domingo, 22 de maio de 2011

SINPRO - RIO -Os sindicatos e os movimentos sociais na cena sócio-política brasileira: da resistência à ditadura militar e ao neoliberalismo, impasses e desafios atuais

Curso de Formação Sindical

Os sindicatos e os movimentos sociais na cena sócio-política brasileira:
da resistência à ditadura militar e ao neoliberalismo,
impasses e desafios atuais

Carga horária: 18 horas aulas
Dias e horário - Terças-feiras
5, 12, 19, 26 de abril, 10 e 17 de maio das 18 às 21:00

Parceria CUT- RJ e Sinpro-Rio

Professor: Helder Molina
(bacharel e licenciado em História/UFF, especialista em História do Brasil/UCAM, Mestre em Educação/UFF e doutorando em Políticas Públicas e formação Humana/UERJ, pesquisador e educador sindical)

Público Alvo:

Professores, estudantes, sindicalistas, militantes de movimentos sociais, lideranças comunitários, educadores populares, trabalhadores em geral

Objetivos:

Estudar as lutas de resistência - dos(as) trabalhadores(as), sindicatos, movimentos sociais urbanos e rurais, organizações e partidos de esquerda - à ditadura militar. Anos 1960 a 1980. Resgatar e analisar o contexto sócio-histórico e político da transição da ditadura ao Estado burguês democrático, os papéis dos movimentos sociais. Anos 1980 – 1990.
Conhecer e discutir as políticas e a ideologia neoliberal, a reestruturação econômico-produtiva do capital, o projeto de mercado máximo e Estado mínimo, a vingança do capital contra o trabalho, e a resistência dos movimentos sociais Anos 1990-2000.

Conteúdos

Aula 1.

Capitalismo e trabalho: Modo de produção capitalista: as origens históricas e sociais do Capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro. A mercadoria. O preço. A mais-valia. As classes sociais: burgueses X proletários. As idéias de Marx. Sindicatos, movimentos sociais e organizações políticas na resistência à ditadura militar e na transição democrático burguesa. Os anos de chumbo. Clandestinidade, repressão e sindicalismo tutelado. A luta armada: Resistência possível ? Brasil grande: "Ame-o ou deixe-o".

Aula 2.

A resistência e as lutas democráticas, o papel da intelectualidade e da classe média, do movimento estudantil, o renascimento do movimento operário. Novo sindicalismo: O ABC entra em cena. A crise da ditadura e o ascenso dos novos movimentos sociais urbanos e rurais.

Aula 3. A transição da ditadura ao Estado burguês democrático, os papeis e o protagonismo dos movimentos sociais: (Sindical, estudantil, gênero, raça/etnia, sem terras/rurais, direitos humanos e civis, saúde, moradia, educação, etc) na construção e consolidação dos direitos sociais, da cidadania e democracia. Anos 1980 - 1990.

Aula 4.
A década neoliberal: As políticas e a ideologia neoliberal, a reestruturação econômico-produtiva do capital, o projeto de mercado máximo e Estado mínimo, as privatizações, a vingança do capital contra o trabalho, e a resistência dos sindicatos e movimentos sociais a implementação da nova sociabilidade do capital. Anos 1990-2000

Aula 5.
A atual estrutura e organização sindical no Brasil, as atuais centrais sindicais, as atuas concepções e organizações políticas que atuam nos movimentos sociais. Da Era Vargas à Era Lula. Desafios atuais ao sindicalismo e aos trabalhadores. As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. A CUT hoje, a estrutura, as concepções. Legalização e reconhecimento das centrais. Fragmentação do campo combativo. A CTB, Conlutas/Intersindical.

Aula 6.
A travessia do neoliberalismo à reconstrução do Estado e das políticas públicas e dos direitos sociais. Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura (Governo Lula/Dilma). Brasil e América Latina, Hoje. O pós neoliberalismo e a crise de hegemonia do capitalismo. O que será o futuro? Alternativas ?!

Nenhum comentário: