segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estive no 9o Congresso dos Servidores Estaduais do Ceará

9o CONGRESSO DO MOVA-SE:

SE MUITO VALE O JÁ FEITO,
MAIS VALE O QUE SERÁ

Por Helder Molina


Estive presente, participando, como palestrante, e como facilidador/orientador, do Planejamento Estratégico, no 9o CONGRESSO DO MOVA-SE - SERVIDORES ESTADUAIS DO CEARÁ.
Minha contribuição foi na orientação e no encaminhamento das discussões, tanto em grupos, quanto em plenária, sobre o planejamento das ações do sindicato para o próximo período.
Com certeza, o congresso foi um grande vitória da organização coletiva dos trabalhadores e das trabalhadores do serviço público estadual do Ceará. Os temas, escolhidos pela diretoria, e discutidos coletivamente, foram extremamente importantes para mobilizar os participantes para o debate e ação política.

A participação das mulheres, tanto na política, quanto no movimento sindical e no mundo do trabalho, demonstraram o protagonismo e a força delas, na luta pelos direitos, na conquista dos espaços de poder, tanto nos sindicatos, quanto na sociedade. Muito coerente, também, foi o debate sobre a necessidade de se organizar uma secretaria e um plano de ação sobre as questões das mulheres trabalhadoras.

Outro ponto importante foi a discussão sobre a organização sindical na base, fortalecendo as delegacias sindicais e os locais de trabalho, como forma de ampliar a participação da categoria na vida do sindicato, e principalmente para as mobilizações concretas para conquistar os direitos sindicais, políticos e econômicos dos servidores e das servidoras.

Por isso qualificamos como muito pertinente a vinda de companheiros de outros estados, para socializar com os delegados e as delegadas as experiências de organização sindical e política em outras categorias.

Também importante foi a discussão sobre a atuação dos sindicatos em aliança com outros movimentos sociais, ampliando a ação para além das questões corporativas e salariais, discutindo políticas públicas, cidadania, solidariedade com os movimentos populares, ONGs, e outros setores da sociedade civil organizada.

E urgência de se criar uma agenda de formação política e sindical, para os novos diretores e novas diretoras, recém eleitos, e para a base da categoria, pois mais do que nunca a formação sindical é uma ferramenta importante para formar novos quadros, e melhor qualificar a direção e a base para a luta de classes, para entender a conjuntura, a negociação coletiva, as questões econômicas e políticas que estão acontecendo no Brasil e no mundo, o novo mundo do trabalho, os direitos humanos, temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, gênero, discriminações, juventude, economia solidária, etc.

Ressalto a ousada proposta da diretoria de utilizar o congresso como um espaço, um fórum de debates e de planejamento, que discutiu e apontou eixos e pauta para as ações prioritárias do sindicato, tam bém aprovou as linhas gerais de uma pauta de reivindicações da categoria, e um plano de luta permanente.

Parabéns a todos e todas que constroem o MOVA-SE, como um sindicato de luta, comprometido com os direitos dos servidores e das servidoras do Estado do Ceará, combativo, democrático, que precisa cada dia mais da ampla participaçãop da base e da diretoria, num projeto construir um Estado democrático, engajado na melhoria das condições de vida e de trabalho de toda a população cearense, especialmente, para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Participei e convivi com todos e todas, durante os 3 dias de congresso, e pude comprovar a hospitalidade, a fraternidade, o carinho, a generosidade, a combatividade e o compromissos de todos e todas para um MOVA-SE cada vêz mais forte, de luta, democrático.

Lembrando a todos e todas que neste próximos dois mêses nossa tarefa política fundamental é a de eleger uma bancada de deputados e senadores comprometidos com nossos interesses, nossas reivindicações, e que sejam portadores de nossas bandeiras, no legislativo, tanto estadual como federal.

E principalmente elegermos uma presidente da república comprometida com os avanços e consolidação dos nosso direitos, e de ampliação do projeto de governo democrático e popular, iniciado por Lula, e que terá aprofundamento com Dilma.

Outras lutas virão, novos desafios teremos, unidos somos fortes, unidos somos CUT. E me coloco sempre disponível para somar, com os companheiros e companheiras.
Se muito vale o já feito, mais vale o que será

Helder Molina

Educador e pesquisador sindical
Assessor de Formação da CUT-RJ
Mestre em Educação

Nenhum comentário: