domingo, 12 de maio de 2013

Pressupostos para um Projeto de Organização Sindical

PROJETO de organização sindical:

• É imprescindível discutir os pilares básicos do projeto de organização sindical da direção, tanto do ponto de vista vertical, do ramo, como horizontal, da inserção do SINPAF
• É essencial explicitar a forma como a entidade pretende organizar seus fi liados e que relações pretende estabelecer com demais as entidades em âmbito estadual, regional e outras organizações da sociedade.

3- Discussão e definição de Gestão Sindical:

• A direção precisa ter clareza sobre qual tipo de concepção de gestão vai nortear suas decisões, por isso deve-se discutir no seminário a concepção de gestão sindical a ser adotada e que servirá para identificar, analisar e enfrentar os problemas tanto de receita como de despesa, e, se for o caso, vai até nortear uma proposta de reestruturação da entidade.
• São pilares de uma concepção de gestão sindical: democracia, participação, compromisso, ética e solidariedade.

4- Discussão do orçamento financeiro da entidade:

• Conhecer as receitas e despesas da entidade, prepará-la adequadamente e torná-las compreensível aos olhos de leigos é sinônimo de gestão democrática e participativa. Este momento de discussão da forma de gestão da entidade é um excelente momento para discutir as diretrizes orçamentárias do sindicato.

• A gestão fi nanceira potencializa, melhora e agiliza a ação sindical. Sem organização financeira, a luta é a maior prejudicada.
Referências: Caderno sobre Gestão Sindical - CNTE

Nenhum comentário: