UM MÉTODO PRÁTICO DE FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA COM OS MOVIMENTOS POPULARES:
A REPRESENTAÇÃO DA CONJUNTURA
(Helder Molina)
Nos cursos de formação sobre COMO FAZER ANÁLISE DE CONJUNTURA a metodologia é uma aspecto fundamental. Há metódos...e métodos, e há os que utilizam a AUSÊNCIA DE MÉTODO...como método.
Geralmente o MOVIMENTO SINDICAL faz análise SEM MÉTODOS: Fala-se de tudo, como se fossem frutas cortadas e jogadas num liquidificador....e liga da tomada....e pronto! Uma bela salada de tudo, sem o sabor específico de nada...
Uma forma concreta de se fazer uma análise de conjuntura em reuniões organizadas com os movimentos populares é a de representar a situação através de um exercício de "teatro" realizado pelos próprios participantes.
Este método já foi aplicado em várias reflexões com êxito porque possibilitou uma reflexão coletiva sobre a realidade.
Os passos para se organizar esse tipo de análise seriam os seguintes:
1 - Levantar as grandes questões do momento e listá-las num quadro, com participação de todos.
2 - Identificar e selecionar as forças sociais que estão diretamente envolvidas nestas grandes questões.
3 - Identificar e selecionar os atores (pessoas, lideranças) que representam estas forças sociais.
4 - Escolher entre os participantes as pessoas que irão representar estes atores sociais.
5 - Dispor estas pessoas num palco improvisado e organizar um debate "público e aberto" entre esses atores como se estivessem falando o conjunto do país, debatendo suas idéias e confrontando suas posições.
6 - O debate será livre e sem nenhum tipo de direção e de intervença do plenário. Pode te um tempo de 20 minutos e será interrompido para que logo depois se faça uma avaliação do que "aconteceu" na representação e comparar isso com o que acontece na realidade.
As experiências realizadas com este método foram muiito interessantes tanto pelo que foi produzido como análise coletiva da conjuntura, como pela tomada de consciência dos participantes sobre o seu nível de informação e conhecimento da realidade.
A representação é reveladora também das atitudes básicas que temos sobre as diferentes forças sociais que atuam na luta política e o quanto estamos ou somos influenciados pela informação e ideologia dominantes.
(Ref. Bibliográficas: Herbert de Souza - Como se Faz Análise de Conjuntura)
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário