segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SINDICATO COMO ESCOLA DE FORMAÇÃO E DE LUTA POLÍTICA DA CLASSE.


É a formação que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo, a política, o poder, as ideologias, o papel dos sindicatos, dos movimentos sociais. Sem estudar, a gente cai em uma atuação sem crítica, pode se tornar oportunista, carreirista, conservador. A preguiça intelectual é uma das formas de alienação, vivemos numa sociedade alienada e alienante, dominada pelo imediatismo, consumismo, individualismo. Fazer cursos, estudar, exercitar as práticas coletivas, exercer a solidariedade, se educar para a troca, a tolerância, a construção coletiva.
O sindicato é uma escola de formação, uma escola de militantes, de desenvolvimento do companheirismo, de troca e aprendizado nas relações humanas e política. Um sindicato combativo e forte tem na formação uma ferramenta de independência de classe, de autonomia e emancipação humana e transformação social. A leitura é que produz o conhecimento. Ninguém fala do que não conhece. Não há técnicas e teorias que se possam aprender sem leitura, sistematização, escrita, produção de textos, sem prática permanente. Ler e escrever é o fundamento para produção do conhecimento, sem conhecimento não há do que falar. A linguagem é uma ideologia, e essa ideologia é construída na linguagem, no discurso.
Entender que numa sociedade em que a maioria das pessoas se informam pelas mídias, é fundamental utilizá-las. É importante utilizar as redes sociais, os sites. O movimento sindical tem que disputar as redes sociais, utilizar as redes sociais como forma de organização, politizar, discutir direitos, ampliar a democracia, quebrar os monopólios.
As redes sociais devem ser instrumento de construção da política do sindicato, compartilhamento de informações, troca de agendas, divulgação das lutas e conquistas, ferramenta de mobilização da categoria, de organização e formação da classe trabalhadora. Essas mídias devem ser atualizadas, com conteúdos informativos, mas também críticos, formativos, para elevar o nível de consciência da categoria.

Nenhum comentário: