domingo, 28 de fevereiro de 2010

SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO SINTSEF-CE

Ciclo de seminários de formação do SINTSEF/CE, em 8 delegacias, teve participação de 380 trabalhadores

O SINTSEF-CE realizou, com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras, o CICLO DE SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA, em 08 delegacias sindicais do Estado do Ceará. A iniciativa do sindicato teve grande receptividade, aceitação e reconhecimento por parte da base de nossa categoria. Em todas as delegacias foram unânimes as avaliações de que o sindicato está no caminho certo. E o desejo de que outros cursos se realizem, num calendário permanente e com outros temas de interesse dos trabalhadores. Os seminários tiveram a participação de outros sindicatos e entidades dos movimentos sociais das regiões visitadas, como professores, trabalhadores rurais, servidores municipais, estudantes, e diversas ONGs.

Fortalecendo a presença e a importância do SINTSEF-CE em todos os espaços, aumentando a sua relação com os movimentos populares locais, e discutindo temas de interesse da categoria. Ministrados por Helder Molina, historiador e professor da UERJ, e formador sindical da CUT. Nas atividades foram abordados a História de lutas e conquistas do SINTSEF-CE, analisando sua trajetória de autonomia, independência, luta e democracia, que completou 20 anos de existência, também foi realizada uma análise crítica da atuação do movimento sindical nas décadas de 1990 e atual, as dificuldades que os trabalhadores enfrentaram diante do neoliberalismo e suas políticas de Estado mínimo, mercado máximo, privatizações, desregulamentação do trabalho e dos direitos dos trabalhadores, desempregro, flexibilizações, precarizações, desenvolvidos na Era FHC.

Sempre realçando que todas as conquistas de direitos só vêm através da unidade política dos trabalhadores, nas lutas e mobilizações. Nada é conquistado sem lutas, nada vem de graça do Estado e nem dos patrões. Por fim, em todos os seminários foram realizados um profundo debate sobre a atual conjuntura política e econômica, tendo como foco as eleições gerais que ocorrerão no Brasil, e que nela os trabalhadores devem ser sujeitos políticos ativos, mantendo a autonomia e a independência de classe, e apresentando uma plataforma de reivindicações e de defesa dos direitos.

Os trabalhadores não podem permitir que em 2010 tenhamos um retrocesso em nossas conquistas, adquiridas nesses anos todos de combate e luta. Os trabalhadores vão continuar pressionado o governo para avançar nos direitos. Ao todo, mais quase 400 trabalhadores e trabalhadoras estiveram presentes, veja abaixo a participação em cada delegacia, conforme as listas de presenças. todos os participantes receberão certificados de participação: - Fortaleza: 75, - Itapipoca: 23, - Sobral: 60, - Crateús: 55, - Jaguaribe: 42, - Quixadá: 34, - Iguatu: 57, - Crato: 34. Total: 380.
(Fonte: Helder Molina)

Nenhum comentário: