terça-feira, 15 de novembro de 2011

Curso Cooperativismo, Mundo do Trabalho e Sócio Economia

Curso de Formação em Sócio Economia,
Mundo do Trabalho e Cooperativismo

Para Gestores, educadores e instrutores em cooperatismo-SESCOOP

Promoção: SESCOOP - Sistema de Capacitação em Cooperativismo/OCB

Educador:
• Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Movimentos Sociais, Associativismo, Sindicalismo, Trabalho, Educação, Classes Sociais, Estado e Políticas Públicas
- Módulo I - 08/10: 13:00 - 18:00
- Módulo II – 22/10: 09:00 – 12:00
- Módulo III - 22/10: 14:00 – 18:00
- Módulo IV - 05/11: 13:00 – 18:00
- Total: 20 horas/aulas

1 – Justificativa:

@ Cooperativismo é uma estratégia de organização dos trabalhadores, tanto para produção, consumo e distribuição de riqueza, centrada na valorização do ser humano e não do capital. Os empreendimentos não possuem um “patrão”: todos e todas são responsáveis pela elaboração, processos e divisão de trabalho e de lucros.

@ Se diferenciando da relação capitalista de patrão X empregado, opressor x oprimido, para um processo de troca e compartilhamento entre auto-produtores e de valor justo do trabalho.

@ Tem base no associativismo, autogestão, buscando a sustentabilidade econômica, e solidariedade comunitária, e é direcionado para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, com a finalidade da reprodução ampliada da vida, numa perspectiva de consciência de classe, autonomia e emancipação econômico social, e ético político do dos trabalhadores.

2 - Objetivos:
a) Formar continuamente educadores e gestores sobre as concepções, princípios e processo histórico do cooperativismo, economia social, mundo do trabalho e organização dos trabalhadores,
b) Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo do cooperativismo
c) Contribuir para reflexão contínua e crítica sobre o cooperativismo como forma de inserção produtiva, sociabilização da produção, geração de trabalho, emprego e renda
d) Conhecer os processos de gestão e administração, aspectos jurídicos e organizativos das cooperativas e empreendimento.

3 - Público Alvo
@ Gestores, educadores, consultores, instrutores do SESCOOP, cooperativas e empreendimentos

4 - Carga Horária
@ 20 horas, divididas em 4 módulos de 5 horas cada

5 – Eixos temáticos, programa, metodologia e recursos didáticos
@ Utilização de de diversas linguagens e recursos: Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point; estudos de textos básicos sobre os temas; exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas; utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias; dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração, atividades intercursos e pós cursos.


Módulo I – 5 horas/aulas - 08/10 – 13:00 - 18:00

1. Noções de Economia Política, Estado e Sociedade Capitalista, Classes Sociais. Mundo do Trabalho:
2. História das Transformações da Sociedade e os impactos no mundo na vida e nos direitos dos trabalhadores

• Dinâmica de apresentação dos participantes: A Teia ( os participantes em círculos vão se apresentando, cada um com suas expectativas, jogando para um rolo de barbante, que vai trançando e construindo uma figura geomética em formato de teia)
• Breve apresentação do curso e do material didático.
• Exposição dialogada em Power Point: “ Modos de Produção, Forças Produtivas e Classes Sociais” , ou “História das Sociedades” (ambos enviados em arquivos anexados) –PPT).
• Trabalho em grupos: O que caracteriza cada um dos diferentes modos de produção, e as formas históricas de organização das sociedades?
• Apresentação das discussões/produções em grupos
• Texto de apoio: 6 - Conceitos Básicos sobre capital, capitalismo, trabalho, produção, mais valia, classes sociais, luta de classes, movimentos sociais.
• Texto para aprofundamento sobre o tema – Trabalho como Principio educativo, Gaudêncio Frigotto, Ciavatta e Marise Ramos.

Módulo II – 5 horas/aulas - 22/10: 09:00 – 12:00

1.Cooperativismo: Gênese, natureza, concepções, princípios e atualidade
2. Associativismo, autogestão, cooperativismo, participação e cidadania

• Dinâmica de integração: Caixas de valores ( Diante de duas caixas imaginárias, os participantes discutem atitudes e valores humanos e sociais que desejam guardar e compartilhar, e os que desejam descartar e abolir das relações humanas, profissionais e sociais)
• Trabalho com o poema “ O povo”, de Eça de Queiroz, ou “Elogia da Dialética”, de Bertold Brecht, ou Operário em Construção, de Vinicius de Moraes
• Exposição dialogada em Power Point “Sócio Economia Solidária e Cooperativismo” (em arquivo anexado).
• Discussão em grupos do texto do texto de Lia Tiriba: Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa.
• Apresentação de um quadro de referenciais conceituais sobre o texto.
• Texto para aprofundamento sobre o tema - As Raízes Históricas da Economia Solidária e seu Aparecimento no Brasil

Módulo III – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00

1. Cooperativismo, Estado e políticas públicas direitos sociais,
2. Perspectiva de Gênero: Questões de Gênero
3. Juventude, trabalho e cooperativismo,
4. Cooperativismo e questões geracionais, etnia-raça, e diversidade social, cultural e sexual

• Dinâmica: Iguais e Diferentes ( Circulando pela sala, os participantes identificam diferenças e semelhanças, étnicas, religiosas, geracionais, gênero, geográficas, culturais, políticas, discutindo a produção de relações que respeitem as diferenças e diversidadaes).
• Poema de Elisa Lucinda – “Aviso da Lua que Mestrua” .
• Exibição de um documentário: Uma das 3 Alternativas: 1) “Ilhas das Flores” (20 minutos) de Jorge Furtado. 2) “Acorda Raimundo”(25 minutos) , que abordam as diferentes formas de exclusão e os preconceitos. 3) - “As 4 Ecologias”, de Leonardo Boff. (25 minutos).
• Oficina sobre as igualdade e diferença ( os participantes vão construir um painel sobre o tema, abordando gênero, geração, etnia, diversidade geográfica e cultural).

Módulo IV – 5 horas/aulas - 22/10: 14:00 – 18:00

1. Gestão, Administração e Aspectos Jurídicos
2. Regras para funcionamento de uma Cooperativa
3. Legislação Cooperativista
4. Empresa privada X Economia Social X Cooperativismo
5. Estatuto social e regimento interno
6. Processo decisório
•Gestao e Administracao em cooperativismo.
•Estudo da Legislação princípios e administração cooperativista
•Construção de um carta de princípios dos participantes do curso – perfil da sócio economia solidária e cooperativismo.

• Avaliação: Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.

Nenhum comentário: