terça-feira, 3 de novembro de 2009

CURSO CAPACITAÇÃO SERVIDORES DA UFMT

Realizamos, nos dia 27, 28 e 29 de Outubro de 2009, 0 Módulo 1, do curso de capacitação da UFMT, em parceria com o SINTUF-UFMT

60 trabalhadoras e trabalhadores da UFMT participatam ativamente.
Módulo 2 será nos dia 09, 10 e 11 de fevereiro,
veja abaixo os objetivos, formato, conteúdos, e cronograma, da parceria UFMT-SINTUF

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS
GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA UFMT – SINTUF

CURSO CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E SINDICAL PARA SERVIDORES (AS) TÉCNICO ADMINISTRATIVOS(AS) DA UFMT

ESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, POLÍTICAS PÚBLICAS.
DIREITOS E ORGANIZAÇÃO SINDICAL
DOS TRABALHADORES NO BRASIL

Professor Helder Molina
Historiador, mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense-RJ), doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professor da Faculdade de Educação da UERJ, assessor de Formação da CUT-RJ e educador sindical.




1. Justificativa:

• Diante das constantes e profundas transformações no mundo do trabalho; da reorganização do Estado; da ampliação das políticas públicas e dos direitos da cidadania; e da reestruturação das universidades e do movimento sindical, os trabalhadores técnicos administrativos precisam estar em permanente busca de capacitação, no sentido de melhorar os processos e relações de trabalho, e de construção de novos conhecimentos, de atualização profissional e sindical.
• A capacitação profissional e sindical contribui para valorizar o serviço e o servidor público, como agentes capazes de executar essas transformações, através de capacitação direcionada às atividades que desenvolvem, tanto nas suas funções e obrigações profissionais, quanto na sua participação política e cidadã, nas suas reivindicações sociais e sindicais.
• Dessa forma, este projeto formaliza a expectativa em relação ao desenvolvimento de competências técnicas dos servidores da UFMT, como foco no estudo e analise da construção do Estado brasileiro, e articulação entre os movimentos sociais e a sociedade civil, a relação entre Estado. , universidade pública e movimentos sociais, e na estruturação do mundo do trabalho, da conquista dos direitos dos trabalhadores e suas organizações sindicais , de forma a garantir uma universidade pública que seja referência de qualidade e de mobilização pela democratização do conhecimento e dos direitos de cidadania à maioria da população.

2. Objetivo geral:

• Capacitar, tanto profissional quanto politicamente, os servidores técnico administrativos da UFMT, para o exercício pleno da cidadania ativa, a conquista de seus direitos, e contribuir para o melhor atendimento e serviço à sociedade.

3. Objetivos específicos:

• Conhecer, estudar e discutir temas e questões relevantes à universidade públicas e seus trabalhadores, e à sociedade, hoje: O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade; O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil;
• Estudar as Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalista; Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas no Brasil;
• Discutir o papel e as propostas dos movimentos sociais; da organização e representação sindical de base; Organização e gestão sindical: Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal;

4. Metodologia:

• O curso será desenvolvido em 05 módulos, sendo o percurso formativo composto de 120 horas/aulas. Com conteúdo aprofundado, que exigirá leitura, estudo, pesquisa, concentração, produção de textos e resenhas.
• Os módulos de 1 a 3 terão 20 horas/aulas cada. Os módulos 4 e 5 terão 30 horas/aulas cada.
Assim distribuídos:
• A metodologia abordará:
a) Aulas teórico-expositivas

b) Leituras e estudos de textos, de uma bibliografia com autores e estudiosos (tanto das universidades quanto dos sindicatos e movimentos sociais), selecionados a partir de uma visão crítica e comprometido com os direitos dos trabalhadores e com a construção da cidadania e da democracia no Brasil.

c) Exibição e debates de filmes sobre os temas
d) Depoimentos de convidados e trocas de experiências
e) Produção de textos
e) Pesquisas de campo e atividades práticas dos participantes

Nos intermódulos (intervalos entre módulos), realizaremos:

- Atividades de leituras programadas,
- Pesquisas de campo,
- Produção de textos,
- Atividades práticas
No final do curso, todos receberão certificado de conclusão do curso, e deverão entregar um pequeno trabalho de conclusão do curso. Queremos garantir a formação com qualidade, com metodologia criativa, didática participativa, tempo apropriado e conteúdo aprofundado, com estudo, debates e exercícios práticos.



5. Conteúdo Programático:

Módulo 1 – 27 a 29 de Outubro de 2009

a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade;
b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil,

Módulo 2 – 09, 10 e 11 de Fevereiro de 2010

a) - As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalista
b) - Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas no Brasil
c) - O papel e as propostas dos movimentos sociais

Módulo 3 – Março de 2010

a) - Organização e representação sindical de base
b) - Organização e gestão sindical.
c) - Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal


6. Cronograma das atividades:

MÓDULO CH DATA EDUCADOR
INÍCIO FIM Helder Molina
a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualidade;
b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil, 20 h

a) - As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalista
b) - Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas no Brasil c) -
O papel e as propostas dos movimentos sociais 20 h

a) - Organização e representação sindical de base
b) - Organização e gestão sindical.
c) - Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público federal 20 h


7. Monitoramento e avaliação:

Após cada módulo, será aplicado um questionário, e solicitado um trabalho de pesquisa e de resenhas, para avaliar se os objetivos propostos foram alcançados
• Além disso, o educador aplicara avaliações continuadas, processuais, individuais ao longo dos módulos para verificação e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: