domingo, 23 de fevereiro de 2014

UMA ANÁLISE DO QUADRO ELEITORAL, DO MOSAICO DE CANDIDATURAS, E DAS CHANCES DO CAPITÃO DO MATO SER CANDIDATO.

UMA ANÁLISE DO QUADRO ELEITORAL, DO MOSAICO DE CANDIDATURAS, E DAS CHANCES DO CAPITÃO DO MATO SER CANDIDATO.
(Helder Molina - Blog do Helder Molina.)
* As pesquisas do MDA/CNT; DATAFOLHA, e agora do VOX POPULI/CARTA CAPITAL, que foram publicadas na sexta, sábado e hoje, apontam um cenário consolidado, o de que Dilma se reelegeria no primeiro turno. Segundo a as três pesquisas, Eduardo Campos e Aécio estão empacados. O Aécio empacado há mais tempo está. Aécio não cresce, ao contrário, recua. Fatos novos? Marina? Bem, vejamos:
* A Marina não tem partido ( A "Rede" não teve assinaturas suficientes, e foi "arquivado por incompetência"), e o PSB já tem dono, é o coronel dos Olhos Verdes).
* Num cenário que tenha Marina, Aécio e Barbosa (O Capitão do Mato) se candidatarem – ou seja, se expurgarem Eduardo Campos - há alguma chance de a eleição ir para o segundo turno. Como assim?
* Só que eles têm alguns "pequeníssimos problemas" a resolver. Qual seria o partido do Capitão do Mato? O STF é o partido dele, mas não está legalizado como sigla eleitoral. O Partido STF não pode ter nome na urna eletrônica.
* O PSB não o quer nem para Senador, e para presidente já tém Eduardo Campos.
* O PSDB tem o Aécio, e Serra está no banco de reservas, para derrotar Aécio. O Capitão do Mato aceitaria ser vice no PSDB? Bem que se merecem, o sujeito é muito estrela, vaidoso e arrogante, espaçoso demais para ser vice, onde já se viu! Mesmo que a Globo e a Veja exigissem? Sei não...
* O PPS aderiu ao Eduardo, mas não fede nem cheira, nesta atual disputa.
* O PSOL escolheu Randolphe, a menos que o Freixo, impulsionado pela Globo Overseas tome-lhe o lugar.* O PDT? daria legenda ao Capitão do Mato? Há muita disputa interna, e Lupi está esperneando para "melhorar o preço de sua mercadoria..." Leia-se? Tempo de TV e coligações estaduais
* Tem o PSOL, diriam alguns. A UDN de esquerda bem que poderia oferecer sua legenda para o Capitão do Mato. Se merecem, Chico Alencar vive a elogiar o capataz. Mas o Randolfe já foi escolhido pelo PSOL, ou seria Freixo? Já imaginaram uma chapa Freixo-Sininho? Com os Black Blocs na campanha? Com o ostensivo apoio do grande intelectual Caetano Veloso.
* Tem o PSD do Kassab, mas esse, como bom partido intestino (que é que tem nos intestinos? já viu que os ventos sopram para...Dilma!
* Ah...o Partido da Globo. Sim, o PIG. Mas este só pode fazer campanha (" neutra e com objetividade jornalística", como sempre, mas...falta se legalizar no TSE. E já passou o prazo de legalizar novas legendas. Globo e Capitão do Mato, tudo a ver.
* O PMDB está com a Dilma. Todo o barulho é para "melhorar o preço da mercadoria", como todo partido fisiológico que se preza, que encher os intestinos com quem tem perspectiva de poder. E as pesquisas, como fumaça, apontam o rumo. Ah...e o PMDB, PSDB, PSB, PDT, PPS, PSD, todos, sabem que ainda existe o "FATOR LULA", que é um reserva de Luxo, tipo Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi, no banco, pronto para entrar, se a vitória estiver ameaçada.
* Bem...sobraria ao Capitão do Mato… o PSTU! com 0,06 de tempo de TV, e com sua conhecida e poderosíssima "representatividade de massas e capilaridade social". PSTU apoiaria o "revolucionário negro que varreu a corrupção do Brasil, e limpou a política". Vá, Capitão do Mato. Candidate-se, queremos destogá-lo, e destrona-lo! Venha, sai da toca, digo, da toga!!
(Helder Molina- Blog do Helder Molina)

Helder Molina é licenciado e bacharel em História, mestre em Educação, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, educador e pesquisador sindical.)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O movimento sindical aprofunda sua tentação corporativista, economicista (salário e emprego), e pragmática

O movimento sindical aprofunda sua tentação corporativista, economicista (salário e emprego), cresce o pragmatismo e o oportunismo, a acomodação nas máquinas, o aburguesamento nos modos de manutenção das máquinas. A militância de esquerda se sente orfã, está buscando espaços coletivos para reflexão, debates, estudos, entender a complexidade do tempo presente, a quais alternativas para enfrenta-lo. Perigosamente se lê cada dia menos, e se escreve menos ainda. Mais do que nunca cresce a exigência de FORMAÇÃO POLÍTICA, IDEOLÓGICA, CLASSISTA, COMBATIVA, DE ESQUERDA. As disputas neste ano serão muito difíceis, principalmente nas questões de ideologia, valores, luta de classes. Está crescendo o pensamento de direita entre a juventude, os setores médios da sociedade, e entre os/as trabalhadores. Atitudes de negação da política e das vias de representações da política e dos movimentos sociais. Valores conservadores, mobilizados pela mídia, como intolerância, confronto, criminalização das manifestações e das reivindicações, e um ataque serm tréguas às esquerdas, sejam sindicais e/ou partidárias. A direita está disputando hegemonia no movimento sindical, disputando e dominando as centrais sindicais pelegas, às custas do imposto sindical, e da indústria de criação de sindicatos, fragmentando e pulverizando o movimento sindical. Os partidos de direita estão disputando sindicatos, hora de acordar!! Venho alertando um tempão. Veja o caso da Venezuela, na ante sala do golpe, promovido pela mídia, direita, e EUA.

A morte do cinegrafista e a manipulação da mídia golpista patronal,

A morte do cinegrafista e a manipulação que eles, a mídia golpista patronal, estão fazendo é parte de uma estratégia de espalhar o medo, o terror, o pânico, o discurso da violência, do BASTA!!! Vejam a capa da Época desta semana: BASTA!!!. Ante sala de golpe. Veja Venezuela, repito. Está crescendo o pensamento de direita entre a juventude, os setores médios da sociedade, e entre os/as trabalhadores. Atitudes de negação da política e das vias de representações da política e dos movimentos sociais. Valores conservadores, mobilizados pela mídia, como intolerância, confronto, criminalização das manifestações e das reivindicações, e um ataque serm tréguas às esquerdas, sejam sindicais e/ou partidárias. A direita está disputando hegemonia no movimento sindical, disputando e dominando as centrais sindicais pelegas, às custas do imposto sindical, e da indústria de criação de sindicatos, fragmentando e pulverizando o movimento sindical. Os partidos de direita estão disputando sindicatos, hora de acordar!! Venho alertando um tempão.

Governo Dilma foi covarde diante do monopólio midiático patronal golpista

Eu queria estar errado. Reitero que o Governo Dilma foi medroso, ou condescendente, com a mídia privada, ou não? Será que é só minha metralhadora que diz isso? Paulo Bernardo está a serviço de quem no Ministério das Comunicações? E Helena Chagas?
80% dos anúncios que são exibidos na Globo são do Governo Federal, de Ministérios ou Empresas Estatais, isto é, o Governo financiando uma mídia privada que lhe bate o tempo todo, sem tréguas, e mata de asfixia a mídia alternativa, as mídias do interior, e as mídias das redes sociais, tô errado?
O governo não permite avançar no Marco Regulatório, morre de medo da Lei de Médios, não enfrenta o Monopólio, a concentração de uma empresa monopolista, como a Globo, com controle de 80% das TV, produtoras de conteúdos e repetidoras, e o controle do conteúdo de rádio, o sistema Globo/CBN, o que é? os jornais e agência de notícia. Minha metralhadora também foca no redes de telefonia, internet, com monopólios da 5 irmãs (Oi, Vivo, TIM, Embratel e Claro) e o péssimo e caríssimo serviço que prestam, paro por aqui, o foco é esse, o alvo é esse;
Isso mesmo, está com dois anos que falo faltou coragem da Presidenta Dilma regular as comunicações...agora a mídia está usando como campanha política contra o governo PT. Veja o crescimento do sindicalismo pelego, e do esquerdismo no setor público. Ser governo pode gerar acomodação de classe, adaptação ao status quo, pragmatismo como estratégia, queria estar errado , tomara que eu esteja. Eu apoio o Governo, isso não está em dúvida, mas não abro mão da crítica, o trabalho intelectual é fundamentalmente de crítica, de problematizar, o movimento sindical se burocratiza a cada dia, tô errado?

A Internet (redes sociais) está infestada de golpistas, celebrando o Golpe Civil Militar de 1964.

A Internet (redes sociais) está infestada de golpistas, celebrando o Golpe Civil Militar de 1964. Não ficam mais nos armários, escondidos entre o mofo e o coturno sujo de sangue. Agora, frequentam os ambientes públicos, espalhando o pensamento golpista, embolorado, com toda desenvoltura. Defendem abertamente um novo "retorno dos militares" para "botar ordem na casa". Aqui, e na Venezuela. Mas também, para quem apoia a volta da ditadura militar no Brasil, e tem Bolsonaro com super heroi....é claro que vai defender golpe na Venezuela.Todo apoio ao governo constitucional da Venezuela, eleito pela maioria do povo. As regras do jogo são assim, ganha quem tem a maioria dos votos. Derrubar um governo legitimamente eleito é golpe. Todo apoio a Nicolás
Maduro. Pueblos del mundo, ayúdenos en la defensa de la democrácia em la Venezuela, esto és Libertad, y Justicia

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SOBRE ESTUPIDEZ HUMANA E O AMOR DE FILHA E PAI:

SOBRE ESTUPIDEZ HUMANA E O AMOR DE FILHA E PAI:
"Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai. Quando decidi ser jornalista, aos 16, ele quase caiu duro. Disse que era profissão ingrata, salário baixo e muita ralação. Mas eu expliquei: vou usar seu sobrenome. Ele riu e disse: então pode!

Quando fiz minha primeira tatuagem, aos 15, achei que ele ia surtar. Mas ele olhou e disse: caramba, filha. Quero fazer também. E me deu de presente meu nome no antebraço.
Quando casei, ele ficou tão bêbado, que na hora de eu me despedir pra seguir em lua de mel, ele vomitava e me abraçava ao mesmo tempo.

Me ensinou muitos valores. A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio. Me deixou a vida toda em escola pública porque preferiu trabalhar mais para me pagar a faculdade. Ali o sonho dele se realizava. E o meu começava.

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele. Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno. Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter. E ele também se despediu.

Sei que ele está bem. Claro que está. E eu sou a continuação da vida dele. Um dia meus futuros filhos saberão quem foi Santiago Andrade, o avô deles. Mas eu, somente eu, saberei o orgulho de ter o nome dele na minha identidade.

Obrigada, meu Deus. Porque tive a chance de amar e ser amada. Tive todas as alegrias e tristezas de pai e filha. Eu tive um pai. E ele teve uma filha.

Obrigada a todos. Ele também agradece. Eu sou Vanessa Andrade, tenho 29 anos e os anjinhos do céu acabam de ganhar um pai

DESMASCARAR A REBELDIA FARSESCA DOS BLACK BLOC! A QUEM INTERESSA A SENSAÇÃO DE MEDO E CAOS?

DESMASCARAR A REBELDIA FARSESCA DOS BLACK BLOC! A QUEM INTERESSA A SENSAÇÃO DE MEDO E CAOS? - Por Helder Molina.
Galera, nesse atual debate sobre a violência política, é consenso que os black bloc precisam, literalmente, serem desmascarados, uma tática que namora com o fascismo, no início eu até os defendi, como grupos que expressavam uma recusa ao capitalismo e se expressavam atacando, de forma violenta, os símbolos capitalistas, Mas o recrudescimento dessa tática, de confronto a esmo, me fez rever essa posição. Não são anarquistas, são fascistas, mesmo. Atrapalham as lutas e os movimentos sociais, contribuem com os inimigos da esquerda na criminalização da mobilização popular, e dar argumentos ao discurso e ao aparato repressivo do Estado.
No fundo, esta tática agressiva e mascarada carrega uma marca niilista, marginal e bem-vestida da juventude quanto a infiltração policial, servindo de correia de transmissão do conservadorismo. A todos une a ideia do caos. Para os garotos da baderna, fuzarca é a alegoria do que entendem por rebelião. No dicionário dos marmanjos da reação, significa chance para desgastar o governo às vésperas de eleições presidenciais.
Não resta dúvida, portanto, que os black blocs atrapalham das lutas sociais. Não representam os movimentos e reivindicações populares. São elitistas e segregacionistas. Assumem um papel violento que não lhes foi delegado por ninguém, favorecendo os mais tresloucados inimigos do povo. Na pior, comportam-se como criminosos rasteiros e devem ser punidos como manda a lei. Os indivíduos que cometerem atos delituosos devem ser identificados, detidos e levados a se responsabilizarem por seus atos de rebeldia farsesca.

A SERVIÇO DE QUEM ESTÃO OS TRESLOUCADOS COXINHAS MASCARADOS?

A SERVIÇO DE QUEM ESTÃO OS TRESLOUCADOS COXINHAS MASCARADOS? - Por Helder Molina.
O episódio dos blacks blocs, seu voluntarismo pequeno burguês, suas táticas supostamente subversivas na forma, mas fascistas no conteúdo, a serviço dos pescadores de águas turvas, nos remetem à com a outros eventos históricos, que guardam similaridades. Na Comuna de Paris, em 1871, a burguesia revolucionária francesa abriu as portas da Bastilha e de outros presídios, oferecendo a determinados presos o caminho da liberdade em troca de botarem fogo nas ruas lideradas pelo proletariado francês e pelos sans cullots. Misturados aos espiões da burguesia e aos provocadores policiais, um exército de delinquentes deu os braços a certas correntes anarquistas e, juntos, barbarizaram a autoridade das instituições comunais. Ainda serviram de pretexto e argumento aos que defendiam a restauração da ordem, por fim, imposta pela aliança entre o exército alemão e as elites locais, que esmagou a Comuna. Portanto, essa gente que finge ser anticapitalista, na verdade, são buchas do canhão que vêm sendo atirado pelo conservadorismo da direita, para criminalizar a política, enquadrar os movimentos sociais, insuflar o medo nas camadas médias, e criar terreno fértil à volta da direita ao governo nacional. Nesse jogo não tem neutralidade, a serviço de quem estão os tresloucados coxinhas mascarados? (Helder Molina)

A SERVIÇO DE QUEM ESTÃO OS TRESLOUCADOS COXINHAS MASCARADOS?

A SERVIÇO DE QUEM ESTÃO OS TRESLOUCADOS COXINHAS MASCARADOS? - Por Helder Molina.
O episódio dos blacks blocs, seu voluntarismo pequeno burguês, suas táticas supostamente subversivas na forma, mas fascistas no conteúdo, a serviço dos pescadores de águas turvas, nos remetem à com a outros eventos históricos, que guardam similaridades. Na Comuna de Paris, em 1871, a burguesia revolucionária francesa abriu as portas da Bastilha e de outros presídios, oferecendo a determinados presos o caminho da liberdade em troca de botarem fogo nas ruas lideradas pelo proletariado francês e pelos sans cullots. Misturados aos espiões da burguesia e aos provocadores policiais, um exército de delinquentes deu os braços a certas correntes anarquistas e, juntos, barbarizaram a autoridade das instituições comunais. Ainda serviram de pretexto e argumento aos que defendiam a restauração da ordem, por fim, imposta pela aliança entre o exército alemão e as elites locais, que esmagou a Comuna. Portanto, essa gente que finge ser anticapitalista, na verdade, são buchas do canhão que vêm sendo atirado pelo conservadorismo da direita, para criminalizar a política, enquadrar os movimentos sociais, insuflar o medo nas camadas médias, e criar terreno fértil à volta da direita ao governo nacional. Nesse jogo não tem neutralidade, a serviço de quem estão os tresloucados coxinhas mascarados? (Helder Molina)