terça-feira, 21 de abril de 2009

CURSO: ESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, DESENVILVIMENTO SOCIAL E DIREITOS DOS TRABALHADORES NO BRASIL

SINDSEP-MT

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

ESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS DOS TRABALHADORES NO BRASIL

PROPOSTA DE PROGRAMA,

METOLOGIA E QUESTIONÁRIO PARA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

Caro(a) companheiro(a):

O SINDSEP-MT já realizou 3 cursos de formação política (1 – Sindicalismo no Brasil: História, Concepções, Estrutura e Prática. 2 – Metodologia de Planejamento de Gestão. 3 – Oratória e Prática de Discursos.

Ministrados pelo Professor Helder Molina,
Historiador, mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense-RJ),
doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor da CUT-RJ e educador sindical.

Ao todo, mais de 100 militantes e dirigentes sindicais e funcionários do sindicato participara destas atividades formativas.

Agora, vamos realizar um curso mais longo, que será desenvolvido em 4 módulos.
Será um curso com conteúdo aprofundado, que exigirá leitura, estudo, pesquisa, concentração, produção de textos e resenhas.
Um verdadeiro curso de especialização, sobre temas como


Módulo 1 – Maio/2009a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade; b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil,

Módulo 2 – Junho/2009a) As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalistab) Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas, no Brasil: O papel e as propostas dos movimentos sociais

Módulo 3 – Julho/2009a) Organização e representação sindical de base b) Organização e gestão sindical.

Módulo 4 – Agosto/2009a) Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal

Cada módulo com 16 horas/aulas, de 2 dias cada, somando ao todo 64 horas/aulas, em 8 dias, ao longo de 4 meses.

A metodologia abordará
a) Aulas teórico-expositivas
b) Leituras e estudos de textos, de uma bibliografia com autores e estudiosos (tanto das universidades quanto dos sindicatos e movimentos sociais), selecionados a partir de uma visão crítica e comprometido com os direitos dos trabalhadores e com a construção da cidadania e da democracia no Brasil.
c) Exibição e debates de filmes sobre os temasd) Depoimentos de convidados e trocas de experiênciase) Produção de textose) Pesquisas de campo e atividades práticas dos participantes

Nos intermódulos (intervalos entre módulos), realizaremos: a) Atividades de leituras programadas, b) Pesquisas de campo, c) Produção de textos, d) Atividades práticas No final do percurso (4 módulos) todos receberão certificado de conclusão do, e deverão entregar um pequeno trabalho de conclusão do curso.

Sabemos que muitos(as) gostariam de fazer o curso, mas, para garantir a formação com qualidade, com metodologia criativa, didática participativa, tempo apropriado e conteúdo aprofundado, com estudo, debates e exercícios práticos, de uma boa, precisamos de um grupo menor, de no máximo 40 participantes, que possam, depois, reproduzir os cursos nas regionais do SINDSEP-MT

Nesse sentido, solicitamos que preencha atenta e cuidadosamente este questionário, que será analisado, e com base nele, sugeriremos os nomes dos(as)

40 candidatos ao curso, que terá uma avaliação do professor Helder Molina, e posterior decisão da diretoria do SINDSEP-MT

Este questionário deverá ser devolvido, preenchido, em todos os itens, por email, para a diretoria do SINDSEP-MT, com cópia para Helder Molina (heldermolina@ig.com.br), até o dia 30 abril de 2009, quarta feira.

Quem não responder neste prazo não estará sendo avaliado(a).

Nenhum comentário: