SECRETARIA DE FORMAÇÃO DA CUT-RJ
AGENDA DO 1º SEMESTRE DE 2012
4 NOVAS TURMAS DO CURSO ORSB (ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DE BASE)
Turma 5 - ORSB - Norte Fluminense – Macaé
Mód.1 - Março/2012
Mód.2 - Abril/2012
Mód.3 - Maio/2012
Mód.4 - Junho/2012
Turma 6 - ORSB - Sul Fluminense - Volta Redonda
Mód.1 - Março/2012
Mód.2 - Abril/2012
Mód.3 - Maio/2012
Mód.4 - Junho/2012
Turma 7 - ORSB para Oposições Sindicais CUTistas
Mód.1 - Fevereiro/2012
Mód.2 - Março/2012
Mód.3 - Abril/2012
Turma 08 - ORSB para Rurais e Agricultura Familiar
Março a Maio/2012
2 MÓDULOS COMPLEMENTARES DO CURSO ORSB TURMA RIO DE JANEIRO
Mód.4 - Março/2012
Mód.5 - Abril/2012
NOVA TURMA DE FORMAÇÃO DE FORMADORES (FF) E CONTINUIDADE DA TURMA 2011
Turma Unificada - Formação Continuada - Aprofundamento Teórico Metodológico da Concepção de Formação da CUT - (Turma FF 2011 +Turma FF 2012)
Fevereiro e Março de 2012
SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DA CUT-RJ
Maio de 2011
REUNIÕES MENSAIS DO COLETIVO DE FORMAÇÃO
Próxima - 06/02/2012 - 17 HORAS - NA CUT-RJ
OUTRAS ATIVIDADES
PARA UMA ÉTICA DO DEVIR EM MARX, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DOS CINCO SENTIDOS E DO COMBATE À ALIENAÇÃO DO HOMEM” - CURSO EM 6 AULAS COM ROBERTO PONCIANO
Março e Abril
Fonte: Secretaria de Formação da CUT-RJ
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Bancários Alagoas - Proposta de Curso de Formação para Dirigentes e Militantes
Projeto de Curso para Sindicato dos Bancários de Alagoas
Gestão e Prática Sindical:
Papel dos Representantes nos Locais de Trabalho
Perfil e concepção do(a) militante e dirigente sindical
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação,
pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ,
professor da faculdade de Educação da UERJ
professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.
Blog: http//:heldermolina.blogspot.com
1) Temário básico/Conteúdo programatico
Elementos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil:
Da escravidão, à era Vargas e ao novo sindicalismo.
O que é sindicato, centrais sindicais. Quem são as atuais centrais sindicais
CUT: História e concepção sindical:
Organização por Ramos: Contraf: História e organização do sindicalismo bancário
Organização por Local de Trabalho: Representação sindical de base
O que é ser dirigente/militante sindical
Concepções e práticas do dirigente sindical
concepção sindical de organização por local de trabalho, seu papel, suas tarefas, como organizar, o que fazer, como melhorar a relação direção>base>direção.
Tópicos sobre trabalho decente: Terceirização, precarização e direitos trabalhistas
Tópicos sobre a crise econômica mundial e seus reflexos nas condições de trabalho e direitos dos bancários
2) Objetivos:
Fortalecer e consolidar o projeto político-sindical da CUT, que tem na Formação uma de suas ferramentas estratégicas, para a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as).
Resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, como instrumento necessário para a identidade e consciência de classe
Discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais,
Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.
Construir novas lideranças, renovar a militância sindical para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
Transformar os militantes sindicais em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.
3) Carga Horária
16 horas/aulas - 2 dias
4) Materiais e Recursos Didáticos/Metodológicos
Diversas linguagens e recursos didáticos/metodológicos
Aula expositiva com auxílio de Power Point; textos, crônicas, músicas, filmes, documentários e vídeos de Internet e DVDs;
Dinâmicas e trabalhos e estudos em grupos, produções textuais,
Exercícios práticos e dramatizações de situações abordadas no curso;
Apostila com material didático integral, e curso gravado em CD para cada participante.
Gestão e Prática Sindical:
Papel dos Representantes nos Locais de Trabalho
Perfil e concepção do(a) militante e dirigente sindical
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação,
pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ,
professor da faculdade de Educação da UERJ
professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.
Blog: http//:heldermolina.blogspot.com
1) Temário básico/Conteúdo programatico
Elementos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil:
Da escravidão, à era Vargas e ao novo sindicalismo.
O que é sindicato, centrais sindicais. Quem são as atuais centrais sindicais
CUT: História e concepção sindical:
Organização por Ramos: Contraf: História e organização do sindicalismo bancário
Organização por Local de Trabalho: Representação sindical de base
O que é ser dirigente/militante sindical
Concepções e práticas do dirigente sindical
concepção sindical de organização por local de trabalho, seu papel, suas tarefas, como organizar, o que fazer, como melhorar a relação direção>base>direção.
Tópicos sobre trabalho decente: Terceirização, precarização e direitos trabalhistas
Tópicos sobre a crise econômica mundial e seus reflexos nas condições de trabalho e direitos dos bancários
2) Objetivos:
Fortalecer e consolidar o projeto político-sindical da CUT, que tem na Formação uma de suas ferramentas estratégicas, para a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as).
Resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, como instrumento necessário para a identidade e consciência de classe
Discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais,
Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.
Construir novas lideranças, renovar a militância sindical para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
Transformar os militantes sindicais em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.
3) Carga Horária
16 horas/aulas - 2 dias
4) Materiais e Recursos Didáticos/Metodológicos
Diversas linguagens e recursos didáticos/metodológicos
Aula expositiva com auxílio de Power Point; textos, crônicas, músicas, filmes, documentários e vídeos de Internet e DVDs;
Dinâmicas e trabalhos e estudos em grupos, produções textuais,
Exercícios práticos e dramatizações de situações abordadas no curso;
Apostila com material didático integral, e curso gravado em CD para cada participante.
CURSO - LINGUAGEM, DISCURSO E ORATÓRIA - MARINGÁ - PR
Curso de Formação
Construção de Discurso, Linguagem e Prática de Oratória.
Sindicato dos Servidores Públicos de Maringá - Paraná
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação,
pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ,
professor da faculdade de Educação da UERJ
professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.
Blog: http//:heldermolina.blogspot.com
Data:
16 e 17 - Sexta e sábadO - das 09:00 às 17:00
1) Temário básico/Conteúdo programatico
- Técnicas de construção de argumentos (produção de textos)
- Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes.
- Tecnicas e exercícios de discursos (com gravação e análise das imagens e som do(a) orador(a)
- Formas, meios e conteúdos da linguagem
- Persuasão, retórica, argumentação,
- Técnicas de postura do corpo, voz, respiração, gestos e movimentos
- O que dizer, como dizer e para quem dizer
- Os amigos e inimigos da voz
- A importância do estudo e do conhecimento, para produção do argumento e linguagem
- Vocabulário de linguagem sindical.
2) Objetivos:
- Conhecer e exercitar técnicas e conteúdos de construção de discurso e linguagem, para melhor se comunicar com os trabalhadores e e na vida social.
- Desenvolver métodos e práticas de organização das idéias, construção de argumentos, e da fala em público, para potencializar a a ação sindical e as relações interpessoais e profissionais, num contexto sócio cultural marcado pela crescente importância das novas tecnologias digitais, e de linguagem como instrumento de poder.
- Entender a formação como uma ferramenta estratégica para fortalecer e consolidar o projeto político-sindical, a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as)
- Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.
Construir novas lideranças, renovar a militância sindical para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
- Transformar os militantes sindicais em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
- Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.
3) Carga Horária
16 horas/aulas - 2 dias
4) Materiais e Recursos Didáticos/Metodológicos
- Diversas linguagens e recursos didáticos/metodológicos
- Aula expositiva com auxílio de Power Point; textos, crônicas, músicas, filmes, documentários e vídeos de Internet e DVDs;
- Dinâmicas de sociabilização e interação entre corpo e linguagem
- Exercícios práticos de uso da linguagem e de texto, em situações concretas da vida sindical
- Exercícios de produção de linguagem e oratória, com microfones, câmeras, imagens,
- Apostila com material didático integral, e curso gravado em CD para cada participante.
6) Público
- Até 40 vagas
- Dirigentes e militantes de sindicatos e/ou movimentos sociais, estudantes, trabalhadores em geral
Construção de Discurso, Linguagem e Prática de Oratória.
Sindicato dos Servidores Públicos de Maringá - Paraná
Helder Molina
Historiador, mestre em Educação,
pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ,
professor da faculdade de Educação da UERJ
professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.
Blog: http//:heldermolina.blogspot.com
Data:
16 e 17 - Sexta e sábadO - das 09:00 às 17:00
1) Temário básico/Conteúdo programatico
- Técnicas de construção de argumentos (produção de textos)
- Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes.
- Tecnicas e exercícios de discursos (com gravação e análise das imagens e som do(a) orador(a)
- Formas, meios e conteúdos da linguagem
- Persuasão, retórica, argumentação,
- Técnicas de postura do corpo, voz, respiração, gestos e movimentos
- O que dizer, como dizer e para quem dizer
- Os amigos e inimigos da voz
- A importância do estudo e do conhecimento, para produção do argumento e linguagem
- Vocabulário de linguagem sindical.
2) Objetivos:
- Conhecer e exercitar técnicas e conteúdos de construção de discurso e linguagem, para melhor se comunicar com os trabalhadores e e na vida social.
- Desenvolver métodos e práticas de organização das idéias, construção de argumentos, e da fala em público, para potencializar a a ação sindical e as relações interpessoais e profissionais, num contexto sócio cultural marcado pela crescente importância das novas tecnologias digitais, e de linguagem como instrumento de poder.
- Entender a formação como uma ferramenta estratégica para fortalecer e consolidar o projeto político-sindical, a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as)
- Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.
Construir novas lideranças, renovar a militância sindical para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
- Transformar os militantes sindicais em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
- Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.
3) Carga Horária
16 horas/aulas - 2 dias
4) Materiais e Recursos Didáticos/Metodológicos
- Diversas linguagens e recursos didáticos/metodológicos
- Aula expositiva com auxílio de Power Point; textos, crônicas, músicas, filmes, documentários e vídeos de Internet e DVDs;
- Dinâmicas de sociabilização e interação entre corpo e linguagem
- Exercícios práticos de uso da linguagem e de texto, em situações concretas da vida sindical
- Exercícios de produção de linguagem e oratória, com microfones, câmeras, imagens,
- Apostila com material didático integral, e curso gravado em CD para cada participante.
6) Público
- Até 40 vagas
- Dirigentes e militantes de sindicatos e/ou movimentos sociais, estudantes, trabalhadores em geral
CURSO FORMAÇÃO SINTUFPI - PIAUÍ
Curso de Formação
Sindicalismo: História, concepções, estrutura, gestão e prática sindical
Local: SINTUFPI - Teresina-PI
Data: 01 e 02 de Março de 2012
Carga Horária: 16 horas/aulas
Vagas: Até 60 participantes
Público alvo:
Dirigentes e militantes sindicais do SINTUFPI e de outros sindicatos que venham a ser convidados, representantes dos locais de trabalhos, funcionários de sindicatos, trabalhadores em geral.
Recursos didáticos e metodológicos:
Utilização de técnicas e dinâmicas que possibilitem e estimulem a participação coletiva, interação, produção de conhecimentos, trocas de experiências, com auxílio de várias linguagens e ferramentas: Exposição oral, textos, crônicas, documentários e filmes, Internet, DVD, exercícios práticos e dramatizações das situações e contextos estudados. O material didático é entregue aos participantes, em formato de texto impresso e CD gravado.
Educador:
Helder Molina - Historiador, mestre em Educação, pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ, professor da faculdade de Educação da UERJ - professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.Blog: http//:heldermolina.blogspot.com, fone 21 9769 4933, 21 2509 6333
Conteúdo programático e roteiro básico:
1º dia – 01/03/2012 – Quinta Feira - 09:00 às 17:00
- Fundamentos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
- Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil
- O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalista
- Quem são as atuais centrais sindicais
- A relação sindicatos X partidos políticos X governos:
- Autonomia e independência sindical
- CUT: História e concepção sindical
- Organização por Ramos: SPFs, Fasubra e os trabalhadores da universidades
- Organização por Local de Trabalho: Representação sindical no local de trabalho,
2º dia – 02/03/2012 – Sexta Feira - 09:00 às 17:00
- O que é ser dirigente/militante sindical, hoje
- As diversas concepções e projetos sindicais atualmente existentes
- Fundamentos básicos sobre funcionamento do sindicato, gestão sindical
- Como diagnosticar os problemas do local de trabalho,
- Fundamentos básicos sobre planejamento: Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas,
Sindicalismo: História, concepções, estrutura, gestão e prática sindical
Local: SINTUFPI - Teresina-PI
Data: 01 e 02 de Março de 2012
Carga Horária: 16 horas/aulas
Vagas: Até 60 participantes
Público alvo:
Dirigentes e militantes sindicais do SINTUFPI e de outros sindicatos que venham a ser convidados, representantes dos locais de trabalhos, funcionários de sindicatos, trabalhadores em geral.
Recursos didáticos e metodológicos:
Utilização de técnicas e dinâmicas que possibilitem e estimulem a participação coletiva, interação, produção de conhecimentos, trocas de experiências, com auxílio de várias linguagens e ferramentas: Exposição oral, textos, crônicas, documentários e filmes, Internet, DVD, exercícios práticos e dramatizações das situações e contextos estudados. O material didático é entregue aos participantes, em formato de texto impresso e CD gravado.
Educador:
Helder Molina - Historiador, mestre em Educação, pesquisador e educador sindical, assessor de formação da CUT-RJ, professor da faculdade de Educação da UERJ - professorheldermolina@gmail.com e heldermolina@ig.com.br.Blog: http//:heldermolina.blogspot.com, fone 21 9769 4933, 21 2509 6333
Conteúdo programático e roteiro básico:
1º dia – 01/03/2012 – Quinta Feira - 09:00 às 17:00
- Fundamentos básicos sobre como funciona a sociedade capitalista
- Breve história da organização sindical dos trabalhadores no Brasil
- O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalista
- Quem são as atuais centrais sindicais
- A relação sindicatos X partidos políticos X governos:
- Autonomia e independência sindical
- CUT: História e concepção sindical
- Organização por Ramos: SPFs, Fasubra e os trabalhadores da universidades
- Organização por Local de Trabalho: Representação sindical no local de trabalho,
2º dia – 02/03/2012 – Sexta Feira - 09:00 às 17:00
- O que é ser dirigente/militante sindical, hoje
- As diversas concepções e projetos sindicais atualmente existentes
- Fundamentos básicos sobre funcionamento do sindicato, gestão sindical
- Como diagnosticar os problemas do local de trabalho,
- Fundamentos básicos sobre planejamento: Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas,
Formação Humana - O valioso tempo dos maduros. (Mário de Andrade
(Calma...sossegue o dedo do teclado, menos pressa, relaxe um pouquinho, e leia até o final, depois "curta")
Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta comtriunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!
Mario de Andrade (1893 – 1945)
Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta comtriunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!
Mario de Andrade (1893 – 1945)
Formação Humana: A estupidez no Pinheirinho, a moral dos carrascos, e a banalidade do mal e o dever cumprido
Sobre a a violência e a estupidez de Pinheirinho, remeto-me ao livro "A banalidade do mal". Nele, a intelectual judia Hannah Arendt diz que os carrascos nazistas diziam não sentir pena, emoção, remorso, alegria ou tristeza, em executar os judeus nas câmaras de gás. Diziam que estavam "cumprindo com seu dever".
Cumprir o dever, como diria Kant, era o"imperativo categórico". Diz Arendt, que, para o "cumpridor de deveres", roubar, violentar, e matar uma, ou milhões de pessoas, são atos logicamente compatíveis com a categoria “dever”.
E que não poderia haver tréplica possível a este argumento. Por esta ideologia, não há raciocínio moral minimamente superior à noção de cumprimento de ordens. Que seus juízos são rudimentares. Que na sua “filosofia moral” as consequências das ordens recebidas são irrelevantes, mesmo a custo de vidas humanas
A polícia militar de SP, a justiça e seus oficiais, o Estado de classe, o governador, a mídia, ao destruirem violentamente a comunidade de Pinheirinho (a identidade e o espaço físico), em São José dos Campos, apenas "cumpriam ordens", e a "vontade moral legítima" do grande capital, representado por Naji Nahas e sua "massa falida".
Os defensores da perversidade social, da limpeza étnica, e do dever moral de defender a propriedade privada, não são burros. Eles são hegemônicos na estrutura social e política do país.
Defendem interesses. São competentes e preparadas. Os argumentos banais servem para justificar as perversidades sociais.
As vítimas viram culpados. Por essa lógica perversa, o direito à propriedade, é superior ao direito à vida.
Helder Molina, Rio de Janeiro.
Cumprir o dever, como diria Kant, era o"imperativo categórico". Diz Arendt, que, para o "cumpridor de deveres", roubar, violentar, e matar uma, ou milhões de pessoas, são atos logicamente compatíveis com a categoria “dever”.
E que não poderia haver tréplica possível a este argumento. Por esta ideologia, não há raciocínio moral minimamente superior à noção de cumprimento de ordens. Que seus juízos são rudimentares. Que na sua “filosofia moral” as consequências das ordens recebidas são irrelevantes, mesmo a custo de vidas humanas
A polícia militar de SP, a justiça e seus oficiais, o Estado de classe, o governador, a mídia, ao destruirem violentamente a comunidade de Pinheirinho (a identidade e o espaço físico), em São José dos Campos, apenas "cumpriam ordens", e a "vontade moral legítima" do grande capital, representado por Naji Nahas e sua "massa falida".
Os defensores da perversidade social, da limpeza étnica, e do dever moral de defender a propriedade privada, não são burros. Eles são hegemônicos na estrutura social e política do país.
Defendem interesses. São competentes e preparadas. Os argumentos banais servem para justificar as perversidades sociais.
As vítimas viram culpados. Por essa lógica perversa, o direito à propriedade, é superior ao direito à vida.
Helder Molina, Rio de Janeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)