quarta-feira, 10 de junho de 2009

CURSO PARA SINDICATO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE DE PELOTAS-RS

Entrevista com Helder Molina* - ASSUFPEL - Associação dos Servidores da UFPEL (RS)


* Helder Molina é historiador, educador sindical, professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de formação da CUT/RJ e do SINDPDRJ, e esteve na ASUFPel, ministrando curso de formação sindical, nos dias 24, 25 e 26 de abril. A entrevista abaixo foi feita nessa oportunidade.

ASUFPel - Qual o tema e o foco central do curso de formação sindical e resumo das questões abordadas?

Helder Molina - Abordamos a História das lutas dos trabalhadores, o início da organização do movimento sindical na Europa, EUA e no Brasil, no contexto da industrialização capitalista. E as origens da classe trabalhadora no Brasil, as concepções, idéias que fundaram o sindicalismo brasileiro. A estrutura sindical brasileira, desde o período Vargas, até a ditadura militar, e o chamado novo sincialismo, na década de 1980. Conhecemos e discutimos a resistência dos sindicatos e dos trabalhdores ao neoliberalismo, privatizações e polítcas de estado mínimo, da década de 1990.
Discutimos também a prática do militante sindical, a ética e as relações sindicais atuais, e os desafios do sindicalismo diante da crise econômica, e na garantia e defesa dos direitos do trabalhdores, na atual conjuntura. Principalmente discutimos o próximo congresso da Fasubra e da CUT. A história e a importância da CUT, a maior e mais representativa central sindical brasileira, maior da América Latina, tercerira maior do mundo. O fortalecimento da identidade cutista, e a defesa da concepção sindical como estratégica para o avanço das lutas e conquistas dos trabalhadores brasileiros, e o avanço das conquista democráticas e sociais, que teve decisiva e combativa participação da CUT.

A- Qual a importância do curso para a ASUFPEl e para os servidores?

HM - Este curso é muito importante para os servidores das universidades federais, pois estamos próximos do congresso da FASUBRA, onde será eleita nova diração, e reafirmada a filiação da federação à Central Única dos Trabalhadores. Além de ser fundamental para renovação de lideranças, formação de novos quadros que vão dirigir o sindicatos nos próximos anos. Serviu como momento de integração, de trocas de experiência, de conhecimento e debate coletivo, e de confraternização entre os militantes. Um curso que teve a pluralidade de idéias, o respeito às diferentes opiniões, e o fortalecimento dos çaõs de solidariedade coletiva.
Teve participação atenta, construtiva e interessada de todos os participantes. Inclusive de outros sindicatos da região de Pelotas

A - Quais expectativas para o futuro?

HM - O sindicato deve continuar investindo em formação. Formação é fundamental para renovar, conscientizar, criar identidade política e fortalecer as esperanças nas lutas e nas conquistas. Por tudo isso, a formação tem que continuar, com outros temas.