terça-feira, 20 de setembro de 2011

3 TURMAS DO CURSO ORSB-FORMAÇÃO CUTRJ CONCLUIDAS!!

CONCLUÍDO 3o MÓD CURSO DE FORMAÇÃO ORSB/CUTRJ NA REGIÃO SERRANA
3a TURMA DE ORSB 2010/2011

A CUT-RJ conclui, neste final de semana (16 e 17/9) o Curso de Formação ORSB, para dirigentes sindicais da Região Serrana. 22 dirigentes, entre bancários(as), metalúrgicos(as) e trabalhadores(as) da alimentação. Com duração de 60 horas/aulas, entre atividades presencias, não presenciais, pesquisas e atividades intermódulos.

O curso de ORSB (Organização e Representação Sindical de Base) é uma das prioridades estratégicas do Plano Nacional de Formação de Dirigentes da CUT e um dos instrumentos para fortalecer o Projeto Sindical, bem como ampliar a representação sindical da Central nos locais de trabalho.

A avaliação final da maioria dos participantes foi de que o curso representou um importante processo de formação política, conhecimento e fortalecimento da concepção e ação sindical da nossa central. Consolidando os vínculos orgânicos, permitindo a socialização do conhecimento, o livre debate de idéias e concepções, num clima de companheirismo, solidariedade e construção coletiva.

O curso foi conduzido, nos três módulos, pelos educadores que fazem parte do Coletivo de Formação da CUT-RJ (Helder Molina, Marlana dos Santos, Marcos Alvarenga, e do secretário de formação da CUTRJ, Roberto Ponciano).

Entre os meses de junho e setembro, os participantes estudaram a História das lutas dos(as) trabalhadores(as) e e organização da sociedade brasileira.História da CUT, sua concepção, princípios, estrutura e estratégia. Organização e Representação Sindical no Local de Trabalho/Produção. Desigualdade e Exclusão Social: Marca da Formação da Sociedade Brasileira. A exploração do trabalho e da vida do índio e do negro: A exclusão como prática. A persistência da exclusão. As raízes do passado na cultura política da sociedade brasileira. Momentos de Ruptura Política e Participação Popular. Indepêndencia do Brasil. Abolição da Escravidão. República como projeto das elitas. Estratégias de Participação Popular. Trabalho e Relações Sociais.

História da Classe Trabalhadora no Brasil. Revolução Industrial e a Classe Trabalhadora. A formação da classe trabalhadora no Brasil e as primeiras lutas: Escravos, libertos e imigrantes. A primeira fase da industrialização brasileira, a classe operária e suas organizações. As lutas e as organizações operárias. A revolução de 1930, o “Estado Novo” e o sindicalismo diante da estrutura sindical corporativista. Expansão Industrial, urbanização, sindicatos e a luta dos trabalhadores no campo e na cidade. O significado do Golpe Civil-Militar de 64.

Os novos movimentos sociais: Anos 70 e 80 no Brasil. Novos sujeitos e novas práticas político-culturais na sociedade brasileira. As origens do novo sindicalismo. Resistência silenciosa dos militantes sindicais no periodo da ditadura militar. Esquerda revolucionária e Igreja Católica. Grupos de oposição e Vida Sindical. O novo sindicalismo e a greves que mudaram a cara do país . 1979: inúmeras categorias profissionais fizeram valer, na prática, o direito de greve. De Sul a Norte, o direito de greve é conquistado na luta. A reação dos militares e a resposta do novo sindicalismo. O 1º de maio de 1980, dia de luta e solidariedade. As articulações sindicais e a fundação da CUT. A fundação da CUT. Entre o apogeu e a crise: os desafios do projeto sindical da CUT

Da liberdade do capital aos direitos dos trabalhadores. Tecnicismo neoliberal e gestão democrática do Estado. A necessidade de um olhar pensante sobre o trabalho. Exercitando o olhar pensante. Conceitos valores e atitudes na disputa pela hegemonia. O papel da organização e representação sindical de base. A dimensão ética e política do trabalho sindical CUT. Basismo e vanguardismo, uma falsa polêmica? A vinculação entre projeto político e projeto educativo. Planejamento sindical e trabalho de base. A solidariedade como instrumento de luta.

Prossegue, agora em setembro, o Mód. II, da segunda turma do Rio (a primeira turma foi realizada em 2010) e ainda este ano iniciaremos as turmas do Norte Fluminense (segunda turma, pois a primeira foi realizada em 2010), Baixada e de Niterói/São Goncalo/Lagos.

Nenhum comentário: