domingo, 22 de maio de 2011

Lutar: luto porque é o sentido da vida, a busca, a conquista, a utopia de não parar, nunca

Entrevista
Helder Molina

Começou sua militância política no movimento estudantil, na década de 1980. Desde o início dos anos 90, trabalha na formação política e sindical, com planejamento de gestão e assessoria para sindicatos através da CUT/RJ. É licenciado e bacharel em História, fez pós graduação em História do Brasil, analisando a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado, as origens das lutas e organizações operárias e o surgimento do movimento sindical no Brasil. Fez mestrado em Educação e, atualmente, faz doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, na UERJ. Molina é professor da faculdade de Educação da UERJ.

Qual é o objetivo do seu curso de formação sindical?

Molina: Um dos objetivos principais da formação é construir novas lideranças, renovar a militância sindical, para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos. Penso que a formação é uma ferramenta muito importante para fortalecer a ação sindical, resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais, mas fundamentalmente, para mim, o papel da formação é dar conhecimento político, argumento e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa.

O que prioriza para a formação do sindicalista de hoje?

Molina:
Estudar e conhecer a história da nossa classe e dos sindicatos. Conhecer e analisar o que é o capitalismo, a sociedade capitalista, as classes sociais, o Estado, o papel dos sindicatos, a organização e luta na defesa dos direitos dos trabalhadores.Conhecer as concepções e a estrutura sindical, os desafios atuais, as dificuldades enfrentadas hoje, pelos trabalhadores, na conquista e garantia de seus direitos. A formação também deve ensinar o dirigente sindical a planejar a gestão, definir metas e objetivos, quais ações devem desenvolver. Como se comunicar, falar em público, convencer, argumentar, como negociar, como participar nas mesas, como fazer uma pauta, como conduzir uma assembléia, uma plenária, etc.

Na sua opinião, qual é o papel do sindicato nos dias atuais?

Molina:
O sindicato deve lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores. O papel fundamental dos sindicatos é a luta e a negociação, na busca e garantia dos direitos sindicais, políticos, sociais e trabalhistas. O sindicato deve priorizar a organização nos locais de trabalho, estar sempre junto dos trabalhadores, ouvindo suas reivindicações, escutando suas propostas, buscando politizá-lo, trazer para a luta coletiva. Sozinho ninguém conquista nada. O dirigente sindical deve ser paciente, tolerante, ter argumentos, precisa estudar, conhecer a realidade, discutir conjuntura, entender de economia e de política, pois ele é um formador de opinião, um exemplo para os trabalhadores. A luta prática educa os trabalhadores, no cotidiano dos enfrentamentos com os patrões e os governos, mas precisa estudar, conhecer teoria, aprofundar os conhecimentos, enfim.

Este papel mudou com o passar dos anos ou ainda é o mesmo?

Molina:
Desde o surgimento do capitalismo os trabalhadores lutam para garantir seus direitos. O capitalismo, e o capitalista, vive da exploração dos trabalhadores, a produção dos lucros vem do trabalho não pago aos trabalhadores. O trabalho do trabalhador é que produz as mercadorias, as riquezas, transforma a natureza, mas o nosso trabalho é apropriado, expropriado pelos capitalistas, pelos patrões, e nisso se assenta a exploração, a exclusão social, a miséria. A concetração de renda, a acumulação dos lucros advem dessa exploração e exclusão. Lutamos contra o capitalismo, e buscamos uma economia, Estado e sociedade em que o trabalho humano, e suas riquezas, sejam distribuidos de forma justa e equilibrada, entre os trabalhadores. Uma luta coletiva, processual, que se afirma em cada greve, cada mobilização, cada combate, nas vitórias e nas derrotas.

Como você percebe a participação dos trabalhadores das instituições federais de ensino no movimento sindical brasileiro, a partir da sua experiência e da sua formação?

Molina:
Desde meados da década de 1980 os trabalhadores das universidades, e os trabalhadores do serviço público em geral, estão na linha de frente da organização sindical, da busca dos direitos, e na construção de um serviço público que atenda aos reais interesses da maioria da sociedade, que são os trabalhadores. Foram fundamentais na luta contra a ditadura e pela reconquista da democracia e do Estado democrático de direito no Brasil, na pressão e mobilização sobre a assembléia nacional constituinte, nas lutas contra o neoliberalismo e o desmonte do Estado, implementado por Collor e FHC, na luta contra as privatizações e a ideologia do Estado mínimo e mercado máximo. Tenho grande respeito, consideração e admiração pela luta dos servidores federais, e eles são fundamentais para um Estado democrático, voltado aos interesses maiores dos trabalhadores brasileiros. Tenho realizado muitos cursos para os sindicatos filiados à FASUBRA e à CONDSEF, e à CUT.

Como as grandes bandeiras de luta dessa categoria - um Estado forte e universidades cidadãs para seu público final e seus trabalhadores – podem se inserir no contexto nacional do movimento?

Molina:
Nas lutas permanentes, nos debates nas assembleias, na importância da formação política, nos cursos de formação, para alargar nossa visão de sociedade, superando o corporativismo e o burocratismo, que nos faz olhar para os próprios umbigos. As mesas nacionais e setoriais de negociação com o governo, os grupos de trabalhos, os avanços nas negociações com o governo, agora que temos um governo que negocia, ouve os trabalhadores, e reconstrói o Estado, que foi destruido nos tempos neoliberais, tudo isso é importante, mas não pode substituir a autonomia, a independência e a luta dos trabalhadores. Sindicato deve ser independente de partidos e do Estado, ter autonomia e se basear nos reais interesses dos trabalhores, elevando sua consciência e reafirmando sempre que só a luta conquista direito, e que tudo que conquistamos até hoje é fruto de nossa luta e organização.

Nenhum comentário: