segunda-feira, 27 de maio de 2013

CURSO: CONSTRUÇÃO DE DISCURSO, CONTEÚDO DA LINGUAGEM, TÉCNICAS DE ORATÓRIA



Entrevista ao Jornal do SINTRASEF -
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Riod e Janeiro

1 Qual sua avaliação sobre o curso de Oratória e Discurso, realizado nos dias 16 e 17/5, no Sintrasef
R: Foi excelente, apesar do pouco tempo da atividade, pois em apenas dois dias não temos tempo de aprofundar na teoria e nas técnicas de linguagem, construção dos argumentos, e nos exercícios práticas de fala e análise dos discursos. Mas a participação e o interesse foi grande, tivemos mais de 40 participantes, todos construíram suas falas, que foram sobre a importância do sindicato, os processos de conquistas e defesas dos direitos, e sobre a defesa dos serviços públicos, e da organização sindical dos servidores federais. A timidez e a insegurança foram superados pelos exercícios, pela organização clara e coerente das idéias e dos argumentos. Ninguém ficou de fora, todos e todas falaram, expondo seus argumentos, com coerência e objetividade, uns mais experientes pela prática sindical, outros acostumados a discutirem os temas sindicais, mas com pouca prática de falar em público, então foi um aprendizado coletivo importante, que fortalece a ação sindical e a prática dos militantes.

2 Os participantes evoluiram? Como você viu essa evolução?

Evoluíram. Primeiro discutimos o que é linguagem, as formas de linguagem, a relação entre linguagem e ideologia. Depois estudamos a relação entre forma e conteúdo, o que se fala, como se fala, para quem se fala, e do que se fala. Depois fizemos exercícios práticos de organizar o discurso, escrever textos, e questão da coerência e concisão textual, e a necessidade da clareza e objetividade no texto e no discurso. Analisamos o papel da mídia, a questão da hegemonia e a disputa de hegemonia. E fizemos muitos exercícios de postura, corpo, voz, retórica, persuasão, argumentos. E todos construíram seus próprios argumentos, organizando em tópicos, no papel, estudando o tema que iria falar, e depois organizando, simulando visitas aos locais de trabalho, convencendo a categoria de uma proposta, mobilizando para uma assembléia, e simulando participação de debate ou plenárias e congressos sindicais. A teoria sendo aprendida na prática, a prática como produto dos exercícios, do aperfeicoamento constante e permanente. Trabalhamos exercícios vocais, timbre da voz, aquecimento vocal, a utilização de técnicas de respiração, relaxamento, voz, enfim.

3 Há cursos complementares de Oratória e Linguagem
Sim, tem que exercitar permanentemente, pegar o microfone, perder o medo, falar diante do espelho, simular situações. Mas tem que ler bastante, ler sobre economia, política, sindicalismo, cultura, Estado, poder, ideologia, enfim. A leitura é que produz o conhecimento. Ninguém fala do que não conhece. Não há técnicas e teorias que se possam aprender sem leitura, sistematização, escrita, produção de textos, sem prática permanente. Ler e escrever é o fundamento para produção do conhecimento, sem conhecimento não há do que falar.
Exercitar a fala nas reuniões, nas assembléias, nas passeatas, nas plenárias, nas mobilizações nos locais de trabalho, acima de tudo gostar de ler, gostar de escrever. Ouvir as formas e conteúdos dos oradores, mas entender que a linguagem é uma ideologia, a ideologia é construída na linguagem, no discurso. Entender que numa sociedade em que a maioria das pessoas se informa pelas mídias, é fundamental utiliza-las. O movimento sindical tem que disputar as redes sociais, utilizar as redes sociais como forma de organização, politizar, discutir direitos, ampliar a democracia, quebrar os monopólios, enfim.

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