segunda-feira, 27 de maio de 2013

DISCURSO, LINGUAGEM E ORATÓRIA: CURSO DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES E MILITANTES SINDICAIS

1 - Os representantes de núcleos e dirigentes devem fazer mais cursos de formação, é a formação que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo, a política, o poder, as ideologias, o papel dos sindicatos, dos movimentos sociais, enfim. Sem estudar, a gente cai num praticismo sem crítica, pode se tornar oportunista, carreirista, conservador. A preguiça intelectual é uma das formas de alienação, vivemos numa sociedade alienada e alienante, dominada pelo imediatismo, consumismo, individualismo. Fazer cursos, estudar, exercitar as práticas coletivas, exercer a solidariedade, se educar para a troca, a tolerância, a construção coletiva. O sindicato é uma escola de formação, uma escola de militantes, de desenvolvimento do companheirismo, de troca e aprendizado nas relações humanas e política. Um sindicato combativo e forte tem na formação uma ferramenta de independência de classe, de autonomia e emancipação humana e transormação social. Por isso, parabéns ao Sintrasef por investir na formação política, para melhorar as relações humanas e capacitar os militantes e dirigentes para a práxis tranformadora da vida e da sociedade.

2 - Falar em público, e prática. O discurso ao vivo é importante, mas tem que organizar a fala, escrever, estruturar em tópicos, evitar o improviso, o improviso pode nos levar a erros. Tem que estudar, organizar, escrever o que se vai dizer, para falar com consistência, qualidade, e conteúdo.


3 - Importante utilizar as redes sociais, sites, tecnologias digitais. entender que a linguagem é uma ideologia, a ideologia é construída na linguagem, no discurso. Entender que numa sociedade em que a maioria das pessoas se informa pelas mídias, é fundamental utiliza-las. O movimento sindical tem que disputar as redes sociais, utilizar as redes sociais como forma de organização, politizar, discutir direitos, ampliar a democracia, quebrar os monopólios, enfim. O Sintrasef utiliza muito bem essas redes, o site sempre atualizado é sinal de boa comunicação. O facebook deve ser instrumento de construção da política do sindicato, compartilhamento de informações, troca de agendas, divulgação das lutas e conquistas, ferramenta de mobilização da categoria, de organização e formação da classe trabalhadora. O portal e o blog deve ser atualizado, com conteúdos informativos, mas também críticos, formativos, para elevar o nível de consciência da categoria.

Nenhum comentário: