SEM FORMAÇÃO, NOS TORNAMOS ESCRAVOS DO COTIDIANO SINDICAL
"A luta, por mais justa que seja, sem a presença do estudo crítico da realidade, da reflexão teórica, perde substância, esvazia-se de conteúdo. Sem a formação continuada e permanente, sem a disciplina de nos tornamos intelectuais de nossa classe, caimos num praticismo, num administrativismo, num burocratismo perigoso, acrítico, apolitizado, e nos tornamos escravos do cotidiano. O sindicato se reduz ao um conjunto de tarefas imediatas, pragmáticas, sem sentido estratégico, transformador e sem ruptura com o status quo." (Florestan Fernandez - Foi sociólogo, professor da USP, fundador do PT, deputado federal constituinte em 1988)
• Carga horária: Cada tema/curso, com mínimo de 12 horas/aulas, máximo de 36 horas/aulas
• Formato: Em módulo único, ou em até 3 módulos.
• Recursos didáticos/metodológicos: Diversas linguagens e ferramentas: Exposição em Power Point, aulas dialogadas, grupos de leituras e produções de conteúdos, dinâmicas coletivas de integração, exercícios práticos dos temas, simulações, dramatizações das situações, utilização de vídeos (documentários, filmes curtos) para ilustração e debate dos temas, pesquisas e atividades intermódulos, ou aprofundamento teórico-prático, utilização de poesias, músicas e fotografias, como aporte didático e metodológico.
• Material didático: Produzido específicamente para cada tema/curso, ou a partir das demandas do sindicato. Apostilas, cadernos didáticos, com textos, programa, percurso. CD com conteúdo completo de curso.
1 - Papel dos Representantes nos Locais de Trabalho e as Tarefas do Militante e Dirigente Sindical.
• O que é sindicato
• O que é ser dirigente sindical
• Relação entre sindicato, partido, movimentos sociais? A questão da autonomia e independência sindical
• A concepção sindical de organização por local de trabalho: História e atualidade
• A OLT: Papel, tarefas. Como organizar, o que fazer,
• Como melhorar a relação direção<>base<>direção.
2 - Participação Política, Cidadania e Sindicalismo, hoje!
• Uma abordagem sobre étíca, solidariedade, construção coletiva,
• As relações humanas (interpessoais),
• A prática do(a) dirigente e militante sindical,
• A questão da participação política
• O papel dos movimentos coletivos pela cidadania ativa e direitos sociais, gênero, igualdade racial, políticas públicas,
• A e a relação destes com os sindicatos.
• As reivindicações específicas e suas relações com a reivindicações gerais: Tática e estratégia
3 – Serviço Público, Sindicato e Participação Política.
• Estado, serviço público, trabalhadores públicos no Brasil: História, concepção e organização sindical
• Papel do Estado, poder classes sociais, hegemonia/contra hegemonia
• Brasil: Capitalismo tardio e dependente
• Relação entre economia, poder e política
• A construção das políticas públicas, participação nos conselhos, fóruns de gestão pública,
• A relação entre poder, governo, movimentos sociais e participação política.
4 - Ética, Relações Interpessoais, Gestão e Prática Sindical, hoje:
• Ética, relações interpessoais, trabalho coletivo, respeito à diferença,
• Importância do estudo e da formação para construção de uma ética solidária e participativa, as deformações e burocratizações presentes no sindicalismo hoje,
• A adaptação do movimento sindical à lógica burguesa da competição,
• A ideologia liberal no movimento sindical: Taticismo, movimentismo, corporativismo, individualismo e pragmatismo.
5 - Negociação Coletiva de Trabalho: Estrutura, processos e simulações da negociação coletiva.
• As estruturas e os processos da negociação coletiva no Brasil.
• As concepções e as experiências em negociação do movimento sindical.
• A negociação coletiva no Brasil atual.
• Simulações dos processos de negociação, os caminhos, avanços e recuos da negociação.
• O que é negociação coletiva, como se constroe uma pauta,
• Passo a passo, as cláusulas,
• O que é dissidio,
• O que é acordo, convenção, e
• Como se negocia, o que se negocia,
• Exercícios práticos de todas as etapas do processo de negociação coletiva (público e privado).
• Mesas simuladas, sobre os 3 momentos da negociação coletiva
6 - Movimento Sindical e Capitalismo: Origens e atualidade da luta de classes e dos sindicatos
• O modo de produção capitalista, a contradição capital-trabalho, preço, lucro, mais valia,
• O trabalho assalariado, divisão social do trabalho, mercadoria, alienação.
• Surgimento das lutas operárias, das idéias socialistas e dos sindicatos. Burgueses x proletários. Luta de classes.
> As idéias de Marx e suas contribuições para a luta dos trabalhadores.
• A formação da classe trabalhadora brasileira, a partir do fim da escravidão, do início do capitalismo industrial e do surgimento do trabalho assalariado no Brasil.
> A contribuição das idéias comunistas, socialistas, trabalhistas e anarquistas na formação do movimento operário e sindical brasileiro.
• As diferentes centrais sindicais e organizações operárias que existiram, ou que existem, hoje, no Brasil.
• O sindicalismo na Era Vargas, as heranças do Estado Novo na legislação e na estrutura sindical brasileira. > O sindicalismo na Ditadura Militar.
• O surgimento do novo sindicalismo, da CUT,
• Os desafios do sindicalismo nos tempos de crise do neoliberalismo.
• Ideologia e políticas neoliberais, a resistência dos trabalhadores.
• As centrais sindicais: Força Sindical, GGT, CGTB, UGT NCST), CSP/CONLUTAS/INTERSINDICAL e CTB
• As concepções sindicais e o sindicalismo diante da conjuntura atual.
• Sindicalismo, movimentos sociais e governo Lula
7- Construção de Discurso, Linguagem e Prática de Oratória.
• Técnicas de construção de argumentos (produção de textos).
• Teorias e práticas de comunicação oral e/ou escrita para os dirigentes e militantes.
• Tecnicas e exercícios de discursos, persuasão, retórica, argumentação,
• Gravação e análise das imagens e som do(a) orador(a).
• O que dizer, como dizer e para quem dizer.
• Meios e contéudos da linguagem.
• A importância do conhecimento, argumento e inguagem.
• Vocabulário sindical.
8 - Como Fazer Análise de Conjuntura: Metodologia e Exercícios
• Identificando e discutindo o que é conjuntura,
• Relação infraestrutura e superestrutura.
• Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto em que estamos analisando.
• As classes sociais, a luta de classes, a correlação de forças, os aliados, os parceiros e os adversários
• Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade.
• Construção de cenários, atores.
• O papel das mídias,
• A dominação pela coerção (repressão) e pelo consenso (convencimento),
• Os diferentes interesses de grupos e frações de classe.
• Os aspectos locais (internos) e gerais (externos).
• Exercício prático-metodológico de análise de conjuntura nos/com movimentos sociais
9 - Concepção, organização e ação sindical: o sindicato e a organização por local de trabalho
• O que é sindicato e seu papel na sociedade capitalista >
• O que é ser dirigente sindical, hoje.
• O que é luta de classes, como se manifesta hoje.
• A relação sindicato-local de trabalho.
• A organização sindical de base. As diversas concepções sindicais, hoje:
• Como diagnosticar os problemas do local de trabalho,
• Como atuar no sentido de resolve-los, tarefas imediatas,
• Questões de médio e longo prazo, prazos e responsáveis,
• A comunicação sindical no local de trabalho, quem resolve,
• A legislação sindical, CLT,
• Aspectos de saúde, segurança e condições de trabalho.
10 – Metodologia de Gestão Sindical e Planejamento Sindical
Planejamento Estratégico de Gestão
• Diagóstico: Quem somos (missão, meta)
• O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
• Quais recursos temos disponíveis
> Humanos (nomes, qualificações e funções)
> Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
> Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
> Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
• ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS).
• Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
• CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE OU UM MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS
• Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
• Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância
• MAPA OU ARVORE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
• Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente
• DESENHAR UM QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES)
• Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
• Prazos para execução
• Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
• Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento).
• Recursos necessários e disponíveis
11 - Direitos dos Trabalhadores, Processos e Condições de Trabalho e Qualidade de Vida e Assédio Moral
• Modo de produção capitalista, exploração do trabalho e assédio moral
• Lógicas liberal, gestão empresarial, lucro e produtividade
• Conceito de Assédio Moral e suas conseqüência profissionais, físicas e morais.
• Legislação e jurisprudência no enfrentamento do conflito e dano moral.
• Formas de prevenção
• Conseqüências psicológicas e jurídicas do assédio para a vítima,
• Ação sindical contra o assédio moral
• Convenções da OIT
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Mestre em Educação (UFF); Licenciado e Bacharel em História (UFF). Trabalho com Assessoria Sindical; Formação Política; Produção de Conteúdos; Planejamento; Gestão; Elaboração e Produção de Cadernos de Formação, Apostilas, Conteúdos Didáticos; Produção e Execução de Cursos, Seminários, Palestras, Aulas, Oficinas; Produção de Projetos Sindicais, professorheldermolina@gmail.com - 21 997694933,Facebook: Helder Molina Molina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário