domingo, 12 de maio de 2013

Gestão, Administração Sindical: Princípios para uma direção coletiva e participativa

Os papéis desta direção coletiva e participativa, dentro do princípio da responsabilidade, são diferenciados:

a. Aos dirigentes cabe o papel de propor, discutir e definir princípios, a estratégia, a metodologia, os objetivos, o programa para a ação sindical, os princípios organizativos e de funcionamento do sindicato.

b. Aos funcionários cabe o papel, entre outros, de participar na elaboração das medidas acima
propostas e, principalmente, contribuir na construção de uma prática organizativa, funcional e administrativa para reforçar a ação sindical.

c. À categoria (associados) cabe o papel de participar das definições dos princípios, objetivos eestratégia do sindicato. Ou seja, formular um projeto político através das instâncias ou mecanismos previstos (congresso, plenária, assembléia, reunião da direção, organização por local de trabalho, representante de base, delegado). À categoria cabe o papel de cobrar dos dirigentes e funcionários o cumprimento dos objetivos e a prestação de contas, tanto política como administrativa. Esta visão, a partir do princípio da co-responsabilidade, leva a uma prática participativa, a uma produção e construção coletiva. Leva à descentralização de decisões e execuções e ao respeito e valorização dos indivíduos envolvidos neste projeto.

Nessa concepção, a relação humana e profissional se transforma num espaço privilegiado de realização pessoal e humana, com compromisso de classe. Isso significa que o sindicato torna-se uma entidade dirigida por um coletivo formado por diversos atores, com igual responsabilidade e diferentes papéis a desempenhar.

Sendo assim, o conceito de Gestão tem muito mais a ver com o nosso dia a dia sindical que o conceito de administração. Por esta razão, é que nós estamos tratando aqui de Gestão Sindical.

Para trabalharmos mais detalhadamente estes conceitos de Gestão Sindical, neste módulo, vamos usar quatro procedimentos/ações, que se completam e são fundamentais para a gestão sindical:

1. Planejamento: definição dos objetivos e dos melhores procedimentos para alcançá-los.
2. Organização: processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de maneira estruturada para alcançar objetivos comuns.
3. Direção: processo de orientar/articular/coordenar as atividades.
4. Controle: é o processo de acompanhamento para verificar se as coisas estão de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido.

Nenhum comentário: