quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PEDAGOGIA DA RUA: DILMA CAI? PORQUE ESSE ATAQUE TODO?

PEDAGOGIA DA RUA: DILMA CAI? PORQUE ESSE ATAQUE TODO?
HELDER MOLINA MOLINA·QUINTA, 10 DE DEZEMBRO DE 20151 leitura
Ontem, esperando, banco cheio, uma ex-aluna me reconhece, está com seu filho, um rapaz de uns 20 anos, estuda na UERJ. Ela me pergunta: " E Dilma cai? Porque esse ataque todo? Não entendo"! Eu argumento: " Cunha é lobista das grandes empresas que financiaram a campanha de mais de 200 deputados, Temer pertence ao Partido Paulista, isto é, partido da burguesia patrimonialista e conservadora paulista, a mesma de Serra, FIESP, que vem da oligarquia cafeeira, da República Velha que derrubou Vargas, Jango. E Cunha é mero instrumento do golpe, a direita cresceu muito nestes últimos anos, elegeu grande maioria parlamentarn pelo financiamento privado, e formou a bancada BBBB: Banco, Bala, Boi e Bíblia, conservadora, regressiva, anti popular, anti direitos humanos, escravista,m etc. O garoto me diz "Mas a Dilma representa esses setores, faz um governo de direita". Eu pergunto: "Vamos pensar melhor: De que lado está a Rede Globo? Todos os jornais, TVs e revistas da mídia empresarial? Porque tamanha ofensiva contra a Petrobrás? Para esquarteja-la e depois privatiza-la? Quais interesses dos EUA em relação à América Latina? Em acabar com o Mercosul? Será porque o Brasil participa do BRICS, aliás, a fundação dos Brics foi no Brasil em Fortaleza em 2014? Qual interesse das multinacionais do petróleo sobre o Pré Sal? A mudança do regime de partilha para o regime de concessão? Ele me diz: "Mas Lula não fez as reformas para enfrentar a mídia e a reforma política, o latifúndio mata e manda, os bancos nunca ganharam tanto". Eu digo: "Concordo, Lula conciliou na hora em que devia aprofundar reformas, não enfrentou o grande capital financeiro e industrial, nem a mídia, nem o latifúndio, nem fez a reforma política, se adaptou ao financiamento privado, mas ampliou direitos, inclusão social, distribuiu renda, democratizou o Estado, fez concursos, ampliou crédito, multiplicou o acesso a educação, criou renda mínima". "Foi pouco". Diz ele. Digo: "Mas vc acredita mesmo que Cunha, Temer, Aécio, Alckmin, Serra, vão fazer estas reformas? ampliar esses direitos"? Ele me diz: Claro que não". Então o que temos que fazer agora? Defender a democracia contra o golpe, e lutar nas ruas por essas reformas. E ele me pergunta: "Qual sua disciplina na UERJ, posso assistir suas aulas? Como ouvinte? Me convenceu. Digo: "Seja bem vindo, mas antes luta contra o golpe, e discute isso com as pessoas". Umas dez pessoas ouviram a conversa, e ficaram pensando. Mas, chegou minha senha, vou para o caixa.

Nenhum comentário: