10 PASSOS: COMO ORGANIZAR UM PROCESSO FORMATIVO (CURSOS DE FORMAÇÃO, SEMINÁRIOS, CICLO DE DEBATES, ENCONTROS)
Helder Molina - Licenciado e Bacharel em História, mestre em Educação, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisador e educador sindical e popular
! – DIAGNÓSTICO: Conhecer as características do público que queremos formar: Diagnosticar o perfil sócio econômico, educacional e cultural do público; levantar as demandas formativas (necessidades imediatas, e estratégicas – de médio e longo prazo), podendo ser através de pesquisa escrita (questionário), com um público amplo (filiados) ou específico (diretoria, delegados sindicais, representantes de base, organização por local de trabalho, CIPAs, etc ), após a pesquisa ou levantamento de demandas, organizar por ordem de hierarquia os temas e eixos mais solicitados, e definir os prioritários. Anexo tem um modelo de questionário
2 – TEMÁRIO: o tema central (eixo temático) do curso, e os temas secundários, vinculados ao tema central, e a partir disto construir um TEMÁRIO, isto é, TEMAS A SEREM ABORDADOS, num processo e percurso formativo continuado.
3 – OBJETIVOS: Este curso tem como objetivos ( explicitar por ordem de importância os objetivos, cuidando para que sejam suscintos, diretos, claros, coesos, e com coerência lógica – encadeamento -. )
4 – METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS: Qual linguagem? Materiais? Instrumentos e Equipamentos? Recursos didáticos pedagógicos (textos, vídeos, produção de material, escrita, leitura, atividades lúdicas, etc)
5 – PÚBLICO ALVO: Especificar quem queremos que participe do processo de formação
6 – NÚMERO DE PARTICIPANTES: Mínimo e máximo, de acordo com a demanda pesquisada, os recursos humanos, financeiros e políticos que temos, a infraestrutura disponível, e a metodologia aplicada
7 – CARGA HORÁRIA: Definir a duração, se será apenas presencial, semi presencial, não presencial (à distância), se for à distância, definir a metodologia e as ferramentas, e recursos didáticos pedagógicos. Se será módulo único, ou se será com diversos módulos, etapas, processos. Se for modular, definir tarefas e atividades inter módulos.
8 – DATA DO CURSO: Sendo presencial, semi presencial, ou à distância (não presencial). Duração por módulo, e delimitar claramente as tarefas e etapas.
9 - LOCAL DO CURSO:
10 - CONVOCATÓRIA: Depois de definidas estas 9 etapas, fazer um texto de convocatório, que que estejam claramente explicitadas as informações que os prováveis interessados e participantes tenham conhecimento, e que possam divulgar e se posicionar e decidir pela participação. O resumo (resenha, síntese) destas informações
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
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