Curso de Formação
ESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL
E DIREITOS DOS TRABALHADORES
NO BRASIL
Docente e Orientador:
Professor Helder Molina
Licenciado e Bacharel em História (Universidade Federal Fluminense)
mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense-RJ), doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professor da Faculdade de Educação da UERJ,
e educador sindical
PROPOSTA DE PROGRAMA E METODOLOGIA
O curso será desenvolvido em 4 módulos. Será um curso com conteúdo aprofundado, que exigirá leitura, estudo, pesquisa, concentração, produção de textos e resenhas. Um verdadeiro curso de especialização, sobre temas como
Módulo 1 – 16 horas/aulas
a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade;
b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil,
Módulo 2 – 16 horas/aulas
a) As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalista
b) Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas, no Brasil: O papel e as propostas dos movimentos sociais
Módulo 3 – 16 horas/aulas
a) História do Movimento Sindical no Brasil
b) Concepções, Estruturas e Práticas Sindicais
c) Organização e representação sindical de base
d) Organização e gestão sindical.
Módulo 4 – 16 horas aulas
a) Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal.
Pesquisa e trabalho de conclusão de curso – 26 horas/aulas.
Carga horária: Aulas: 64 horas. Pesquisa e Trabalho Final: 26 horas. Total: 90 horas/aulas
Cada módulo com 16 horas/aulas, de 2 dias cada, somando ao todo 64 horas/aulas, em 8 dias, ao longo de 4 meses. O trabalho de conclusão do curso (com pesquisa de campo e atividades práticas) terá duração de 26 horas/aulas.
A metodologia abordará
a) Aulas teórico-expositivas
b) Leituras e estudos de textos, de uma bibliografia com autores e estudiosos (tanto das universidades quanto dos sindicatos e movimentos sociais), selecionados a partir de uma visão crítica e comprometido com os direitos dos trabalhadores e com a construção da cidadania e da democracia no Brasil.
c) Exibição e debates de filmes sobre os temas
d) Depoimentos de convidados e trocas de experiências
e) Produção de textos
e) Pesquisas de campo e atividades práticas dos participantes
Nos intermódulos (intervalos entre módulos), realizaremos:
a) Atividades de leituras programadas,
b) Pesquisas de campo,
c) Produção de textos,
d) Atividades práticas
No final do percurso (4 módulos) todos receberão certificado de conclusão do, e deverão entregar um pequeno trabalho de conclusão do curso.
Sabemos que muitos(as) gostariam de fazer o curso, mas, para garantir a formação com qualidade, com metodologia criativa, didática participativa, tempo apropriado e conteúdo aprofundado, com estudo, debates e exercícios práticos, de uma boa, precisamos de um grupo menor, de no máximo 60 participantes.
Helder Molina – 21 2509 6333 – 21 97694933, heldermolina@ig.com.br
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário