Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
terça-feira, 8 de maio de 2012
TRABALHO, EXPERIÊNCIA PRÁTICA E FORMAÇÃO TEÓRICA
FETEMS:- Como você percebe a participação dos trabalhadores da educação no movimento sindical brasileiro, a partir da sua experiência e da sua formação? -
- Molina: - Desde meados da década de 1980 os trabalhadores do serviço público em geral, estão na linha de frente da organização sindical, da busca dos direitos, e na construção de um serviço público que atenda aos reais interesses da maioria da sociedade, que são os trabalhadores.
- Foram fundamentais na luta contra a ditadura e pela reconquista da democracia e do Estado democrático de direito no Brasil, na ideologia do Estado mínimo e mercado máximo. - Tenho grande respeito, consideração e admiração pela luta dos trabalhadores da educação, e eles são fundamentais para um Estado democrático, voltado aos interesses maiores dos trabalhadores brasileiros.
- Acompanho por exemplo os investimentos realizados pela FETEMS na formação de seus afiliados e dirigentes, tem crescido muito, os sindicatos da educação são exemplares nisso.
- Uma das grandes ferramentas desses sindicatos é o conhecimento.