NO BRASIL,
HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E ATUALIDADE
Conteúdos:
• Capitalismo e Trabalho:
• Modo de Produção Capitalista:
• As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
• A mercadoria. O preço. A mais-valia.
• As classes sociais
• A Revolução Industrial: Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
• O conceito de trabalho: Produção de riquezas, existenciais e identidades. Trabalho assalariado X Trabalho livre:
• Exploração e alienação X emancipação.
• A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
• A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
• As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
• O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
• O sindicalismo na Ditadura Militar, .
• O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
• Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
• As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências. Sindicalismo na encruzilhada. As estratégias políticas.
• Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura.
• As centrais sindicais atuais (CUT, FS, CGTB, UGT, NCS), a CONLUTAS, a Intersindical e a CTB
@ LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE
DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.
Conteúdos:
• Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais,
• Exercícios e Técnicas de discursos, O que dizer, como dizer e para quem dizer.
• A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical
• Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação,
• Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone,
• Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.
@ NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:
ARTE DA MEDIAÇÃO, ARTE DA GUERRA
Conteúdos:
• As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
• As concepções e as experiências em negociação.
• A negociação coletiva no setor financeiro/bancário
• Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
• O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
• Exercícios práticos do processo de negociação
@ COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA:
METODOLOGIA E EXERCÍCIOS
Conteúdos:
• Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra estrutura e super estrutura.
• A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais
• Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando,
• As classes sociais, a luta de classes,
• A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários
• Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade,
• O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
• Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
• O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais,
• O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
• A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje
• A conjuntura atual: Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa.
@ - SINDICATO E ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO: CONCEPÇÕPES, GESTÃO E PRÁTICA
Conteúdos:
• As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são:
• As armadilhas e os perigos da relação sindicato X governo X Estado X partidos políticos
• Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura
• O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho:
• O papel do movimento sindical, do sindicato , hoje,
• O papel do(a) delegado(a) sindical, hoje,
• Ser dirigente sindical: Princípios e concepções
• Ética e prática do(a) militante sindical,
• A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho
@ CURSO DE GESTÃO SINDICAL E
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SINDICAL
Conteúdos
• DIAGNÓSTICO: Quem somos (missão, meta)
• O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
• Quais recursos temos disponíveis
• Humanos (nomes, qualificações e funções)
• Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
• Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
• Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
• ANÁLISE DA CONJUNTURA, CENÁRIOS E CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
• Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
• MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
• Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
• Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
• MAPA AÇÕES ESTRATÉGICAS
• Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,
• QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
• Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
• Prazos para execução
• Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
• Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento)
• Recursos necessários e disponíveis.
Referências?
Pode consultar estas entidades:
Licenciado e Bacharel em História-UFF, mestre em Educação-UFF, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana –UERJ, professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de Formação da CUT-RJ
Mais de 22 anos na estrada -
Fazendo Formação Política e Sindical e Planejamento para mais de 110 sindicatos
blog: heldermolina.blogspot.com
email: professorheldermolina@gmail.com
Licenciado e Bacharel em História-UFF, mestre em Educação-UFF, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana –UERJ, professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de Formação da CUT-RJ
Temas: Duração de 08 a 16 horas/aulas
- Noções de Economia Política:
Capitalismo, Classes Sociais e Luta de Classes
- Movimento Sindical no Brasil:
História, concepções, estrutura e atualidade
- Ação Sindical e os Direitos dos Trabalhadores:
Neoliberalismo e Pós Neoliberalismo
- Análise de Conjuntura: A organização dos trabalhadores
tempos de crise.
- Relações de Trabalho e Organização dos Trabalhadores no Brasil
- Negociação Coletiva: A Arte da Guerra
Teoria e Prática, Estratégia e Táticas
- Oratória e Linguagem Sindical:
Analisando o papel do movimento sindical, hoje, e aprendendo a falar em público.
- Participação Política, Cidadania e Sindicalismo, hoje!
- Gestão, Ética e Prática Sindical, hoje:
- Atuação sindical, ética política
e participação sindical: O que fazer?
- A organização no local de trabalho:
Sindicato e representação sindical de base.
- As transformações no mundo do trabalho,
e o papel dos sindicatos, hoje.
- Sindicato, participação política e sociedade:
Desafios e tarefas atuais
**************************************
Temas: Duração de 16 a 24 horas/aulas
@ -CAPITALISMO E TRABALHO NO BRASIL,
HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E ATUALIDADE
Conteúdos:
• Capitalismo e Trabalho:
• Modo de Produção Capitalista:
• As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
• A mercadoria. O preço. A mais-valia.
• As classes sociais
• A Revolução Industrial: Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
• O conceito de trabalho: Produção de riquezas, existenciais e identidades. Trabalho assalariado X Trabalho livre:
• Exploração e alienação X emancipação.
• A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
• A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
• As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
• O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
• O sindicalismo na Ditadura Militar, .
• O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
• Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
• As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências. Sindicalismo na encruzilhada. As estratégias políticas.
• Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura.
• As centrais sindicais atuais (CUT, FS, CGTB, UGT, NCS), a CONLUTAS, a Intersindical e a CTB
@ LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE
DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.
Conteúdos:
• Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais,
• Exercícios e Técnicas de discursos, O que dizer, como dizer e para quem dizer.
• A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical
• Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação,
• Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone,
• Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.
@ NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:
ARTE DA MEDIAÇÃO, ARTE DA GUERRA
Conteúdos:
• As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
• As concepções e as experiências em negociação.
• A negociação coletiva no setor financeiro/bancário
• Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
• O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
• Exercícios práticos do processo de negociação
@ COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA:
METODOLOGIA E EXERCÍCIOS
Conteúdos:
• Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra estrutura e super estrutura.
• A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais
• Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando,
• As classes sociais, a luta de classes,
• A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários
• Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade,
• O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
• Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
• O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais,
• O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
• A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje
• A conjuntura atual: Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa.
@ - SINDICATO E ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO: CONCEPÇÕPES, GESTÃO E PRÁTICA
Conteúdos:
• As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são:
• As armadilhas e os perigos da relação sindicato X governo X Estado X partidos políticos
• Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura
• O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho:
• O papel do movimento sindical, do sindicato , hoje,
• O papel do(a) delegado(a) sindical, hoje,
• Ser dirigente sindical: Princípios e concepções
• Ética e prática do(a) militante sindical,
• A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho
@ CURSO DE GESTÃO SINDICAL E
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SINDICAL
Conteúdos
• DIAGNÓSTICO: Quem somos (missão, meta)
• O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
• Quais recursos temos disponíveis
• Humanos (nomes, qualificações e funções)
• Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
• Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
• Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
• ANÁLISE DA CONJUNTURA, CENÁRIOS E CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
• Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
• MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
• Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
• Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
• MAPA AÇÕES ESTRATÉGICAS
• Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,
• QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
• Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
• Prazos para execução
• Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
• Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento)
• Recursos necessários e disponíveis.
Referências?
Pode consultar estas entidades:
Licenciado e Bacharel em História-UFF, mestre em Educação-UFF, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana –UERJ, professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de Formação da CUT-RJ
Formação de Formadores - FF - Formação Continuada 2011 e nova turma FF 2012
09 e 10 de Dezembro de 2011
(Sex/Sab) - 09:00 às 17:00
Curso de Formação de Formadores - FF
Formação Continuada 2010 e 2011
e Nova Turma de FF 2012
Local:
Rio de Janeiro
Promoção:
Escola Sindical 7 de Outubro - PNF/SNF/CUT
Participantes:
Dirigentes, militantes e assessores dos sindicatos e federações CUTistas do
Rio de Janeiro + Minas Gerais + Espírito Santo
Atenção participantes do Curso de Formação de Formadores da CUT-RJ, turmas 2010 e 2011
Este informação, convite, convocação, enfim, é para os(as) participantes das duas turmas de FF - Formação de Formadores.
Em 2010 o curso foi na Escola Sindical 7 de Outubro, e o Zé Carlos(Federação dos Químicos), Jaqueline e Cida (Bancários do Rio) participaram até o Módulo II, não concluíram o curso.
Em 2011 realizamos o curso aqui no Rio, no Sisejufe, participaramAlexandre Ventura (que justificou ausências nos módulos II e III),Rita Motta (quem também não pode participar dos módulo II e III).Damaris(Sinpaf-CUT) e Marize Duarte(Bancários Niterói) (que não concluíram os módulos II e III). Todos(as) podem recomeçar, continuar o FF, estando presente neste módulo de formação continuada.
Os(as) demais concluiram: Sérgio Abbade, Ponciano, Wellington, Marcos Alvarenga, Leila, Angela, Marlana, Jaqueline, Luis Otávio e Cássia. Estão convidados à continuar o processo de formação de formadores.
Deliberamos no EREFOR - Encontro Regional de Formação, acontecido em Outubro/2011, na Escola 7, em Belo Horizonte, com a presença da participação da Secretaria Nacional de Formação (Tino participou do encontro inteiro), e da equipe da Escola Sindical 7 de Outubro, e de representantes das CUTs Rio, Minas e Espírito Santo, entre outras questões:
a) - Fazer a Formação Continuada do FF, dos que participaram dos FFs de 2010 e 2011.
b) - Iniciar, ainda em 2011, nova turma do FF (2012), para aproveitar o orçamento de 2011 e os recursos financeiros já garantidos e disponíveis na Escola 7
Assim, os "antigos" (isto é, os que participaram, todo ou em parte, dos módulos de 2010 e 2011) e os "novos" (que serão chamados/inscritos/selecionados para uma nova turma, ainda em novembro/2011, que se inicia agora, e continuará em 2012, após o carnaval)
Portanto, um MÓDULO ÚNICO - DE NIVELAMENTO METODOLÓGICO: A CONCEPÇÃO TEÓRICO-POLÍTICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES,
Concepção construída coletivamente pela Rede Nacional de Formação da CUT, cujas matrizes teóricas são as sínteses dialéticas da Educação Popular Freiriana, da Teologia da Libertação, e do Materialismo Histórico e Dialético (de Marx e Gramsci).
Portanto, vocês estão convidados/convocados para o Módulo de Nivelamento Teórico-Político e Metodológico, nos dias 09 e 10 de Dezembro de 2012, sexta e sábado, aqui no Rio de Janeiro.Participaram os "antigos e novos", do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O financiamento integral da atividade será com recursos do PAS-PNF/ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO, que inclui hotel (hospedagem para os de Minas e do Espírito Santo), alimentação para todos, transporte, material didático, etc.
Não podemos mudar a data (09 e 10 de Dezembro), pois ela foi negociada coletivamente, entre as 3 CUTs e a SNF/ESCOLA 7.
Porque dezembro? porque temos que iniciar a turma ainda em 2011, sob pena de perdemos os recursos já destinados para 2011, dando continuidade em 2012.
E porque em dezembro as "agendas sindicais" e corporativas já estão entrando em recesso, fim de ano, férias...
Dezembro, apesar de algumas categorias ainda estarem em luta/campanha salarial/mobilizações, como é o caso dos petroleiros e do judiciário federal, já é período de confraternizações, balanço, planejamento,etc..
Aguardamos sua confirmação de presença, em caso não resposta a este email, consideramos que você desistiu ou está impossibilitado de continuar no curso.
Aguardamos vossa generosa, gentil, atenta, solidária,comprometida, engajada e pontual e imediata resposta a esta mensagem.
Saudações CUTistas
Helder Molina e Maria do Carmo Costa
Equipe do FF
Roberto Ponciano
Secretário de Formação da CUT-RJ
(Sex/Sab) - 09:00 às 17:00
Curso de Formação de Formadores - FF
Formação Continuada 2010 e 2011
e Nova Turma de FF 2012
Local:
Rio de Janeiro
Promoção:
Escola Sindical 7 de Outubro - PNF/SNF/CUT
Participantes:
Dirigentes, militantes e assessores dos sindicatos e federações CUTistas do
Rio de Janeiro + Minas Gerais + Espírito Santo
Atenção participantes do Curso de Formação de Formadores da CUT-RJ, turmas 2010 e 2011
Este informação, convite, convocação, enfim, é para os(as) participantes das duas turmas de FF - Formação de Formadores.
Em 2010 o curso foi na Escola Sindical 7 de Outubro, e o Zé Carlos(Federação dos Químicos), Jaqueline e Cida (Bancários do Rio) participaram até o Módulo II, não concluíram o curso.
Em 2011 realizamos o curso aqui no Rio, no Sisejufe, participaramAlexandre Ventura (que justificou ausências nos módulos II e III),Rita Motta (quem também não pode participar dos módulo II e III).Damaris(Sinpaf-CUT) e Marize Duarte(Bancários Niterói) (que não concluíram os módulos II e III). Todos(as) podem recomeçar, continuar o FF, estando presente neste módulo de formação continuada.
Os(as) demais concluiram: Sérgio Abbade, Ponciano, Wellington, Marcos Alvarenga, Leila, Angela, Marlana, Jaqueline, Luis Otávio e Cássia. Estão convidados à continuar o processo de formação de formadores.
Deliberamos no EREFOR - Encontro Regional de Formação, acontecido em Outubro/2011, na Escola 7, em Belo Horizonte, com a presença da participação da Secretaria Nacional de Formação (Tino participou do encontro inteiro), e da equipe da Escola Sindical 7 de Outubro, e de representantes das CUTs Rio, Minas e Espírito Santo, entre outras questões:
a) - Fazer a Formação Continuada do FF, dos que participaram dos FFs de 2010 e 2011.
b) - Iniciar, ainda em 2011, nova turma do FF (2012), para aproveitar o orçamento de 2011 e os recursos financeiros já garantidos e disponíveis na Escola 7
Assim, os "antigos" (isto é, os que participaram, todo ou em parte, dos módulos de 2010 e 2011) e os "novos" (que serão chamados/inscritos/selecionados para uma nova turma, ainda em novembro/2011, que se inicia agora, e continuará em 2012, após o carnaval)
Portanto, um MÓDULO ÚNICO - DE NIVELAMENTO METODOLÓGICO: A CONCEPÇÃO TEÓRICO-POLÍTICO-METODOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES,
Concepção construída coletivamente pela Rede Nacional de Formação da CUT, cujas matrizes teóricas são as sínteses dialéticas da Educação Popular Freiriana, da Teologia da Libertação, e do Materialismo Histórico e Dialético (de Marx e Gramsci).
Portanto, vocês estão convidados/convocados para o Módulo de Nivelamento Teórico-Político e Metodológico, nos dias 09 e 10 de Dezembro de 2012, sexta e sábado, aqui no Rio de Janeiro.Participaram os "antigos e novos", do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O financiamento integral da atividade será com recursos do PAS-PNF/ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO, que inclui hotel (hospedagem para os de Minas e do Espírito Santo), alimentação para todos, transporte, material didático, etc.
Não podemos mudar a data (09 e 10 de Dezembro), pois ela foi negociada coletivamente, entre as 3 CUTs e a SNF/ESCOLA 7.
Porque dezembro? porque temos que iniciar a turma ainda em 2011, sob pena de perdemos os recursos já destinados para 2011, dando continuidade em 2012.
E porque em dezembro as "agendas sindicais" e corporativas já estão entrando em recesso, fim de ano, férias...
Dezembro, apesar de algumas categorias ainda estarem em luta/campanha salarial/mobilizações, como é o caso dos petroleiros e do judiciário federal, já é período de confraternizações, balanço, planejamento,etc..
Aguardamos sua confirmação de presença, em caso não resposta a este email, consideramos que você desistiu ou está impossibilitado de continuar no curso.
Aguardamos vossa generosa, gentil, atenta, solidária,comprometida, engajada e pontual e imediata resposta a esta mensagem.
Saudações CUTistas
Helder Molina e Maria do Carmo Costa
Equipe do FF
Roberto Ponciano
Secretário de Formação da CUT-RJ
A ruina civilizatória do capitalismo, o labirinto e as respostas das ruas
22/11/2011 – 14:00 às 17:30
A ruína civilizatória do capitalismo, o labirinto e as respostas das ruas.
Helder Molina (PPFH/UERJ)
Veja programação completa
VI SEMINÁRIO
ESTADO E DESENVOLVIMENTO:
CONTRADIÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
VI Seminário de Estudos e Pesquisas
Projetos Integados UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz
22 a 24/11
Coordenação e Comissão Científica:
Gaudêncio Frigotto (UERJ); Maria Ciavatta (UFF);
Marise Ramos (UERJ; EPSJV-Fiocruz)
Locais:
- 22/11 - Terça
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ (22/11);
- 23/11 - Quarta
UERJ/Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH;
- 24/11 - Quinta
UFF/Faculdade de Educação - Bloco D - Gragoatá/Niterói-RJ:
Tema
Estado e Desenvolvimento:
contradições do Brasil contemporâneo
> Ao definirmos Estado e Desenvolvimento: contradições do Brasil contemporâneo como tema central do VI Seminário dos Projetos Integrados UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz, pretendemos recuparar as análises sobre a relação entre Desenvolvimento, Economia, Educação, Ciência e Cultura realizadas em 2011 apartir de uma literatura básica, agora sob o recorte dos objetos específicos de cada participante.
> Tendo o materialismo histórico como concepção de realidade e método de análise, destacamos a importância de se buscar explicitar as tensões, os conflitos e as contradições que se dão no plano do real.
> A questão mais geral de atravessou os debates ao longo do ano é se o fato de o desenvolvimento ter voltado à agenda econômica, política e sócio-cultural no Brasil contemporâneo expressa apenas continuidade do neoliberalismo ou evidencia contradições pelas quais se pode mover no plano da contra-hegemonia.
> Desta questão emergem outras específicas relativas à educação, à ciência e à cultura que os debates nos trouxeram e que poderão ser aprofundadas no seminário.
Programação
22/11/2011 – 9:00 às 12:30
Contradições do desenvolvimento no capitalismo, trabalho e educação
Trabalhos
1. Trabalho, Educação e projeto societário de desenvolvimento no Brasil:
O “gigante de pés de barro".
Gaudêncio Frigotto (PPFH/UERJ).
2. A Cultura da Dependência e suas Contradições.
Sonia Ferreira (PPFH/UERJ)
3. Priorizar a educação para ter direitos e resgatar nossa soberania enquanto Nação.
Elisabeth Orletti (UFRJ)
Comunicação: Emancipação Humana: ações e contradições
Sebastião Gonçalves (Dinter UNIOESTE/PPFH)
22/11/2011 – 14:00 às 17:30
Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
Trabalhos:
1. Redescobrindo a Política.
Manoel Porto (PPFH/UERJ)
2. Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina: desafios para a transformação social. Jaime Zitkoski (PPFH/UERJ).
3. A ruína civilizatória do capitalismo, o labirinto e as respostas das ruas.
Helder Molina (PPFH/UERJ)
4. Democracia e Desenvolvimento: Venezuela, Brasil e Articulações Possíveis.
Mariana Bruce (PPGH/UFF)
23/11 - 9:00 às 12:30
Trabalho, ciência e cultura no ensino médio
Trabalhos:
1. Desenvolvimento e formação integrada: os limites do conceito e da prática.
Maria Ciavatta (PPEdu/UFF).
2. Um Breve Levantamento Sobre o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio.
Thaís Moraes (PPEdu/UFF).
3. Imagem e Politecnia: experiência da educação politécnica na crítica da cultura e imagem.
Gregório Albuquerque (PPEdu/UFF)
Comunicação: Políticas de formação continuada do professor: o programa de desenvolvimento educacional no Paraná – limites, desafios e perspectivas.
Janaina Almeida (Dinter UNIOESTE/PPFH)
23/11 - 14:00 às 17:30
Desenvolvimento, diferenciação e inclusão escolar
Trabalhos
1. Escolarização e Diferenciação Formativa no Brasil de Hoje.
Eveline Algebaile (PPFFP/UERJ; PPFH/UERJ);
Sabrina Batista Artmann (PPFFP/UERJ); Diego Jasmin Marino (PPFFP/UERJ)
2. As Políticas de Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência em Curso no Brasil: Questões Preliminares.
Luiz Antonio Araújo (PPFH/UERJ)
3. A Relação entre Educação e Pobreza no Contexto do Desenvolvimento Social no Brasil.
Mariana Melo (PPSS/UERJ)
Comunicação
Análise da(s) experiência(s) de escolarização e da formação do sujeito concreto nos MSPdoC: possibilidades e contradições
Cecília Ghedini (Dinter UNIOESTE/PPFH)
24/11 – 9:00 às 11:00
Trabalho, Educação e experiência humana
1. Conhecimento e experiência na relação trabalho, educação e saúde. Marise Ramos (PPFH/UERJ; PPEPS.EPSJV/Fiocruz.
2. Vinicultores/as do Sul, Canavieiros/as do Nordeste: olhares sobre o desenvolvimento local.
Damiana França (PPEdu/UFRGS); Naira Franzoi (PPEdu/UFRGS)
Comunicação: Saúde do trabalhador da educação na pauta de sindicatos de docentes do ensino superior no estado do Paraná
Leda Gouvêa (Dinter UNIOESTE/PPFH)
Comunicação: Os impactos do programa bolsa-família sobre a educação e a pobreza: uma análise em território de fronteira
Denise Rissato (Dinter UNIOESTE/PPFH)
24/11 – 11:00 às 12:30
Síntese e encaminhamentos
A ruína civilizatória do capitalismo, o labirinto e as respostas das ruas.
Helder Molina (PPFH/UERJ)
Veja programação completa
VI SEMINÁRIO
ESTADO E DESENVOLVIMENTO:
CONTRADIÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
VI Seminário de Estudos e Pesquisas
Projetos Integados UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz
22 a 24/11
Coordenação e Comissão Científica:
Gaudêncio Frigotto (UERJ); Maria Ciavatta (UFF);
Marise Ramos (UERJ; EPSJV-Fiocruz)
Locais:
- 22/11 - Terça
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ (22/11);
- 23/11 - Quarta
UERJ/Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH;
- 24/11 - Quinta
UFF/Faculdade de Educação - Bloco D - Gragoatá/Niterói-RJ:
Tema
Estado e Desenvolvimento:
contradições do Brasil contemporâneo
> Ao definirmos Estado e Desenvolvimento: contradições do Brasil contemporâneo como tema central do VI Seminário dos Projetos Integrados UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz, pretendemos recuparar as análises sobre a relação entre Desenvolvimento, Economia, Educação, Ciência e Cultura realizadas em 2011 apartir de uma literatura básica, agora sob o recorte dos objetos específicos de cada participante.
> Tendo o materialismo histórico como concepção de realidade e método de análise, destacamos a importância de se buscar explicitar as tensões, os conflitos e as contradições que se dão no plano do real.
> A questão mais geral de atravessou os debates ao longo do ano é se o fato de o desenvolvimento ter voltado à agenda econômica, política e sócio-cultural no Brasil contemporâneo expressa apenas continuidade do neoliberalismo ou evidencia contradições pelas quais se pode mover no plano da contra-hegemonia.
> Desta questão emergem outras específicas relativas à educação, à ciência e à cultura que os debates nos trouxeram e que poderão ser aprofundadas no seminário.
Programação
22/11/2011 – 9:00 às 12:30
Contradições do desenvolvimento no capitalismo, trabalho e educação
Trabalhos
1. Trabalho, Educação e projeto societário de desenvolvimento no Brasil:
O “gigante de pés de barro".
Gaudêncio Frigotto (PPFH/UERJ).
2. A Cultura da Dependência e suas Contradições.
Sonia Ferreira (PPFH/UERJ)
3. Priorizar a educação para ter direitos e resgatar nossa soberania enquanto Nação.
Elisabeth Orletti (UFRJ)
Comunicação: Emancipação Humana: ações e contradições
Sebastião Gonçalves (Dinter UNIOESTE/PPFH)
22/11/2011 – 14:00 às 17:30
Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
Trabalhos:
1. Redescobrindo a Política.
Manoel Porto (PPFH/UERJ)
2. Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina: desafios para a transformação social. Jaime Zitkoski (PPFH/UERJ).
3. A ruína civilizatória do capitalismo, o labirinto e as respostas das ruas.
Helder Molina (PPFH/UERJ)
4. Democracia e Desenvolvimento: Venezuela, Brasil e Articulações Possíveis.
Mariana Bruce (PPGH/UFF)
23/11 - 9:00 às 12:30
Trabalho, ciência e cultura no ensino médio
Trabalhos:
1. Desenvolvimento e formação integrada: os limites do conceito e da prática.
Maria Ciavatta (PPEdu/UFF).
2. Um Breve Levantamento Sobre o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio.
Thaís Moraes (PPEdu/UFF).
3. Imagem e Politecnia: experiência da educação politécnica na crítica da cultura e imagem.
Gregório Albuquerque (PPEdu/UFF)
Comunicação: Políticas de formação continuada do professor: o programa de desenvolvimento educacional no Paraná – limites, desafios e perspectivas.
Janaina Almeida (Dinter UNIOESTE/PPFH)
23/11 - 14:00 às 17:30
Desenvolvimento, diferenciação e inclusão escolar
Trabalhos
1. Escolarização e Diferenciação Formativa no Brasil de Hoje.
Eveline Algebaile (PPFFP/UERJ; PPFH/UERJ);
Sabrina Batista Artmann (PPFFP/UERJ); Diego Jasmin Marino (PPFFP/UERJ)
2. As Políticas de Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência em Curso no Brasil: Questões Preliminares.
Luiz Antonio Araújo (PPFH/UERJ)
3. A Relação entre Educação e Pobreza no Contexto do Desenvolvimento Social no Brasil.
Mariana Melo (PPSS/UERJ)
Comunicação
Análise da(s) experiência(s) de escolarização e da formação do sujeito concreto nos MSPdoC: possibilidades e contradições
Cecília Ghedini (Dinter UNIOESTE/PPFH)
24/11 – 9:00 às 11:00
Trabalho, Educação e experiência humana
1. Conhecimento e experiência na relação trabalho, educação e saúde. Marise Ramos (PPFH/UERJ; PPEPS.EPSJV/Fiocruz.
2. Vinicultores/as do Sul, Canavieiros/as do Nordeste: olhares sobre o desenvolvimento local.
Damiana França (PPEdu/UFRGS); Naira Franzoi (PPEdu/UFRGS)
Comunicação: Saúde do trabalhador da educação na pauta de sindicatos de docentes do ensino superior no estado do Paraná
Leda Gouvêa (Dinter UNIOESTE/PPFH)
Comunicação: Os impactos do programa bolsa-família sobre a educação e a pobreza: uma análise em território de fronteira
Denise Rissato (Dinter UNIOESTE/PPFH)
24/11 – 11:00 às 12:30
Síntese e encaminhamentos
Encontro Nacional de Formação da CUT - ENAFOR - 22 a 25/11- Floripa-SC
XVII - ENAFOR - Encontro Nacional de Formação da CUT
XVII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO
ENAFOR - 22, 23, 24 e 25/11/2011
Local: Escola Sindical Sul da CUT,
Florianópolis - SC.
Público: Membros da Direção Executiva Nacional; Secretários/as de Formação das Estaduais da CUT; Secretários/as de Formação das Confederações e Federações Nacionais; Coordenações das Escolas Sindicais e da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha; Educadores das Escolas Sindicais da CUT e da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha; 2 representantes de Coletivos Estaduais de Formação.
Como é do conhecimento de todos/as,
o ENAFOR é o mais importante espaço de debate e redefinições da estratégia formativa da CUT, cujos encaminhamentos são submetidos posteriormente a Direção Executiva Nacional para deliberação
Pauta
1. Deliberações da 13ª Plenária e a Estratégia da Política Nacional de Formação
2. Balanço das ações desenvolvidas no período 2010 - 2011
3. As prioridades da PNF para 2012 frente aos desafios da CUT
4. Financiamento da Formação Sindical
5. Encaminhamentos.
XVII ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO
ENAFOR - 22, 23, 24 e 25/11/2011
Local: Escola Sindical Sul da CUT,
Florianópolis - SC.
Público: Membros da Direção Executiva Nacional; Secretários/as de Formação das Estaduais da CUT; Secretários/as de Formação das Confederações e Federações Nacionais; Coordenações das Escolas Sindicais e da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha; Educadores das Escolas Sindicais da CUT e da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha; 2 representantes de Coletivos Estaduais de Formação.
Como é do conhecimento de todos/as,
o ENAFOR é o mais importante espaço de debate e redefinições da estratégia formativa da CUT, cujos encaminhamentos são submetidos posteriormente a Direção Executiva Nacional para deliberação
Pauta
1. Deliberações da 13ª Plenária e a Estratégia da Política Nacional de Formação
2. Balanço das ações desenvolvidas no período 2010 - 2011
3. As prioridades da PNF para 2012 frente aos desafios da CUT
4. Financiamento da Formação Sindical
5. Encaminhamentos.
SINPEEM-SP - Atuação dos sindicatos prejudica a educação??
22° Congresso do SINPEEM, no Palácio das Convenções do Anhembi, com o tema “Contrastes: o cultural, o social e o político na educação”.
25/10/2011 - Terça Feira - 14:00 às 18:00
Mesa:
“A atuação dos sindicatos prejudica a qualidade do ensino?”
Palestrantes/debatedores:
- Helder Molina - Historiador,professor da UERJ,educador e assessor sindical
- Roberto Franklin de Leão - Professor,presidente da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.
25/10/2011 - Terça Feira - 14:00 às 18:00
Mesa:
“A atuação dos sindicatos prejudica a qualidade do ensino?”
Palestrantes/debatedores:
- Helder Molina - Historiador,professor da UERJ,educador e assessor sindical
- Roberto Franklin de Leão - Professor,presidente da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.
Sinpaf/Codevasf - Assédio Moral - Condições e Relações de Trabalho - Gestão e Processos de Trabalho
SINPAF - CODEVASF
Curso de Capacitação Profissional e Política
Para Servidores da CODEVASF
Brasília-DF, 07 a11/11/2011
ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO SOCIAL
E ÉTICO PROFISSIONAL
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisador e educador sindical
Justificativa:
Diante das constantes e profundas transformações no mundo do trabalho; da reorganização do Estado; da ampliação das políticas públicas e dos direitos da cidadania; e da reestruturação do Estado e do Serviço Público e do movimento sindical, os trabalhadores técnicos administrativos precisam estar em permanente busca de capacitação, no sentido de melhorar os processos e relações de trabalho, e de construção de novos conhecimentos, de atualização profissional e sindical.
A capacitação profissional e sindical contribui para valorizar o serviço e o servidor público, como agentes capazes de executar essas transformações, através de capacitação direcionada às atividades que desenvolvem, tanto nas suas funções e obrigações profissionais, quanto na sua participação política e cidadã, nas suas reivindicações sociais e sindicais.
Dessa forma, este projeto formaliza a expectativa em relação ao desenvolvimento de competências técnicas dos servidores da CODEVASF, como foco na estudo e analise da construção do Estado brasileiro, e articulação entre os movimentos sociais e a sociedade civil, a relação entre Estado, universidade pública e movimentos sociais, e na estruturação do mundo do trabalho, da conquista dos direitos dos trabalhadores e suas organizações sindicais , de forma a garantir uma universidade pública que seja referência de qualidade e de mobilização pela democratização do conhecimento e dos direitos de cidadania à maioria da população.
2. Objetivos específicos deste curso
a) Desenvolver um curso básico sobre Direitos dos Trabalhadores, Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida, com foco no combate ao Assédio Moral e todas as suas formas e conteúdos de manifestação no local de trabalho, como prática abusiva de poder, discriminação e violência profissional, moral e ética, contra os trabalhadores.
b) Conhecer e exercitar a mediação e resolução de conflitos como relação fundamental nas empresas e órgãos públicos, e as relações ético profissionais como parte atividade essencial para construção do ambiente profissional e relações de trabalho e enfrentar de forma coletiva os problemas estas relações, no sentido de resolve-las.
3. Data e Carga Horária
07 a 11 de Novembro de 2011
Carga Horária de 20 horas – 4 módulos de 5 horas/aulas cada.
07 a 11/11/2011 – das 14:00 às 18:00.
4. Temário
-
- Modo de produção capitalista, exploração do trabalho e assédio moral
- Lógicas liberal, gestão empresarial, lucro e produtividade
- Direitos dos Trabalhadores,
- Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida e Assédio Moral
- Conceito de Assédio Moral e suas conseqüência profissionais, físicas e morais.
- Formas de prevenção
- Conseqüências psicológicas e jurídicas do assédio para a vítima,
- Ação sindical contra o assédio moral
- Convenções da OIT
6 – Recursos didáticos e metodológicos
- Utilização de diversas linguagens e recursos:
- Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point;
- Estudos de textos básicos sobre os temas;
- Exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas;
- Utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias;
- Dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração,
- Atividades intercursos e pós cursos.
7 - Avaliação:
Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.
8 – Educador:
Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Trabalho, Educação, Estado, Políticas Públicas, Classes Sociais, Sindicalismo, Movimentos Sociais
Curso de Capacitação Profissional e Política
Para Servidores da CODEVASF
Brasília-DF, 07 a11/11/2011
ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO SOCIAL
E ÉTICO PROFISSIONAL
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisador e educador sindical
Justificativa:
Diante das constantes e profundas transformações no mundo do trabalho; da reorganização do Estado; da ampliação das políticas públicas e dos direitos da cidadania; e da reestruturação do Estado e do Serviço Público e do movimento sindical, os trabalhadores técnicos administrativos precisam estar em permanente busca de capacitação, no sentido de melhorar os processos e relações de trabalho, e de construção de novos conhecimentos, de atualização profissional e sindical.
A capacitação profissional e sindical contribui para valorizar o serviço e o servidor público, como agentes capazes de executar essas transformações, através de capacitação direcionada às atividades que desenvolvem, tanto nas suas funções e obrigações profissionais, quanto na sua participação política e cidadã, nas suas reivindicações sociais e sindicais.
Dessa forma, este projeto formaliza a expectativa em relação ao desenvolvimento de competências técnicas dos servidores da CODEVASF, como foco na estudo e analise da construção do Estado brasileiro, e articulação entre os movimentos sociais e a sociedade civil, a relação entre Estado, universidade pública e movimentos sociais, e na estruturação do mundo do trabalho, da conquista dos direitos dos trabalhadores e suas organizações sindicais , de forma a garantir uma universidade pública que seja referência de qualidade e de mobilização pela democratização do conhecimento e dos direitos de cidadania à maioria da população.
2. Objetivos específicos deste curso
a) Desenvolver um curso básico sobre Direitos dos Trabalhadores, Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida, com foco no combate ao Assédio Moral e todas as suas formas e conteúdos de manifestação no local de trabalho, como prática abusiva de poder, discriminação e violência profissional, moral e ética, contra os trabalhadores.
b) Conhecer e exercitar a mediação e resolução de conflitos como relação fundamental nas empresas e órgãos públicos, e as relações ético profissionais como parte atividade essencial para construção do ambiente profissional e relações de trabalho e enfrentar de forma coletiva os problemas estas relações, no sentido de resolve-las.
3. Data e Carga Horária
07 a 11 de Novembro de 2011
Carga Horária de 20 horas – 4 módulos de 5 horas/aulas cada.
07 a 11/11/2011 – das 14:00 às 18:00.
4. Temário
-
- Modo de produção capitalista, exploração do trabalho e assédio moral
- Lógicas liberal, gestão empresarial, lucro e produtividade
- Direitos dos Trabalhadores,
- Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida e Assédio Moral
- Conceito de Assédio Moral e suas conseqüência profissionais, físicas e morais.
- Formas de prevenção
- Conseqüências psicológicas e jurídicas do assédio para a vítima,
- Ação sindical contra o assédio moral
- Convenções da OIT
6 – Recursos didáticos e metodológicos
- Utilização de diversas linguagens e recursos:
- Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point;
- Estudos de textos básicos sobre os temas;
- Exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas;
- Utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias;
- Dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração,
- Atividades intercursos e pós cursos.
7 - Avaliação:
Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.
8 – Educador:
Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Trabalho, Educação, Estado, Políticas Públicas, Classes Sociais, Sindicalismo, Movimentos Sociais
Curso Cooperativismo, Mundo do Trabalho e Sócio Economia
Curso de Formação em Sócio Economia,
Mundo do Trabalho e Cooperativismo
Para Gestores, educadores e instrutores em cooperatismo-SESCOOP
Promoção: SESCOOP - Sistema de Capacitação em Cooperativismo/OCB
Educador:
• Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Movimentos Sociais, Associativismo, Sindicalismo, Trabalho, Educação, Classes Sociais, Estado e Políticas Públicas
- Módulo I - 08/10: 13:00 - 18:00
- Módulo II – 22/10: 09:00 – 12:00
- Módulo III - 22/10: 14:00 – 18:00
- Módulo IV - 05/11: 13:00 – 18:00
- Total: 20 horas/aulas
1 – Justificativa:
@ Cooperativismo é uma estratégia de organização dos trabalhadores, tanto para produção, consumo e distribuição de riqueza, centrada na valorização do ser humano e não do capital. Os empreendimentos não possuem um “patrão”: todos e todas são responsáveis pela elaboração, processos e divisão de trabalho e de lucros.
@ Se diferenciando da relação capitalista de patrão X empregado, opressor x oprimido, para um processo de troca e compartilhamento entre auto-produtores e de valor justo do trabalho.
@ Tem base no associativismo, autogestão, buscando a sustentabilidade econômica, e solidariedade comunitária, e é direcionado para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, com a finalidade da reprodução ampliada da vida, numa perspectiva de consciência de classe, autonomia e emancipação econômico social, e ético político do dos trabalhadores.
2 - Objetivos:
a) Formar continuamente educadores e gestores sobre as concepções, princípios e processo histórico do cooperativismo, economia social, mundo do trabalho e organização dos trabalhadores,
b) Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo do cooperativismo
c) Contribuir para reflexão contínua e crítica sobre o cooperativismo como forma de inserção produtiva, sociabilização da produção, geração de trabalho, emprego e renda
d) Conhecer os processos de gestão e administração, aspectos jurídicos e organizativos das cooperativas e empreendimento.
3 - Público Alvo
@ Gestores, educadores, consultores, instrutores do SESCOOP, cooperativas e empreendimentos
4 - Carga Horária
@ 20 horas, divididas em 4 módulos de 5 horas cada
5 – Eixos temáticos, programa, metodologia e recursos didáticos
@ Utilização de de diversas linguagens e recursos: Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point; estudos de textos básicos sobre os temas; exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas; utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias; dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração, atividades intercursos e pós cursos.
Módulo I – 5 horas/aulas - 08/10 – 13:00 - 18:00
1. Noções de Economia Política, Estado e Sociedade Capitalista, Classes Sociais. Mundo do Trabalho:
2. História das Transformações da Sociedade e os impactos no mundo na vida e nos direitos dos trabalhadores
• Dinâmica de apresentação dos participantes: A Teia ( os participantes em círculos vão se apresentando, cada um com suas expectativas, jogando para um rolo de barbante, que vai trançando e construindo uma figura geomética em formato de teia)
• Breve apresentação do curso e do material didático.
• Exposição dialogada em Power Point: “ Modos de Produção, Forças Produtivas e Classes Sociais” , ou “História das Sociedades” (ambos enviados em arquivos anexados) –PPT).
• Trabalho em grupos: O que caracteriza cada um dos diferentes modos de produção, e as formas históricas de organização das sociedades?
• Apresentação das discussões/produções em grupos
• Texto de apoio: 6 - Conceitos Básicos sobre capital, capitalismo, trabalho, produção, mais valia, classes sociais, luta de classes, movimentos sociais.
• Texto para aprofundamento sobre o tema – Trabalho como Principio educativo, Gaudêncio Frigotto, Ciavatta e Marise Ramos.
Módulo II – 5 horas/aulas - 22/10: 09:00 – 12:00
1.Cooperativismo: Gênese, natureza, concepções, princípios e atualidade
2. Associativismo, autogestão, cooperativismo, participação e cidadania
• Dinâmica de integração: Caixas de valores ( Diante de duas caixas imaginárias, os participantes discutem atitudes e valores humanos e sociais que desejam guardar e compartilhar, e os que desejam descartar e abolir das relações humanas, profissionais e sociais)
• Trabalho com o poema “ O povo”, de Eça de Queiroz, ou “Elogia da Dialética”, de Bertold Brecht, ou Operário em Construção, de Vinicius de Moraes
• Exposição dialogada em Power Point “Sócio Economia Solidária e Cooperativismo” (em arquivo anexado).
• Discussão em grupos do texto do texto de Lia Tiriba: Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa.
• Apresentação de um quadro de referenciais conceituais sobre o texto.
• Texto para aprofundamento sobre o tema - As Raízes Históricas da Economia Solidária e seu Aparecimento no Brasil
Módulo III – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00
1. Cooperativismo, Estado e políticas públicas direitos sociais,
2. Perspectiva de Gênero: Questões de Gênero
3. Juventude, trabalho e cooperativismo,
4. Cooperativismo e questões geracionais, etnia-raça, e diversidade social, cultural e sexual
• Dinâmica: Iguais e Diferentes ( Circulando pela sala, os participantes identificam diferenças e semelhanças, étnicas, religiosas, geracionais, gênero, geográficas, culturais, políticas, discutindo a produção de relações que respeitem as diferenças e diversidadaes).
• Poema de Elisa Lucinda – “Aviso da Lua que Mestrua” .
• Exibição de um documentário: Uma das 3 Alternativas: 1) “Ilhas das Flores” (20 minutos) de Jorge Furtado. 2) “Acorda Raimundo”(25 minutos) , que abordam as diferentes formas de exclusão e os preconceitos. 3) - “As 4 Ecologias”, de Leonardo Boff. (25 minutos).
• Oficina sobre as igualdade e diferença ( os participantes vão construir um painel sobre o tema, abordando gênero, geração, etnia, diversidade geográfica e cultural).
Módulo IV – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00
1. Gestão, Administração e Aspectos Jurídicos
2. Regras para funcionamento de uma Cooperativa
3. Legislação Cooperativista
4. Empresa privada X Economia Social X Cooperativismo
5. Estatuto social e regimento interno
6. Processo decisório
•Gestao e Administracao em cooperativismo.
•Estudo da Legislação princípios e administração cooperativista
•Construção de um carta de princípios dos participantes do curso – perfil da sócio economia solidária e cooperativismo.
• Avaliação: Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.
Mundo do Trabalho e Cooperativismo
Para Gestores, educadores e instrutores em cooperatismo-SESCOOP
Promoção: SESCOOP - Sistema de Capacitação em Cooperativismo/OCB
Educador:
• Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Movimentos Sociais, Associativismo, Sindicalismo, Trabalho, Educação, Classes Sociais, Estado e Políticas Públicas
- Módulo I - 08/10: 13:00 - 18:00
- Módulo II – 22/10: 09:00 – 12:00
- Módulo III - 22/10: 14:00 – 18:00
- Módulo IV - 05/11: 13:00 – 18:00
- Total: 20 horas/aulas
1 – Justificativa:
@ Cooperativismo é uma estratégia de organização dos trabalhadores, tanto para produção, consumo e distribuição de riqueza, centrada na valorização do ser humano e não do capital. Os empreendimentos não possuem um “patrão”: todos e todas são responsáveis pela elaboração, processos e divisão de trabalho e de lucros.
@ Se diferenciando da relação capitalista de patrão X empregado, opressor x oprimido, para um processo de troca e compartilhamento entre auto-produtores e de valor justo do trabalho.
@ Tem base no associativismo, autogestão, buscando a sustentabilidade econômica, e solidariedade comunitária, e é direcionado para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, com a finalidade da reprodução ampliada da vida, numa perspectiva de consciência de classe, autonomia e emancipação econômico social, e ético político do dos trabalhadores.
2 - Objetivos:
a) Formar continuamente educadores e gestores sobre as concepções, princípios e processo histórico do cooperativismo, economia social, mundo do trabalho e organização dos trabalhadores,
b) Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo do cooperativismo
c) Contribuir para reflexão contínua e crítica sobre o cooperativismo como forma de inserção produtiva, sociabilização da produção, geração de trabalho, emprego e renda
d) Conhecer os processos de gestão e administração, aspectos jurídicos e organizativos das cooperativas e empreendimento.
3 - Público Alvo
@ Gestores, educadores, consultores, instrutores do SESCOOP, cooperativas e empreendimentos
4 - Carga Horária
@ 20 horas, divididas em 4 módulos de 5 horas cada
5 – Eixos temáticos, programa, metodologia e recursos didáticos
@ Utilização de de diversas linguagens e recursos: Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point; estudos de textos básicos sobre os temas; exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas; utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias; dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração, atividades intercursos e pós cursos.
Módulo I – 5 horas/aulas - 08/10 – 13:00 - 18:00
1. Noções de Economia Política, Estado e Sociedade Capitalista, Classes Sociais. Mundo do Trabalho:
2. História das Transformações da Sociedade e os impactos no mundo na vida e nos direitos dos trabalhadores
• Dinâmica de apresentação dos participantes: A Teia ( os participantes em círculos vão se apresentando, cada um com suas expectativas, jogando para um rolo de barbante, que vai trançando e construindo uma figura geomética em formato de teia)
• Breve apresentação do curso e do material didático.
• Exposição dialogada em Power Point: “ Modos de Produção, Forças Produtivas e Classes Sociais” , ou “História das Sociedades” (ambos enviados em arquivos anexados) –PPT).
• Trabalho em grupos: O que caracteriza cada um dos diferentes modos de produção, e as formas históricas de organização das sociedades?
• Apresentação das discussões/produções em grupos
• Texto de apoio: 6 - Conceitos Básicos sobre capital, capitalismo, trabalho, produção, mais valia, classes sociais, luta de classes, movimentos sociais.
• Texto para aprofundamento sobre o tema – Trabalho como Principio educativo, Gaudêncio Frigotto, Ciavatta e Marise Ramos.
Módulo II – 5 horas/aulas - 22/10: 09:00 – 12:00
1.Cooperativismo: Gênese, natureza, concepções, princípios e atualidade
2. Associativismo, autogestão, cooperativismo, participação e cidadania
• Dinâmica de integração: Caixas de valores ( Diante de duas caixas imaginárias, os participantes discutem atitudes e valores humanos e sociais que desejam guardar e compartilhar, e os que desejam descartar e abolir das relações humanas, profissionais e sociais)
• Trabalho com o poema “ O povo”, de Eça de Queiroz, ou “Elogia da Dialética”, de Bertold Brecht, ou Operário em Construção, de Vinicius de Moraes
• Exposição dialogada em Power Point “Sócio Economia Solidária e Cooperativismo” (em arquivo anexado).
• Discussão em grupos do texto do texto de Lia Tiriba: Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa.
• Apresentação de um quadro de referenciais conceituais sobre o texto.
• Texto para aprofundamento sobre o tema - As Raízes Históricas da Economia Solidária e seu Aparecimento no Brasil
Módulo III – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00
1. Cooperativismo, Estado e políticas públicas direitos sociais,
2. Perspectiva de Gênero: Questões de Gênero
3. Juventude, trabalho e cooperativismo,
4. Cooperativismo e questões geracionais, etnia-raça, e diversidade social, cultural e sexual
• Dinâmica: Iguais e Diferentes ( Circulando pela sala, os participantes identificam diferenças e semelhanças, étnicas, religiosas, geracionais, gênero, geográficas, culturais, políticas, discutindo a produção de relações que respeitem as diferenças e diversidadaes).
• Poema de Elisa Lucinda – “Aviso da Lua que Mestrua” .
• Exibição de um documentário: Uma das 3 Alternativas: 1) “Ilhas das Flores” (20 minutos) de Jorge Furtado. 2) “Acorda Raimundo”(25 minutos) , que abordam as diferentes formas de exclusão e os preconceitos. 3) - “As 4 Ecologias”, de Leonardo Boff. (25 minutos).
• Oficina sobre as igualdade e diferença ( os participantes vão construir um painel sobre o tema, abordando gênero, geração, etnia, diversidade geográfica e cultural).
Módulo IV – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00
1. Gestão, Administração e Aspectos Jurídicos
2. Regras para funcionamento de uma Cooperativa
3. Legislação Cooperativista
4. Empresa privada X Economia Social X Cooperativismo
5. Estatuto social e regimento interno
6. Processo decisório
•Gestao e Administracao em cooperativismo.
•Estudo da Legislação princípios e administração cooperativista
•Construção de um carta de princípios dos participantes do curso – perfil da sócio economia solidária e cooperativismo.
• Avaliação: Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.
CURSO ORSB CUTRJ - TURMA RIO
Dias 02 e 03 de Setembro concluimos mais um Módulo #, do Curso de Formação em Organização e Representação Sindical de Base - ORSB - Turma Rio
I - Da liberdade do capital aos direitos dos trabalhadores
Tecnicismo neoliberal e gestão democrática do Estado
II - A necessidade de um olhar pensante sobre o trabalho
Exercitando o olhar pensante
Conceitos valores e atitudes na disputa pela hegemonia
III - O papel da organização e representação sindical de base
A dimensão ética e política do trabalho sindical cut
Basismo e vanguardismo, uma falsa polêmica?
IV - A vinculação entre projeto político e projeto educativo
V - Planejamento sindical e trabalho de base
A solidariedade como instrumento de luta III Módulo do curso de ORSB – Organização Sindical de Base
I - Da liberdade do capital aos direitos dos trabalhadores
Tecnicismo neoliberal e gestão democrática do Estado
II - A necessidade de um olhar pensante sobre o trabalho
Exercitando o olhar pensante
Conceitos valores e atitudes na disputa pela hegemonia
III - O papel da organização e representação sindical de base
A dimensão ética e política do trabalho sindical cut
Basismo e vanguardismo, uma falsa polêmica?
IV - A vinculação entre projeto político e projeto educativo
V - Planejamento sindical e trabalho de base
A solidariedade como instrumento de luta III Módulo do curso de ORSB – Organização Sindical de Base
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