segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Formação Política, Planejamento e Ação Organizada: Armas para 2012

2012

Se muito vale o já feito, mais vale o que será! Diz Milton e Brant.
Toda formação que fizermos, ainda sera pouco diante do que precisa ser feito(a. Se o planejamento e a formação política, ideológica e sindical, isoladamente, não são chaves para conquistas econômicas e sociais, e emancipação política da classe trabalhadora, sem elas com certeza será mais difícil. Formação é ferramenta, instrumento, alavanca. O que muda o mundo, diz o velho Marx, algumas filosofias só explicam o mundo, a filosofia da práxis deve transformar o mundo. Práxis é a unidade entre teoria e prátrica e teoria, é a ação política consciente e organizada, coletiva, de massas, com projeto estratégico, com capacidade de ação concreta no mundo concreto.

Estaremos juntos em 2012, como estivemos em 2011. Ampliar nossas forças, garantir os terrenos conquistas, avançar além das fronteiras do possível. Batalhas, é de batalhas que se vive a vida, diz Raúl Seixas, então... Às armas!! ao bom combate!!

CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL - ALGUNS TEMAS Focado mais na atual e próxima conjuntura política, econômica e sindical, na manutenção e defesa dos direitos dos trabalhadores diante da crise do capitalismo, das políticas do novo governo, e das reformas que se avizinham.

2 - Papel dos Representantes nos Locais de Trabalho
e as Tarefas do Militante e Dirigente Sindical.

> Aqui nós focamos na concepção sindical de organização por local de trabalho, seu papel, suas tarefas, como organizar, o que fazer, como melhorar a relação direção>base>direção.

3- Participação Política, Cidadania e Sindicalismo, hoje!
> Uma abordagem sobre étíca na política, solidariedade, construção coletiva, relações humanas (interpessoais), prática do(a) dirigente e militante sindical, a questão da participação política e papel dos movimentos coletivos pela cidadania ativa e direitos sociais, gênero, igualdade racial, políticas públicas, e a relação destes com os sindicatos.

4 - Políticas Públicas, Sindicato e Participação Política.

> Uma variante do tema anterior, mais focada no serviço público, papel do Estado (poder público), políticas públicas, participação nos conselhos, fóruns de gestão pública, e a relação entre poder, governo, movimentos sociais e participação política.

5- Ética, Relações Interpessoais, Gestão e Prática Sindical, hoje:
> Ética, relações interpessoais, trabalho coletivo, respeito à diferença, importância do estudo e da formação para construção de uma ética solidária e participativa, as deformações e burocratizações presentes no sindicalismo hoje, a adaptação do movimento sindical à lógica burguesa da competição, individualismo e pragmatismo.

6 - Negociação Coletiva de Trabalho: Estrutura, processos e simulações da negociação coletiva.
> As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.As concepções e as experiências em negociação do movimento sindical. A negociação coletiva no Brasil atual. Simulações dos processos de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação. O que é negociação coletiva, como se constroe uma pauta, passo a passo, as cláusulas, o que é dissidio, o que é acordo, convenção, e como se negocia, o que se negocia, exercícios práticos de todas as etapas do processo de negociação coletiva (público e privado).


7- Movimento Sindical e Capitalismo: Origens e atualidade da luta de classes

> O modo de produção capitalista, a contradição capital-trabalho, preço, lucro, mais valia, trabalho assalariado, divisão social do trabalho, mercadoria, alienação. Surgimento das lutas operárias, das idéias socialistas e dos sindicatos. Burgueses x proletários. Luta de classes. > As idéias de Marx e suas contribuições para a luta dos trabalhadores. > A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil. > A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro,
> As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil. > O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira. > O sindicalismo na Ditadura Militar, > O surgimento do novo sindicalismo, da CUT, e os desafios do sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores. > As centrais sindicais (FS, GGT, CGTB, SDS, CAT, NCS), a CONLUTAS e CTB > As concepções sindicais e o sindicalismo diante da conjuntura atual. > Sindicalismo, movimentos sociais e governo Lula


9- , Construção de Discurso, Linguagem e Prática de Oratória.
Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes. Tecnicas e exercícios de discursos, persuasão, retórica, argumentação,(com gravação e análise das imagens e som do(a) orador(a) O que dizer, como dizer e para quem dizer.

Meios e contéudos da linguagem. A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical.

10 - Como Fazer Análise de Conjuntura.
> Identificando e discutindo o que é conjuntura, infraestrutura e superestrutura. Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando. As classes sociais, a luta de classes, a correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários. Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade. O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).

11 - Concepção, organização e ação sindical: o sindicato e a organização por local de trabalho
> O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalista > O que é ser dirigente sindical, hoje. O que é luta de classes, como se manifesta hoje. A relação sindicato-local de trabalho. A organização sindical de base. As diversas concepções sindicais, hoje: Como diagnosticar os problemas do local de trabalho, Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas, Questões de médio e longo prazo, prazos e responsáveis, A comunicação sindical no local de trabalho, quem resolve, A legislação sindical, CLT, aspectos de saúde, segurança e condições de trabalho.

12 – Metodologia de Gestão Sindical e Planejamento Sindical

12 - Planejamento Estratégico de Gestão

DIAGNÓSTICO: Quem somos (missão, meta)
O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
Quais recursos temos disponíveis
Humanos (nomes, qualificações e funções)
Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
- CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE OU UM MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
– MAPA OU ARVORE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,
– DESENHAR UM QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
Prazos para execução
Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento). Recursos necessários e disponíveis

Nenhum comentário: