segunda-feira, 22 de junho de 2009

Como se faz Análise de Conjuntura?!

UM MÉTODO PRÁTICO DE FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA COM OS MOVIMENTOS POPULARES:

A REPRESENTAÇÃO DA CONJUNTURA

(Helder Molina)


Nos cursos de formação sobre COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA a metodologia é uma aspecto fundamental. Há metódos...e métodos, e há os que utilizam a AUSÊNCIA DE MÉTODO...como método.

Geralmente o MOVIMENTO SINDICAL faz análise SEM MÉTODOS: Fala-se de tudo, como se fossem frutas cortadas e jogadas num liquidificador....e liga da tomada....e pronto! Uma bela salada de tudo, sem o sabor específico de nada...

Uma forma concreta de se fazer uma análise de conjuntura em reuniões organizadas com os movimentos populares é a de representar a situação através de um exercício de "teatro" realizado pelos próprios participantes.

Este método já foi aplicado em várias reflexões com êxito porque possibilitou uma reflexão coletiva sobre a realidade.

Os passos para se organizar esse tipo de análise seriam os seguintes:

1 - Levantar as grandes questões do momento e listá-las num quadro, com participação de todos.
2 - Identificar e selecionar as forças sociais que estão diretamente envolvidas nestas grandes questões.
3 - Identificar e selecionar os atores (pessoas, lideranças) que representam estas forças sociais.
4 - Escolher entre os participantes as pessoas que irão representar estes atores sociais.
5 - Dispor estas pessoas num palco improvisado e organizar um debate "público e aberto" entre esses atores como se estivessem falando o conjunto do país, debatendo suas idéias e confrontando suas posições.
6 - O debate será livre e sem nenhum tipo de direção e de intervença do plenário. Pode te um tempo de 20 minutos e será interrompido para que logo depois se faça uma avaliação do que "aconteceu" na representação e comparar isso com o que acontece na realidade.

As experiências realizadas com este método foram muiito interessantes tanto pelo que foi produzido como análise coletiva da conjuntura, como pela tomada de consciência dos participantes sobre o seu nível de informação e conhecimento da realidade.

A representação é reveladora também das atitudes básicas que temos sobre as diferentes forças sociais que atuam na luta política e o quanto estamos ou somos influenciados pela informação e ideologia dominantes.

(Ref. Bibliográficas: Herbert de Souza - Como se Faz Análise de Conjuntura)

Veja: Cursos de Formação Política e Sindical

CONTEÚDOS - PROGRAMAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO

@ CURSO DE FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL, DAS CENTRAIS SINDICAIS E DAS CONCEPÇÕES POLÍTICO-SINDICAIS NO BRASIL – SÉCULO XX/XXI[
Conteúdos:

1.a. O modo de produção capitalista, a contradição capital-trabalho, preço, lucro, mais valia, trabalho assalariado, divisão social do trabalho, mercadoria, alienação. Surgimento das lutas operárias, das idéias socialistas e dos sindicatos. Burgueses x proletários. Luta de classes. As idéias de Marx e suas contribuições para a luta dos trabalhadores.
1.b. A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
2. A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
3. As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.4
. O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
5. O sindicalismo na Ditadura Militar,
6. O surgimento do novo sindicalismo, da CUT, e os desafios do sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
7. As centrais sindicais (FS, GGT, CGTB, SDS, CAT, NCS), a CONLUTAS e CTB
8. As concepções sindicais e o sindicalismo diante da conjuntura atual.
9. Sindicalismo, movimentos sociais e governo Lula

@ - CURSO DE LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA.
Conteúdos:
Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes
Exercícios e Técnicas de discursos, persuasão, retórica, argumentação,
O que dizer, como dizer e para quem dizer.
Meios e contéudos da linguagem
Confecção de panfletos e boletins, utilização de novas tecnologias de informação e formação,
A importância da linguagem.
Glossário básico da linguagem sindical

@ CURSO SOBRE PROCESSOS E ESTRUTURAS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHOConteúdos:As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.As concepções e as experiências em negociação da CUT e do movimento sindical.A negociação coletivaSimulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.

@ - CURSO: COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA.Conteúdos:Identificando e discutindo o que é conjuntura, infraestrutura e superestruturaOs aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando,As classes sociais, a luta de classes,a correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversáriosOs diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade,O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe.Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).

@ - CURSO DE FORMAÇÃO EM CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E PRÁTICA SINDICAL: O SINDICATO E A ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHOConteúdos: O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalistaO que é ser dirigente sindical, hoje.O que é luta de classes, como se manifesta hojeA relação sindicato-local de trabalho,A organização sindical de base,As diversas concepções sindicais, hoje:Como diagnosticar os problemas do local de trabalho,Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas,Questões de médio e longo prazo, prazos e responsáveis,A comunicação sindical no local de trabalho, quem resolve,A legislação sindical, CLT, aspectos de saúde, segurança e condições de trabalho.

@ - LEGISLAÇÃO, CONCEPÇÃO E ESTRUTURA SINDICAL E TRABALHISTA E SISTEMA DEMOCRÁTICO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (APROFUNDADO) – 24 OU 32 HORAS/AULASConteúdos:Os diferentes projetos de reforma sindical em debate no movimento sindical,As concepções sindicais, a unicidade e a pluralidade,O papel dos sindicatos e das centrais sindicais,A herança da Era Vargas, as mudanças em discussão,A visão dos trabalhadores e a dos empresários,O papel do Estado e da justiça trabalhista.

@ - CURSO DE GESTÃO SINDICAL E PLANEJAMENTO (APROFUNDADO) – 24 OU 32 HORAS/AULAS. (FAZEMOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO, PARA ENTIDADES)
Conteúdos
DIAGNÓSTICO:Quem somos (missão, meta)
O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
Quais recursos temos disponíveisHumanos (nomes, qualificações e funções)
Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.-CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE OU UM MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância–MAPA OU ARVORE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,–
DESENHAR UM QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
Prazos para execução
Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento)Recursos necessários e disponíveis

Curso: Concepçâo, Estrutura e Prática Sindical

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL:
HISTÓRIA, CONCEPÇÕES, ESTRUTURAS E PRÁTICAS

CURSO BÁSICO – CARGA HORÁRIA 24 HORAS/AULAS (3 DIAS)

(Formador: Helder Molina, historiador, mestre em Educação,
professor da UERJ, assessor de formação da CUT/RJ)

1º DIA

Manha – 9:00 às 12:00

Exposição em Power Point – dialogando e debatendo com os participantes

A SOCIEDADE CAPITALISTA:
· O que é o capitalismo, como surgiu, como funciona,
· O Estado capitalista, as classes sociais, a luta de classes,
· A ideologia capitalista,
· Os processos de exploração e dominação de classes.

BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DAS LUTAS DOS TRABALHADORES
E DO MOVIMENTO SINDICAL:
· Como surgiram os sindicatos,
· Qual sua função na sociedade,
· Seu papel na negociação capital X trabalho,
· O que é movimento sindical, as principais concepções,
· As estruturas sindicais no Brasil.

Tarde – 14:00 – 19:00

Exposição em Power Point – dialogando e debatendo com os participantes

ESTRUTURA SINDICAL, HOJE:
A RELAÇÃO SINDICATO-PARTIDOS-ESTADO, AS CENTRAIS SINDICAIS

O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
As 8 centrais sindicais atuais: Origens, concepções ideológicas e propostas políticas: Quem são, o que pensam, quais seus projetos
A CUT, a CTB, a CONLUTAS, a INTERSINDICAL, as outras centrais, as principais correntes, porque existem e como funcionam.

O Reconhecimento e legalização das centrais, a questão do imposto sindical.
Quem são,o que pensam, quais seus projetos, as principais correntes, porque existem e como funcionam, os partidos políticos e suas relações com os movimentos sociais.
A relação Sindicato X Partido X Estado X Governo. Ideologia e políticas neoliberais: Estado mínimo e mercado máximo, e a resistência dos trabalhadores.
A CUT, hoje: Adaptação ou resistência?


2º DIA

Manha – 09:00 – 12:00

CONCEPÇÃO, PRATÍCA E ÉTICA SINDICAL
Texto: Ser dirigente sindical – Reflexões ético – políticas sobre nossas práticas sindicais e posturas humanas.
· A administração sindical, funcionamento da máquina, relação com funcionários do sindicato
O que é ser dirigente sindical.
Os perigos e armadilhas da burocratização e do corporativismo.
A corrupção ideológica e a adaptação do dirigente ou militante sindical à ideologia capitalista.
A questão da ética e a prática, a relação com a máquina e com a base
A relação entre planejamento-formação-ação política.
Um perfil do bom dirigente e militante.
Tarde – 14:00 – 19:00
Exposição em Power Point – Trabalhos em grupos


ANÁLISE DE CONJUNTURA
· Contexto econômico e político atual, a luta de classes, cenários, aliados e adversários,
· Correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
· O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais,
· O Governo Lula: Avanços, contradições, correlação de forças, dados, análise do contexto brasileiro, sul americano e mundial.
· Exercícios: Elaborando discursos sobre o Brasil: A conjuntura, a realidade brasileira, as diferentes formas de interpretação, a elaboração de esquemas lógicos de apresentação da realidade
· Debate das dramatizações: Avaliação das análises feitas por cada ator social, suas visões de mundo, suas diferentes leituras.
3º DIA

Manha – 09:00 às 12:30

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E ORATÓRIA:

ANALISANDO A CONJUNTURA OU CAMPANHA SALARIAL

Construção de argumentos, elaboração de discursos e práticas de oratória:
Apresentação, narração, retórica.
Exercícios de postura corporal, tonalidade de voz, respiração, relação com o público.

Tarde – 14:00 – 18:00
· Exercícios práticos de construção de discurso, oratória, linguagem sindical, voz,
· Como falar em público, congressos, assembleías, debates,
· Mesas de negociação, a partir da análise de conjuntura
· Avaliação
· Agenda de compromisso
· Sugestões de leituras e aprofundamentos
· Encerramento

Curso Básico de Oratória e Linguagem Sindical

CURSO BÁSICO DE LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO
E PRÁTICA DE ORATÓRIA

(Helder Molina)

Primeiro dia – 06 horas/aulas

· Como falar em publico
· Como ler um discurso
· Ascensão pelo vocabulário
· Falando com as mãos e o corpo
· Os inimigos da voz e como enfrenta-los
· Perdendo o medo de falar em público
· O poder da voz: Retórica, vocabulário e argumentação
· Gestos e posturas na hora de falar em público
· Falar em público, um medo que só é vencido pela persistência

Segundo dia – 06 horas/aulas

· Exercícios e Técnicas de discursos, persuasão, retórica, argumentação,
· Exercícios individuais: O que dizer, como dizer e para quem dizer:
· Simulando assembléias, atos, congressos
· Aprendendo com a prática

Curso de Formação: Estado, Serviço Público e Direitos dos Trabalhadores

Curso de Formação


ESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL
E DIREITOS DOS TRABALHADORES
NO BRASIL

Docente e Orientador:
Professor Helder Molina

Licenciado e Bacharel em História (Universidade Federal Fluminense)
mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense-RJ), doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professor da Faculdade de Educação da UERJ,
e educador sindical

PROPOSTA DE PROGRAMA E METODOLOGIA

O curso será desenvolvido em 4 módulos. Será um curso com conteúdo aprofundado, que exigirá leitura, estudo, pesquisa, concentração, produção de textos e resenhas. Um verdadeiro curso de especialização, sobre temas como

Módulo 1 – 16 horas/aulas
a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade;
b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil,

Módulo 2 – 16 horas/aulas
a) As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalista
b) Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas, no Brasil: O papel e as propostas dos movimentos sociais

Módulo 3 – 16 horas/aulas
a) História do Movimento Sindical no Brasil
b) Concepções, Estruturas e Práticas Sindicais
c) Organização e representação sindical de base
d) Organização e gestão sindical.

Módulo 4 – 16 horas aulas
a) Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal.

Pesquisa e trabalho de conclusão de curso – 26 horas/aulas.

Carga horária: Aulas: 64 horas. Pesquisa e Trabalho Final: 26 horas. Total: 90 horas/aulas

Cada módulo com 16 horas/aulas, de 2 dias cada, somando ao todo 64 horas/aulas, em 8 dias, ao longo de 4 meses. O trabalho de conclusão do curso (com pesquisa de campo e atividades práticas) terá duração de 26 horas/aulas.

A metodologia abordará

a) Aulas teórico-expositivas

b) Leituras e estudos de textos, de uma bibliografia com autores e estudiosos (tanto das universidades quanto dos sindicatos e movimentos sociais), selecionados a partir de uma visão crítica e comprometido com os direitos dos trabalhadores e com a construção da cidadania e da democracia no Brasil.

c) Exibição e debates de filmes sobre os temas

d) Depoimentos de convidados e trocas de experiências

e) Produção de textos

e) Pesquisas de campo e atividades práticas dos participantes

Nos intermódulos (intervalos entre módulos), realizaremos:

a) Atividades de leituras programadas,
b) Pesquisas de campo,
c) Produção de textos,
d) Atividades práticas

No final do percurso (4 módulos) todos receberão certificado de conclusão do, e deverão entregar um pequeno trabalho de conclusão do curso.
Sabemos que muitos(as) gostariam de fazer o curso, mas, para garantir a formação com qualidade, com metodologia criativa, didática participativa, tempo apropriado e conteúdo aprofundado, com estudo, debates e exercícios práticos, de uma boa, precisamos de um grupo menor, de no máximo 60 participantes.

Helder Molina – 21 2509 6333 – 21 97694933, heldermolina@ig.com.br

TRADUZIR-SE, POESIA DE FERREIRA GULLAR

(Poesia numa hora dessa...?!)

Traduzir-se
Fagner/Ferreira Gullar

Uma parte de mim é todo mundo
Outra parte é ninguém....... Fundo sem fundo
Uma parte de mim é multidão
Outra parte estranheza e solidão.....
Uma parte de mim, pesa, pondera
Outra parte, delira.....
Uma parte de mim almoça e janta
Outra parte se espanta.....Uma parte de mim é permanente
Outra parte se sabe de repente.....Uma parte de mim é só vertigem.....Outra parte, linguagem
Traduzir uma parte noutra parte
Que é uma questão de vida ou morte.....
Será arte?
Será arte?