segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL - CURSO E MÉTODO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL – MÉTODO P.E.S.

(Helder Molina – Assessoria em Planejamento e Gestão)

1) – APRESENTAÇÃO E METODOLOGIA - 01 HORA/AULAS
O planejamento é um instrumento fundamental para gestão institucional, seja em instituições do setor privado (empresarial), setor público (secretarias, conselhos, autarquias e orgãos públicos municipais, estaduais ou federais) ou do terceiro setor (ONGs, associações comunitárias, sindicatos, fundações, entidades filantrópicas, cooperativas, associações de classe, etc.
Nossa concepção de planejamento pressupõe mecanismos, papeis e instâncias de produção, deliberação e execução deste sejam democráticas, participativas e plurais. Espaços onde o processo de debate, convencimento e construção de consensos sejam buscados coletivamente, ou que a deliberação por maioria sejam produto de um debate, decisão e encaminhamento sejam igualmente democráticas.
Nossa metodologia se baseia no PES – Planejamento Estratégico Situacional, desenvolvido no Chile, e adaptado no Brasil por institutos de formação e planejamento de gestão e vem sendo utilizado nos planejamentos de sindicatos, cooperativas, organizações não governamentais, organizações comunitárias, movimentos sociais, instituições do terceiro setor e mesmo em instituições públicas (prefeituras, órgão públicos, etc).

2) – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO: 01 HORA/AULA
Legitimidade política dos atores e governabilidade sobre as metas, ações, tarefas e prazos planejados.
Gerenciamento dos recursos necessários (financeiros, humanos e políticos).
Vontade política e perseverança em executar o que se planejou.
Ter um PLANO DE CONTINGENCIAMENTO, para enfrentar as emergências, os acontecimentos inesperados e as mudanças de prioridades.
Quem planeja é quem executa, isto é, os atores deverão participar de TODO o planejamento e se envolver na sua execução.

O método consiste em fazer

A) – DIAGNÓSTICO – 2 HORAS/AULAS
· Quem somos (missão, meta)
· O que fazemos (mapa das atividades, projetos, frentes de atuação)
· Quais recursos temos disponíveis
- Humanos (nomes, qualificações e funções)
- Materiais (equipamentos, estruturas móveis e imóveis)
- Financeiros (orçamento, fontes de receitas)
- Políticos (governabilidade, decisão, gestão, capacidade de decidir e agir)
B) - ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS (ALIADOS E ADVERSÁRIOS) – 02 HORAS/AULAS
· Relacionar e analisar detalhadamente adversários e os aliados, parceiros.
C) - CONSTRUÇÃO DE UMA ÁRVORE OU UM MAPA DE OBJETIVOS E PROBLEMAS – 02 HORAS/AULAS
· Localizar e descrever os problemas que impedem a realização de seus objetivos
· Localizar, analisar e estabelecer hierarquicamente seus objetivos, por grau de importância

D) – MAPA OU ARVORE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS – 2 HORAS/AULAS
· Desenhar um mapa ou árvores com as ações consideradas estratégicas, isto é, fundamentais, numa perspectiva de olhar o futuro e agir no presente,

E) – DESENHAR UM QUADRO DETALHADO DAS AÇÕES (OPERAÇÕES) – 02 HORAS/AULAS
· Ações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo
· Prazos para execução
· Responsáveis (quem vai executar ou se responsabilizar por encaminhar a execução)
· Supervisão (quem vai garantir que as ações sejam executadas e não caiam no esquecimento)
· Recursos necessários e disponíveis

Entendemos que só PLANEJA QUEM EXECUTA, e que só EXECUTA QUEM PLANEJA. Isto não são meras palavras.É uma concepção de planejamento, nela se enxerga os sujeitos do planejamento, sejam gerentes, chefes, supervisores, técnicos, educadores, estagiários, operários, funcionários de apoio, serventes, etc), como os próprios sujeitos da execução e gestão das tarefas apontadas pelo mapa de ações operativas.
Os sujeitos do planejamento são os sujeitos da execução. Cada ação planejada e executada possibilita testa a viabilidade da execução completa do que foi planejado estratégicamente. A não execução geram descontinuidade, desorganização, frustração e o consequente retorno ao improviso e à “política de bombeiro”(apagar incêndios), ou da “ tática da maré” (vai para onde o vento leva).

Os ATORES do planejamento devem ter GOVERNABILIDADE e VONTADE POLÍTICA, isto é, VONTADE e ENGAJAMENTO para desenvolvimento das ações.

3) - CARGA HORÁRIA E LOCAL:
Uma boa reflexão coletiva e um bom planejamento estratégico deve ter, no mínimo, 16 horas de trabalho, isto é, 08 horas de trabalho em dois dias consecutivos, em local que permita concentração, pontualidade, conforto físico, relacionamento coletivo(atividade cultural, lazer, jogos, bate papo, cantoria, etc.)
Um local reservado e afastado dos afazeres profissionais e pessoas do cotidiano.

4) – INFRA ESTRUTURA E RECURSOS DIDÁTICOS
Definição dos recursos materiais e da infraestrutura necessária ao planejamento

5) O PLANEJAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO/CONSELHO – 08 HORAS/AULAS

- Oficina de planejamento
Helder Molina
Assessoria em Formação e Planejamento
heldermolina@ig.com.br- 2509 6333 – 97694933

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