segunda-feira, 19 de julho de 2010

Planejamento e Gestão Sindical

O SINDICATO DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS DO RJ realizou uma sequência de palestras, para formação de sua diretoria. Uma diretoria que assumiu com grande vontade de realizar um mandato sindical de luta, combativo, democrático e com participação e ampliação da base.

Estive lá, como convidado, fazendo um ciclo de palestras e conversas com as companheiros. 99% da diretoria é composta por mulheres! Os temas foram: História do Movimento Sindical, Papel, Estrutura e Organização Sindical Hoje, Análise de Conjuntura, cenários aos sindicatos, tarefas e desafios aos/as dirigentes e militantes sindicais, hoje.

Foi pouco, muitas questões precisam ser aprofundadas, discutidas, entendidas. Vamos agendar novos encontros, e novos temas. Outro desafio é fazer o Planejamento Estratégico de Gestão, pois a nova diretoria precisa definir seus eixos de atuação, discutir e entender os problemas e desafios, e construir um plano de ações para atuar nestes dois anos de mandato.

Definir metas, ações, responsáveis, prazos, recursos humanos e políticos, enfim. Brevemente esse planejamento estará pronto, como resposta coletiva, de planejamento participativo e estratégico, garantindo um projeto de gestão, e as condições de governabilidade para executálo. Vamos em frente, se muito vale o já feito, mais vale o que será? Com diz o verso de Milton Nascimento e Fernando Brant!!

Nenhum comentário: