Em março
Continuamos nosso processo formativo com a FETAMCE - Federação dos Sindicatos de Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais do Ceará. Fizemos mais 4 SEMIÁRIOS REGIONAIS DE FORMAÇÃO - FORMAÇÃO ITINERANTE - em todas as regiões do Ceará. Iguatú, Itapipoca, Sobral, Grande Fortaleza, Baturité, Negociação Coletiva, Concepção e Gestão Sindical, Participação Política, etc... Em abril continuamos, em outras 5 regionais. Parabéns à diretoria da FETAMCE, investindo em formação política, organização pela base, produzindo novas liderança e fortalecendo a unidade sindical em torno da FETAMCE, CONFETAM E CUT!
Em março
Fizemos o Planejamento Estratégico da diretoria da APEOC - Sindicato dos Profissionais da Educação Pública do Ceará. Toda diretoria presente, primeiro evento coletivo após a posse da nova direção. Planejar, definir metas, organizar ações, táticas, estratégicas, distribuir tarefas e responsáveis. Analisando os cenários para 2011, o contexto político estadual e nacional, verificando os aliados e os adversários, avaliando os recursos políticos, financeiros e humanos a serviço da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação. Agora é desenvolver o planejamento estratégico,
Em março
Estive fazendo o planejamento estratégico da ASSEEC -CEARÁ, e estaremos participando do Seminário que eles irão promover, no final do mês de abril. A ASSEEC representa os servidores da secretaria de educação do Ceará. O planejamento definiu as ações de curto, médio e longo prazo. A diretoria apontou os principais desafios para 2011 e 2012, e fez um concreto diagnóstico da situação dos direitos da categoria, e as formas de lutas para defendê-los e amplia-los.
Em março
Estivemos na Plenária Sudeste do SINPAF - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesquisas Agropecuárias (EMPRAPA, PESAGRO, EMATERs..). SINPAF está em processo de preparação do congresso nacional, que será em Abril. Participamos, como convidados, fazendo uma ANÁLISE DE CONJUNTURA INTERNACIONAL E NACIONAL, onde discutimos os cenários e desdobramentos da crise mundial do capitalismo, as revoltas e rebeliões dos povos árabes, a situação da América Latina, e o governo brasileiro. Que governo é esse? Continuade? Ruptura? Avanço? Retrocesso? Qual deve ser a postura política do movimento sindical diante do governo Dilma. O papel da autonomia sindical e independência de classe, e a importância da luta polític, organização por local de trabalho, fazer formação, planejar ações, para fazer avançar e consolidar nossos direitos e conquistas.
Ainda em março
Definimos o planejamento das ações da CUT-RJ, onde trabalho como assessor, e participamos do Conselho Nacional de Entidades de Base da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhdores em educação - como um dos pesquisadores grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH-UERJ, que realiza uma importante parceria com a CNTE, no projeto "História em Movimento", que analisa as ações políticas e sindicais dos sindicatos filiados à CNTE, e produz material de análise para a reflexão coletiva da CNTE, no campo da formação política, organização, e ação sindical. Este grupo é coordenado pelo professor Gaudêncio Frigotto, por um lado, e pela Secretaria Nacional de Formação da CNTE, por outro. Já produzimos 3 cadernos de avaliação do projeto HISTÓRIA EM MOVIMENTO, eem 2009 e 2010.
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário