terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sinpaf/Codevasf - Assédio Moral - Condições e Relações de Trabalho - Gestão e Processos de Trabalho

SINPAF - CODEVASF

Curso de Capacitação Profissional e Política
Para Servidores da CODEVASF

Brasília-DF, 07 a11/11/2011

ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO SOCIAL
E ÉTICO PROFISSIONAL

Helder Molina
Historiador, mestre em Educação, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisador e educador sindical


Justificativa:

Diante das constantes e profundas transformações no mundo do trabalho; da reorganização do Estado; da ampliação das políticas públicas e dos direitos da cidadania; e da reestruturação do Estado e do Serviço Público e do movimento sindical, os trabalhadores técnicos administrativos precisam estar em permanente busca de capacitação, no sentido de melhorar os processos e relações de trabalho, e de construção de novos conhecimentos, de atualização profissional e sindical.

A capacitação profissional e sindical contribui para valorizar o serviço e o servidor público, como agentes capazes de executar essas transformações, através de capacitação direcionada às atividades que desenvolvem, tanto nas suas funções e obrigações profissionais, quanto na sua participação política e cidadã, nas suas reivindicações sociais e sindicais.

Dessa forma, este projeto formaliza a expectativa em relação ao desenvolvimento de competências técnicas dos servidores da CODEVASF, como foco na estudo e analise da construção do Estado brasileiro, e articulação entre os movimentos sociais e a sociedade civil, a relação entre Estado, universidade pública e movimentos sociais, e na estruturação do mundo do trabalho, da conquista dos direitos dos trabalhadores e suas organizações sindicais , de forma a garantir uma universidade pública que seja referência de qualidade e de mobilização pela democratização do conhecimento e dos direitos de cidadania à maioria da população.

2. Objetivos específicos deste curso

a) Desenvolver um curso básico sobre Direitos dos Trabalhadores, Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida, com foco no combate ao Assédio Moral e todas as suas formas e conteúdos de manifestação no local de trabalho, como prática abusiva de poder, discriminação e violência profissional, moral e ética, contra os trabalhadores.
b) Conhecer e exercitar a mediação e resolução de conflitos como relação fundamental nas empresas e órgãos públicos, e as relações ético profissionais como parte atividade essencial para construção do ambiente profissional e relações de trabalho e enfrentar de forma coletiva os problemas estas relações, no sentido de resolve-las.


3. Data e Carga Horária

07 a 11 de Novembro de 2011
Carga Horária de 20 horas – 4 módulos de 5 horas/aulas cada.
07 a 11/11/2011 – das 14:00 às 18:00.


4. Temário

-
- Modo de produção capitalista, exploração do trabalho e assédio moral
- Lógicas liberal, gestão empresarial, lucro e produtividade
- Direitos dos Trabalhadores,
- Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida e Assédio Moral
- Conceito de Assédio Moral e suas conseqüência profissionais, físicas e morais.
- Formas de prevenção
- Conseqüências psicológicas e jurídicas do assédio para a vítima,
- Ação sindical contra o assédio moral
- Convenções da OIT

6 – Recursos didáticos e metodológicos

- Utilização de diversas linguagens e recursos:
- Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point;
- Estudos de textos básicos sobre os temas;
- Exibições/debates de filmes curtos e documentários vinculados aos temas;
- Utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias;
- Dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração,
- Atividades intercursos e pós cursos.

7 - Avaliação:

Utilização de processo avaliativo diagnóstico, processual e participação, com instrumentos variados, como : Presença, participação ativa e criativa nas atividades, leituras e discussões em sala, produção textual, trabalhos em grupos, sínteses, dinâmicas e jogos de grupos, questionário.

8 – Educador:

Helder Molina. Historiador/UFF, Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, professor da Faculdade de Educação/UERJ, mestre em Educação/UFF,pós graduado em História do Brasil, educador sindical e popular, desde 1993, assessor de formação e planejamento de gestão, pesquisador e estudioso dos temas: Trabalho, Educação, Estado, Políticas Públicas, Classes Sociais, Sindicalismo, Movimentos Sociais

Um comentário:

Unknown disse...

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