PROPOSTA 
DE FORMAÇÃO POLÍTICA/SINDICAL
 
Projeto de Formação Política e Sindical
Para Dirigentes/Militantes Sindicais 
 
FORMATO:
Cinco Módulos Temáticos, com carga horária de 16 horas/aulas, totalizando 80 horas/aulas.
 
1.     OBJETIVOS:
 
A Formação é uma ferramenta muito importante para:
·         Fortalecer a ação sindical nos locais de trabalho, nas diversas áreas de atuação política/sindical, na disputa de hegemonia na sociedade, na defesa dos direitos dos (as) trabalhadores (as).
·         Resgatar a história de lutas de nossa classe e de nosso movimento, como instrumento necessário para a identidade e consciência de classe
·         Discutir e atualizar o debate sobre as concepções e estruturas sindicais, de ontem e as atuais, num contexto de fragmentação política e perda de referências ideológicas das organizações dos trabalhadores.
·          Possibilitar o conhecimento político, argumentos e conteúdos para compreender o mundo, a realidade social, a luta de classes e busca de uma sociedade democrática e justa. 
 
O projeto de formação de dirigentes e militantes:
·         Construir novas lideranças, renovar a militância sindical e partidária para dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, objetivando também a qualificação da atuação política/partidária.
·         Transformar os militantes sindicais e partidários em verdadeiros militantes, nos princípios e concepção do sindicalismo classista, combativo, ideológico, na perspectiva, bem como na atuação partidária compromissada com a luta democrática por um mundo justo e igualitário.
·         Fortalecer os vínculos orgânicos com a concepção e princípios sindicais combativos
·         Possibilitar a construção de espaço de troca e socialização das experiências, desenvolvimento de relações solidárias e fraternas, na construção de um ser humano emancipado, autônomo e sujeito político coletivo.
 
 2.     MATERIAIS E ESTRUTURA:
·         Cada participante receberá um CD com o conteúdo do curso e uma apostila/caderno didático, com recursos didáticos/metodológicos, para impressão.
·         Como suporte, utilizamos TV, DVD, Datashow, sala ampla para dinâmicas de grupos, Jogos coletivos e plenárias de discussão.
 
3.     PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
Utilizaremos diversas linguagens, recursos lúdicos e interativos:
·         Aulas expositivas, com auxílio de Slides em Power Point. 
·         Estudos de textos básicos sobre os temas, com produção de sínteses e debates.
·         Exibições/debates de filmes curtos e documentários políticos e sindicais vinculados aos temas.
·         Utilização fotografias, documentos históricos, músicas, crônicas e poesias. 
·         Utilização de dinâmicas teatrais, como esquetes e encenações.
·         Dinâmicas de grupos, atividades de sociabilização e jogos de integração.
·         Atividades inter-módulos e pós cursos. 
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS/TEMAS
CARGA HORÁRIA E DATAS
 
MÓDULO 1:
CAPITALISMO E TRABALHO NO BRASIL, HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E ATUALIDADE
Conteúdos:
·      Capitalismo e Trabalho.
·       Modo de Produção Capitalista.
·      As origens históricas e sociais do capitalismo, as lógicas da propriedade privada, da acumulação, exploração e lucro.
·       A mercadoria. O preço. A mais-valia.
·      As classes sociais.
·      A Revolução Industrial: Surgimento do movimento operário e das idéias socialistas e proletárias.
·       O conceito de trabalho: Produção de riquezas, existenciais e identidades. Trabalho assalariado X Trabalho livre:
·      Exploração e alienação X emancipação.
·      A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
·      A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro.
·      As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
·      O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira.
·      O sindicalismo na Ditadura Militar.
·      O surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
·      Desafios ao sindicalismo nos tempos neoliberais. Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
·      As centrais sindicais: genealogia histórica e organizativa das centrais sindicais. Hoje, as estruturas, as concepções em disputa, as tendências.
·      Sindicalismo na encruzilhada.
·      As estratégias políticas.
·      Os movimentos sociais e suas relações com o Estado. O papel dos sindicatos na atual conjuntura.
·      As centrais sindicais atuais (CUT, FS, CGTB, UGT, NCS), a CONLUTAS, a Intersindical e a CTB.
®  Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
®  Data: Janeiro de 2012
MÓDULO 2: 
COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA 
METODOLOGIA E EXERCÍCIOS
 
Conteúdos:
·      Identificando e discutindo o que é conjuntura, o que é infra-estrutura e super estrutura.
·      A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais.
·      Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando.
·      As classes sociais, a luta de classes.
·      A correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários.
·      Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade.
·      O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe. Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
·      Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje.
·      O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais.
·      O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais.
·      A disputa de hegemonia e a questão do Poder, hoje.
·      A conjuntura atual: Projetos de Estado, Desenvolvimento e de Sociedade, em Disputa.
 
®  Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
®  Data: fevereiro de 2012
  
MÓDULO 3: 
SINDICATO E ORGANIZAÇÕES POR LOCAL DE TRABALHO: CONCEPÇÕES, GESTÃO E PRÁTICA
 
Conteúdos:
·      As Centrais Sindicais, hoje: Quantas, e quem são.
·      As armadilhas e os perigos da relação sindicato X governo X Estado X partidos políticos.
·      Ação sindical, os desafios e as tarefas da atual conjuntura.
·      O Sindicato e a Organização por Local de Trabalho.
·      O papel hoje do movimento sindical, do sindicato.
·      O papel hoje do (a) delegado (a) sindical.
·      Ser dirigente sindical: Princípios e concepções.
·      Ética e prática do (a) militante sindical. 
·      A organização sindical de base: Sindicato X local de trabalho.
 
®  Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
®  Data: Março de 2012
 
 
MÓDULO 4: 
LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE DISCURSO E PRÁTICA DE ORATÓRIA
 
Conteúdos:
·      Teorias e práticas de comunicação oral e escrita para os dirigentes sindicais.
·      Exercícios e Técnicas de discursos, o que dizer, como dizer e para quem dizer. 
·      A importância da linguagem. Glossário básico da linguagem sindical.
·      Técnicas e exercícios de oratória: Voz, postura corporal, gestos e movimentos, persuasão, retórica, argumentação.
·      Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone.
·      Exercícios práticos, individuais, de oratória, com microfone, em tribuna e avaliação coletiva do discurso.
 
®  Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
®  Data: Abril de 2012
 
MÓDULO 5: 
NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:
ARTE DA MEDIAÇÃO, ARTE DA GUERRA
 
Conteúdos:
·      As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
·      As concepções e as experiências em negociação.
·      A negociação coletiva no setor financeiro/bancário.
·      Simulações do processo de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
·      O que é convenção coletiva, o que é acordo coletivo, o que é dissídio coletivo.
·      Exercícios práticos do processo de negociação.
 
®  Carga Horária: 16 horas/aulas (dois dias).
®  Data: Maio de 2012
 
Rio, Novembro de 2012.
Helder Molina
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário