sábado, 16 de agosto de 2014

ELEITOR DA MARINA

O cara leva a família para comer "Mc Feliz", faz doações "filantrópicas" ao "Criança Esperança" da Globo, doa esmolas aos pobres, e...é contra o Bolsa Família, porque é uma "esmola" do Governo do PT. "Doa" dízimo ao pastor, e "oferta" ao padre, é é contra o PROUNI do Governo do PT, e contra as "cotas racistas" para negros/as nas universidades. E se informa pela Veja e/ou Jornal Nacional. E não gosta de política; Sei....

TRABALHADORES SE TORNARAM CLASSE NA EXPERIÊNCIA DA LUTA, E NELA CONSTRUÍRAM A IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA COLETIVA

• Em 1846, em Londres aconteceu a primeira reunião internacional organizada por trabalhadores. Eles vinham de países industrializados da Europa: Inglaterra, França, Bélgica, Suíça... A idéia que os unificava era a luta por uma sociedade mais justa e livre. O socialismo era a idéia central de todos. Neste encontro foi decidido que a luta principal a ser travada pelos trabalhadores dos vários países seria a
redução e fixação da jornada de trabalho. Não foi definido o número exato de horas, pois havia realidades diferentes em cada país.
• Em 1850, no começo da industrialização, não havia nenhuma lei para a classe operária. O Estado não podia fazer leis que regulamentassem as relações entre capital e trabalho. Na prática, significava liberdade aos patrões para poderem explorar os trabalhadores, sem limite nenhum. Nessa época os trabalhadores trabalhavam 12, 15 e até 18 horas por dia, 365 dias por ano até morrer de fome, cansaço e miséria.
• Há 200 anos atrás, depois de ser explorado na fábrica, o trabalhador enfrentava mais um martírio, agora em casa. Cansado, sujo e sem roupas pra trocar, via a família passar todo tipo de necessidade, inclusive fome. Era esse trabalhador atormentado que voltava no dia seguinte, ainda mais cansado e ferido na sua condição humana.
• Como a Inglaterra foi o país onde começou a industrialização, também foi ali que nasceu o movimento
operário. Além de reivindicar menos horas de trabalho, eles também lutavam por voto universal secreto, direitos sociais e escola gratuita. Em 1842 aconteceu no norte da Inglaterra a primeira greve geral da história. Sua principal exigência era a redução da jornada de trabalho.
• Em 1848, a França vivia um período de grande crise econômica. Como a insatisfação crescia, as autoridades proibiram as reuniões políticas que eram realizadas em praça pública. Essa proibição levou estudantes e trabalhadores a ocuparem as ruas de Paris. Pressionada a burguesia decreta o fim da escravidão nas colônias e a redução da jornada de trabalho na capital para 10 horas.
• Em 1848 os operários de Paris foram esmagados, num verdadeiro banho de sangue. As bandeiras ensangüentadas passaram a aparecer nas mãos dos trabalhadores. Foi o começo da bandeira vermelha como símbolo da luta operária