PROJETO de organização sindical:
• É imprescindível discutir os pilares básicos do projeto de organização sindical da direção, tanto do ponto de vista vertical, do ramo, como horizontal, da inserção do SINPAF
• É essencial explicitar a forma como a entidade pretende organizar seus fi liados e que relações pretende estabelecer com demais as entidades em âmbito estadual, regional e outras organizações da sociedade.
3- Discussão e definição de Gestão Sindical:
• A direção precisa ter clareza sobre qual tipo de concepção de gestão vai nortear suas decisões, por isso deve-se discutir no seminário a concepção de gestão sindical a ser adotada e que servirá para identificar, analisar e enfrentar os problemas tanto de receita como de despesa, e, se for o caso, vai até nortear uma proposta de reestruturação da entidade.
• São pilares de uma concepção de gestão sindical: democracia, participação, compromisso, ética e solidariedade.
4- Discussão do orçamento financeiro da entidade:
• Conhecer as receitas e despesas da entidade, prepará-la adequadamente e torná-las compreensível aos olhos de leigos é sinônimo de gestão democrática e participativa. Este momento de discussão da forma de gestão da entidade é um excelente momento para discutir as diretrizes orçamentárias do sindicato.
• A gestão fi nanceira potencializa, melhora e agiliza a ação sindical. Sem organização financeira, a luta é a maior prejudicada.
Referências: Caderno sobre Gestão Sindical - CNTE
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário